Índice
- Como funciona o compliance bancário
- Aplicações e diferenciais da Neoway para o compliance bancário
O compliance bancário é um conjunto de ações voltadas para garantir a conformidade de instituições financeiras em relação à legislação, normas reguladoras e também suas próprias políticas internas.
Com isso, o que se busca é prevenir e, quando isso não for possível, identificar e combater práticas ilegais e irregulares. O objetivo é mitigar riscos e evitar sanções para, assim, preservar o patrimônio e resguardar a reputação da empresa junto ao mercado (investidores, parceiros e clientes).
Para além desses ganhos, nos últimos anos, o compliance (inclusive o bancário) tornou-se uma demanda muito forte, seja do próprio ambiente regulatório – como a Lei Anticorrupção, de 2013 –, seja dos stakeholders.
Afinal, manter-se em conformidade é, mais do que uma boa prática de governança, uma forma de se destacar no mercado e projetar um crescimento mais sustentável, gerando efeitos positivos para a empresa e o mercado.
Como funciona o compliance bancário
Como vimos, o compliance bancário busca a prevenção e o combate a práticas que infrinjam a lei e normas às quais a empresa está exposta. É claro que o objetivo maior é a prevenção, isto é, maximizar os esforços para que esse tipo de ilegalidade sequer ocorra.
Para que isso seja possível, é preciso mapear riscos, identificar possíveis brechas, fortalecer os pontos fracos e transformar a cultura organizacional, focando na ética e na transparência em todas as rotinas, processos e relações que ocorrem na instituição financeira. Isso envolve todos colaboradores, até mesmo – e principalmente – a alta gestão.
Também entram em ação ferramentas já conhecidas de compliance, como a elaboração do código de conduta e a criação de canais de denúncia anônima (hotlines). Nem sempre, porém, prevenir más condutas é possível. Nesse caso, o compliance bancário trabalha com mecanismos de controle e resposta às ilicitudes.
Isso passa diretamente por um setor dedicado à integridade, que deve contar com profissionais dedicados ao monitoramento constante das atividades, das transações e seu alinhamento com as normas previstas no programa de compliance da empresa.
A realização de treinamentos é outro fator imprescindível. A capacitação dos colaboradores torna possível fixar as regras estabelecidas. Mais do que isso: capacitar as pessoas é importante para que elas não incorram em atividades irregulares e saibam identificar e agir quando se depararem com red flags.
A partir da identificação de qualquer irregularidade ou do recebimento de denúncias, é preciso iniciar uma investigação. Caso seja confirmado o cometimento de práticas que atentem contra a lei e/ou as normas da empresa, deve-se dar uma resposta de acordo com o que está previsto no código de conduta.
Além disso, o compliance bancário usa de muitas das ferramentas que são aplicadas para garantir a conformidade e a integridade de outras áreas, inclusive práticas de governança corporativa. O que o diferencia é o foco maior em ilegalidades de ordem financeira, entre elas:
- Evasão de divisas;
- Fraudes;
- Lavagem de dinheiro;
- Sonegação de impostos;
- Violação de dados.
E para que esse trabalho ocorra com máxima eficiência, é importante que os profissionais do compliance bancário contem com soluções tecnológicas que os auxiliem.
Existem muitas ferramentas que permitem fazer checagens e monitoramentos de riscos (de pessoas, de transações etc) de forma automática. Isso traz mais precisão, agilidade e segurança para a identificação de riscos e ameaças.
Aplicações e diferenciais da Neoway para o compliance bancário
A Neoway oferece soluções de Risk & Compliance completas para fazer a diligência de empresas e pessoas para garantir a conformidade em todos os processos.
Do onboarding de novos clientes e funcionários à gestão de fornecedores, passando pela análise reputacional e de conflitos de interesses, as ferramentas trazem mais segurança e agilidade ao setor de compliance, inclusive bancário.
Entre as principais funcionalidades, destacamos:
- Coleta de informações: permite centralizar dados internos e de fontes externas, com a possibilidade de combinar critérios para descartar informações duplicadas;
- Análise detalhada: possibilita identificar ligações societárias, vínculos com listas restritivas (nacionais e internacionais), além dos ativos tangíveis e intangíveis de pessoas e empresas. Também facilita a análise de red flags e a verificação da reputação de terceiros.
- Monitoramento contínuo: envia alertas automaticamente no caso de comportamentos atípicos, facilitando a prevenção e a resposta contra fraudes e outros riscos.
- Arquivamento de histórico: armazena as evidências e informações previamente coletadas no dossiê de compliance, ajudando a empresa a manter-se em conformidade.
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