Desafios e oportunidades para bancos na era digital

SCROLL DOWN

Índice

  • Os desafios dos bancos na era digital
  • Quais são as tecnologias utilizadas pelos bancos na era digital?
  • Qual é o futuro dos bancos digitais?

Afinal, o que esperar dos bancos na era digital? Essa é uma pergunta cuja resposta é incerta. Novas tecnologias emergem a todo momento, remodelando até mesmo os sistemas mais tradicionais, como o setor financeiro. 

Por outro lado, os hábitos e costumes dos clientes também se reinventam. Com a inovação, suas necessidades são restabelecidas, assim como seus desejos e comportamentos. 

Dispositivos móveis, transações imediatas, super apps, criptomoedas, Inteligência Artificial, blockchain, métodos de pagamento, fintechs, carteiras digitais, biometria, beyond banking, cibersegurança. Com a transformação digital, o que esperar do amanhã?

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

Os desafios dos bancos na era digital

Os serviços bancários são essenciais para a sociedade. Disso ninguém duvida. É exatamente por essa razão que a tecnologia impacta os bancos na era digital de maneira instantânea. Em um setor importante para a economia global, as mudanças chegam muito depressa. A pesquisa “The Future of Digital Banking” (KPMG) afirma que “a indústria bancária verá mais mudanças na próxima década do que nos últimos 100 anos”. 

Mas, com tantas ferramentas e demandas de um público cada vez mais exigente, como se destacar? É aí que se inicia a corrida pela digitalização, na qual elevam-se novas soluções, modelos de negócio e uma dura concorrência para instituições tradicionais. 

Este é o primeiro desafio dos bancos atualmente: adaptação. Afinal, a cada dia que passa, os nativos digitais iniciam suas jornadas no universo das finanças. As instituições que não investem em soluções para seus problemas correm o risco de ficar para trás. 

Essa tendência começa nos recursos humanos internos. Em 2025, 27% da força de trabalho pertencerá à geração Z, pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e 2010 (EY, 2023). Uma geração que valoriza diversidade, transparência, experiências pessoais, flexibilidade e saúde acima de valores financeiros. 

O público também preza por diferentes princípios. A começar pela segurança. Em uma era envolta em dados, a proteção de suas informações pessoais torna-se um dos mais importantes ativos para os bancos. 

Dados que devem ser armazenados e utilizados com responsabilidade e inteligência. Tecnologias como o aprendizado de máquina tendem a se tornar prioridade para entender os clientes, se adaptar às suas reivindicações e manter sua privacidade. 

Leia mais: Compliance bancário: o que é e qual a sua importância?

Outro ponto de atenção é a regulamentação. No banco do futuro, as preocupações com questões relacionadas à conformidade e à gestão de risco são atualizadas recorrentemente, dado o fato de que as agências reguladoras criam novas normas na medida em que surge a necessidade. 

Assim como a identificação e o controle de fraude. Sistemas que combatem atividades ilícitas são essenciais para atrair e manter clientes, manter as contas da instituição em dia, realizar onboarding digital e evitar danos reputacionais, jurídicos e fiscais. 

É impossível deixar de citar, também, a atualização do modelo de negócios. Os aplicativos bancários abarcam cada vez mais serviços e modificam suas estruturas internas em busca de fontes de receita inéditas. 

Quais são as tecnologias utilizadas pelos bancos na era digital?

Os impactos da tecnologia nos bancos da era digital podem ser observados tanto nas rotinas internas das instituições financeiras quanto no cotidiano de seus clientes, por meio de serviços personalizados, uso inteligente de dados e integração com outras plataformas. A seguir, conheça algumas das inovações que estão revolucionando a área. 

Inteligência artificial e aprendizado de máquina

Cada vez mais tarefas que exigiam a interferência humana são realizadas por máquinas que aprendem de maneira automática. Isso inclui setores como compliance, diligência prévia, gestão de riscos, prevenção de fraudes, marketing, vendas e gestão de crédito.  

Internet das coisas

Outra tendência que ganha cada vez mais espaço na vida dos consumidores são os objetos inteligentes. Dispositivos móveis, tecnologias vestíveis, smart homes, carros com wi-fi integrado e assistentes virtuais modificam o comportamento das pessoas, ao que o setor bancário precisa se adaptar. 

5G

A velocidade das conexões à internet aumenta gradualmente. Com isso, os serviços bancários precisam entregar respostas mais ágeis. 

Blockchain

Com o desenvolvimento da tecnologia blockchain, atividades voltadas ao criptomercado e à tokenização de ativos tornam-se cada vez mais presentes nas organizações financeiras e utilizadas como investimento e moeda pelos clientes. 

Biometria

Em busca de segurança para os usuários, a biometria se firma como uma forte concorrente para substituir senhas e códigos na validação de identidade. Alguns exemplos são as de reconhecimento facial, impressão digital, retina, voz, padrões de digitação e assinatura.

Qual é o futuro dos bancos digitais?

Não restam dúvidas de que os bancos ainda passarão por intensas mudanças na era digital. Há ainda muitos caminhos a serem explorados, como a realidade virtual e a realidade aumentada, a computação quântica para processamento de dados, arquitetura de nuvem híbrida e robótica.

Quer implementar um processo de onboarding completo e seguro em sua empresa ou instituição financeira? Fale com um de nossos especialistas e conheça as soluções de Prevenção de Perdas e Fraude.

Análise Aprofundada: Como a Inteligência de Dados Redefine a Due Diligence no Mundo Empresarial

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura