Beyond Banking: entenda o disruptivo modelo de negócio para instituições financeiras

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é Beyond Banking?
  • Novas soluções com o suporte da tecnologia
  • Qual é a importância do beyond banking para o mercado?
  • Como funciona esse modelo de negócios?

O mercado financeiro tem passado por diversas mudanças e evoluído cada vez mais rápido. Enquanto isso, recursos emergem naturalmente, como open banking, blockchain, aplicativos móveis, cibersegurança e uso de inteligência artificial.

A tecnologia influencia tanto práticas relacionadas a processos como também aquelas ligadas aos serviços. Assim surgiram os beyond bankings, iniciativa que visa expandir o campo de atuação dos bancos e, ao mesmo tempo, gerar praticidade aos consumidores. 

Se você deseja saber mais sobre esse modelo de negócio disruptivo, chegou ao lugar certo. Neste artigo, saiba o que é e como funciona um beyond banking.

O que é Beyond Banking?

Infográfico apresenta exemplos de Beyond Banking aplicados a instituições financeiras: Itaú, Banco do Brasil e Nubank.

Beyond banking é um modelo de negócio no qual os bancos oferecem produtos e serviços que vão além do setor financeiro tradicional. Em uma tradução livre significa “além do setor bancário”, aludindo à gama de soluções que ultrapassam os limites das responsabilidades atribuídas aos bancos tradicionais. 

Embora existam casos em que uma instituição elabora novos braços comerciais para tais recursos, é comum que sejam estabelecidas parcerias com outras empresas. 

Esse tipo de relação amplia o leque de geração de receita dos bancos e traz benefícios à organização parceira, que passa a ter acesso aos clientes originais. Para o consumidor, representa praticidade na contratação e organização pessoal, já que pode gerenciar vários serviços e produtos em um só ambiente (aplicativo móvel ou internet banking).

Novas soluções com o suporte da tecnologia

Algumas práticas são consideradas tradicionais nos serviços oferecidos por bancos. Por exemplo, depósitos, saques, empréstimos, linhas de crédito, transferência e pagamento. Além, claro, de sua função principal: a estocagem do dinheiro.  

A ideia do beyond banking vai além, oferecendo novos recursos ou servindo como intermediário para contratação de serviços ou compra de produtos diferentes. 

O setor é alimentado pela tecnologia, e novas soluções surgem frequentemente. Como exemplo temos fintechs que oferecem opções de câmbio, consultoria de investimentos automatizada, seguros, carteiras digitais, programas de fidelização, criptomoedas e cashback. 

Mas não para por aí. O conceito também abrange serviços voltados a setores anteriormente desassociados dos bancos, como e-commerce, entretenimento, saúde, turismo, educação e alimentação. 

O Banco do Brasil é uma das instituições alçadas nesse novo modelo de negócio. “Observamos três grandes oportunidades: fonte nova de receita, informação e geração de dados e procura do cliente por conveniência”, disse Pedro Bramont, diretor de negócios digitais e open finance do BB, à Mercado & Consumo (2023).

A instituição criou um fundo de corporate venture capital para investir em startups. Em 2022, tornou-se um multibanco por meio do “agregador financeiro mais completo do Brasil”.

Outro exemplo que se tornou popular foi idealizado pelo Itaú, que criou o Player’s Bank, focado no público de jogos digitais. Ao contratar esse serviço de conta bancária, o jogador tem acesso a benefícios personalizados, como descontos em produtos e acessórios eletrônicos. Além disso, esses usuários podem realizar atendimento diretamente pelo Discord, uma das plataformas de comunicação mais populares entre o público gamer.

Mas, talvez, o maior destaque nacional seja o Nubank, banco digital que oferece uma vasta gama de produtos e serviços disponibilizados por terceiros. 

Por meio de parcerias com grandes varejistas do comércio eletrônico, como Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, Netshoes e Centauro, criou um marketplace interno no aplicativo. Somam-se a elas destaques no ramo de serviços, como Airbnb, iFood, Uber, Tinder e Buser.  

Qual é a importância do beyond banking para o mercado?

Esse modelo de negócio aumenta a competitividade de mercado e estimula a criação de novas ferramentas tecnológicas para melhorar o atendimento e a versatilidade das instituições. 

Tendências como o open banking e o beyond banking apontam que, em vez de se aterem às tradicionais soluções bancárias, as instituições financeiras comporão, cada vez mais, um único ecossistema no qual as portas se abrem para inovação em inúmeros outros setores. 

Como funciona esse modelo de negócios?

Homem negro utilizando um tablet para pesquisar sobre beyond banking.

O mais comum é por meio de APIs (Application Programming Interface), protocolos que permitem a integração de softwares. Na prática, o usuário pode realizar transações com as empresas parceiras dentro do ambiente digital do próprio banco, dispensando a necessidade de acesso a outras plataformas. 

Internamente (ou seja, entre as empresas), há diferentes métodos de negociação, como divisão de lucros ou comissionamento, a depender dos itens descritos no contrato.

De fato, a proposta de encontrar tudo em um só local parece agradar ao público final. Em 2021, a consultoria Arthur D. Little divulgou um relatório que constatou que 61% dos clientes se sentiam prontos para migrar para beyond bankings como banco primário. A pesquisa foi realizada nos Emirados Árabes, país pioneiro na questão. 

Fale com nossos especialistas e saiba como solucionamos os desafios tecnológicos das principais instituições financeiras do Brasil.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura