Dossiê de compliance: o que é e como fazer

SCROLL DOWN

Em um mercado em que o compliance ganha força e se consolida como prática indispensável para quem deseja fazer novos negócios, as empresas devem buscar formas não apenas para garantir a conformidade em seus processos, mas também para assegurar que as organizações e pessoas com quem fecha parcerias sejam igualmente idôneas.

Nesse sentido, o dossiê de compliance é um recurso importantíssimo, que ajuda a proteger a reputação da empresa e a protege de riscos que podem comprometer suas operações.

O que é dossiê de compliance?

Infográfico: O que é dossiê de compliance?

O dossiê de compliance é um documento que traz informações para auxiliar a empresa a conhecer determinada pessoa, processo, ou organização com o objetivo de facilitar as análises de risco e reduzir possíveis ameaças às suas operações.

Esse relatório deve conter todo o tipo de dados que sejam relevantes para o compliance da empresa, trazendo uma série de indicadores para auxiliar o time de conformidade a verificar e analisar as informações coletadas.

Isso inclui informações financeiras, tributárias, trabalhistas, ambientais, sociais, entre outros elementos que possam indicar possíveis riscos (reputacionais, financeiros etc.) que o foco da investigação representa.

Por que as empresas devem fazê-lo?

Infográfico: Benefícios dossiê de compliance

O dossiê de compliance consegue retratar fielmente o histórico de uma pessoa ou organização, evitando com que a empresa entre em contato com situações potencialmente prejudiciais, sobretudo no que se refere ao cometimento de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro.

Ao mesmo tempo, ajuda a identificar pessoas físicas e jurídicas de vida idônea e com as quais vale a pena reforçar os vínculos e criar uma relação mais sólida e saudável.

Com isso, o documento embasa o processo de tomada de decisões dentro da empresa, contribuindo para os processos de Due Diligence e background check e permitindo que ela possa realizar negócios de forma mais segura.

E isso vale para todas as relações da organização. Não à toa, o dossiê de compliance é parte essencial das principais políticas de compliance, como Know Your Customer (KYC), Know Your Partner (KYP), Know You Employee (KYE) e Know Your Supplier (KYS).

Como a solução Neoway Compliance pode ajudar?

Produzir um dossiê de compliance é algo vital para as empresas. Porém, devido à grande quantidade de informações e de fontes de dados que devem ser consultadas, esse é um trabalho que pode muito facilmente se tornar demorado e oneroso.

Afinal, a busca por essas informações deve se dar em diferentes bases de dados, como Receita Federal, Serasa, SPC, IBAMA, além de listas restritivas e outros órgãos reguladores. E isso pode levar bastante tempo, o que não combina com a dinamicidade do mercado atual, podendo levar à perda de negócios e clientes.

Portanto, é impensável fazer um dossiê de compliance sem contar com a ajuda de tecnologias que automatizem a coleta e a organização dos dados a serem coletados e garantam mais agilidade a esse processo, incluindo a geração de relatórios.

Ferramentas como o Neoway Compliance permitem a realização de diligência prévia completa, além da gestão de compliance, análise e prevenção de riscos.

Baseado em tecnologias como o Big Data, essas soluções facilitam a consulta sobre os públicos de interesse da empresa, ajudando a encontrar informações jurídicas e reputacionais sobre empresas e pessoas de todo o Brasil.

Assim, é possível aperfeiçoar o onboarding de clientes, identificar conflitos de interesse e fazer análise de reputação e crédito, além de mapear Pessoas Politicamente Expostas (PEP) e riscos em redes de relacionamentos.

Conte com as tecnologias necessárias para fazer análises de compliance rápidas, completas e seguras. Conheça as soluções de Risk & Compliance da Neoway e potencialize suas estratégias!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura