Entenda como o screening de stakeholders combate perdas nas empresas e conheça ferramentas

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Índice

  • O que é screening de stakeholders?
  • Quais são as etapas de análise de stakeholders?
  • A importância do screening de stakeholders na prevenção de perdas nas empresas
  • Como funciona um mapa de stakeholders?
  • Quais são as ferramentas para análise de stakeholders?

Stakeholders são todas as pessoas, empresas ou instituições que têm algum tipo de interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou organização.

Vindo do inglês stake (interesse) e holder (aquele que possui algo), o termo stakeholders diz respeito, portanto, aos grupos ou públicos de interesse de uma empresa.

No contexto de compliance, os stakeholders são os funcionários, fornecedores, clientes e outros parceiros de negócios. Eles precisam ser analisados para garantir que não tragam riscos inerentes para a companhia.

Esses riscos podem acontecer quando um stakeholder é também Pessoa Politicamente Exposta (PEP), por exemplo, ou quando um funcionário possui uma relação de conflito de interesses com um fornecedor.

Por meio do screening de stakeholders, as empresas conseguem prevenir e se proteger de riscos diversos, inclusive fraudes. Veja neste artigo.

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O que é screening de stakeholders?

Screening de stakeholders (em português, análise de stakeholders) é o processo de conhecimento completo e o mais abrangente possível de todos os stakeholders envolvidos com uma empresa, dentre os quais:

  • acionistas;
  • colaboradores;
  • diretores;
  • gerentes;
  • gestores;
  • proprietários;
  • sócios;
  • clientes;
  • comunidades locais;
  • concorrentes;
  • credores;
  • estado;
  • fornecedores;
  • grupos ativistas;
  • investidores;
  • meio ambiente;
  • mídia;
  • ONGs;
  • público em geral;
  • sindicatos.

Um dos principais objetivos da análise de stakeholders é o mapeamento de riscos de uma empresa.

“A Análise dos Stakeholders é um processo sistemático de coleta e análise de informação sobre os interesses, objetivos e preferências dos interessados para se mapear os riscos e as necessidades de comunicação do projeto.”

A definição acima é do economista Fernando C Barbi, autor do site GestãodeProjeto.info, em texto replicado em um documento voltado para lideranças do FGTS.

Essa análise pode englobar, entre outros enfoques:

  • identificação dos stakeholders;
  • levantamento de seus interesses e expectativas;
  • compreensão de sua influência;
  • qualidade das decisões, envolvimento, transparência e diversidade de valores dos stakeholders;
  • monitoramento contínuo dos stakeholders.

Quais são as etapas de análise de stakeholders?

Listar as partes interessadas

O pontapé inicial para a identificação dos stakeholders pode ser dado em uma reunião de brainstorming para que sejam listadas todas as possíveis partes interessadas na empresa ou em um projeto em específico.

Nesta fase, não importa o nível de interesse ou o poder de influência de cada stakeholder; o importante é listar os diferentes grupos para que se possa ter uma visão mais ampla de como eles são afetados pela empresa.

Leia mais: Como o EKYC promove o monitoramento digital de clientes

O ideal é contar com dados concretos, que podem ser obtidos por meio de pesquisas de mercado, benchmarking da concorrência e relacionamento com os clientes

Entender os interesses dos stakeholders

Uma vez que a lista de stakeholders estiver formada, é preciso compreender quais são os interesses de cada um desses grupos em relação à empresa ou ao projeto que está sendo desenvolvido.

Muitos stakeholders podem ter interesses e expectativas que vão de encontro com os objetivos da empresa ou que podem prejudicá-la.

Por isso, nesta etapa, é importante considerar também os aspectos negativos. Esse exercício é importante para que a empresa possa identificar quem são seus stakeholders-chave e como tratá-los para que possa atingir seus objetivos.

Determinar o grau de influência de cada stakeholder

Nesta etapa, a empresa já sabe quem são e o que querem seus stakeholders, agora é preciso definir o grau de influência de cada um deles sobre o projeto ou sobre a própria organização.

Quando se fala em influência, trata-se da capacidade de cada stakeholder em impactar no avanço, no atraso ou até mesmo na paralisação de um projeto.

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É necessário classificá-los não apenas em relação à sua influência, mas também no que se refere ao seu impacto, seus interesses e sua susceptibilidade. Ao fazer isso, a empresa tem mais claro como deve dar a devida atenção a cada um desses grupos e entende quem precisa priorizar.

Classificar os stakeholders por ordem de importância

Definido o grau de influência dos stakeholders, a empresa deve aprofundar essa análise e classificá-los de acordo com a importância que eles têm dentro de cada projeto. Isso pode ser feito, por exemplo, por um sistema de pontuação.

Essa etapa é importante para que a organização possa desenvolver um plano de ação voltado para cada uma das partes interessadas, definir a forma como vai se comunicar com os stakeholders, como pretende obter seu apoio, quais riscos eles podem trazer e como mitigá-los, qual é a melhor forma para resolver conflitos, entre outros.

A importância do screening de stakeholders na prevenção de perdas nas empresas

A análise de stakeholders pode ser fundamental para identificar ameaças e oportunidades. Abaixo, listamos os três principais motivos pelos quais uma empresa deve monitorar seus stakeholders e ser capaz de identificar os riscos no screening de stakeholders.

1. Evita impactos negativos na empresa

O monitoramento desses stakeholders permite estabelecer um diálogo positivo com as diferentes partes interessadas, inclusive externas, mas, principalmente, torna possível a manutenção das estratégias de compliance.

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Isso evita problemas que podem trazer consequências negativas como danos à imagem, perdas financeiras e implicações legais à organização.

2. Mitiga riscos

Ao manter um monitoramento contínuo de stakeholders a organização consegue evitar, com maior antecedência, possíveis riscos, sejam eles jurídicos, financeiros ou institucionais.

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Nesse sentido, é preciso buscar estratégias e soluções que permitam monitorar e acompanhar possíveis alterações de perfis dos stakeholders, como a inclusão em listas negativas, de pessoas expostas politicamente, mudanças de quadro societário, de atividade fim, entre outros. Tudo isso para evitar riscos desnecessários.

3. Aumenta a proatividade e as chances de sucesso

O monitoramento de stakeholders permite identificar com mais clareza como as diferentes partes são influenciadas e influenciam a estabilidade dos negócios.

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Ao monitorar os stakeholders, a empresa garante um ambiente em que prevalecem a transparência e o bom relacionamento entre os diferentes grupos de interesse, ampliando a eficiência das suas estratégias de compliance e mitigação de riscos, que, por consequência, permitem uma maior produtividade e competitividade do negócio.

Como funciona um mapa de stakeholders?

Um mapa de stakeholders nada mais é que uma ferramenta gráfica (pode ser uma planilha ou um infográfico, por exemplo) categorizando os stakeholders de acordo com a análise feita, ou seja, levando em conta:

  • quem é cada um deles; 
  • qual é seu grau de influência; 
  • qual é seu contato com a empresa; 
  • se sua atitude é positiva ou negativa; 
  • qual interesse ele tem no projeto ou negócio; 
  • e o que você pretende fazer com ele (por exemplo: investir em comunicação, tentar minimizar conflitos, manter informado, manter próximo, manter satisfeito, apenas monitorar, entre outros).

Uma boa ferramenta de screening de stakeholders consegue fornecer esse tipo de visualização a partir de dados robustos coletados em fontes confiáveis no Big Data.

Quais são as ferramentas para análise de stakeholders?

A Neoway, por meio do Watcher, permite a análise e o monitoramento contínuo de stakeholders.

Essa plataforma permite o acesso a milhões de dados sobre todas as empresas do Brasil, bem como o monitoramento de informações sobre organizações e pessoas.

Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se:

  • Monitoramento contínuo: faz o monitoramento de informações sobre empresas e sócios para garantir a segurança dos seus negócios;
  • Padronização da política de compliance: mantém os critérios de análise consistentes e permeados por toda a organização;
  • Alertas: envia alertas sempre que são detectadas ações suspeitas ou fora do comum;
  • Histórico de decisões: fornece o histórico sempre que for preciso justificar decisões e ações estratégicas;
  • Personalização: personaliza listas, dados e níveis de criticidade sem precisar programar ou pagar custos adicionais.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie na análise dos stakeholders da sua empresa, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, conheça as soluções de Risco e Compliance.

Conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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