Como os dados ajudam no relacionamento com o cliente?

SCROLL DOWN

Os dados exercem um papel importante no fortalecimento do relacionamento entre empresas e clientes. Ao observar essas informações, é possível realizar uma série de ações que privilegiam a aquisição e retenção de clientes. 

No cenário atual, a personalização de soluções de atendimento e suporte são cruciais para manter o consumidor fidelizado. Ao antever suas necessidades e preferências, gera-se a oportunidade de evitar o desgaste nas relações e até mesmo readquirir a confiança de antigos clientes. 

Se você quer saber como utilizar uma metodologia data-driven para fortalecer as relações com o cliente, continue a leitura. Neste texto, saiba quais são as principais práticas para identificar padrões de comportamento e elevar o nível das interações do negócio com os compradores. Além disso, conheça a ferramenta da Neoway que vai ajudar sua empresa a atingir esse objetivo.

Qual é a importância do relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o consumidor é fundamental para negócios, especialmente porque adquirir um novo cliente é até cinco vezes mais caro do que retê-lo. Por essa razão, a redução das taxas de churn precisam ser levadas em conta ao elaborar ações estratégicas. 

Clientes leais não apenas são divulgadores da marca, como têm um impacto direto na receita a partir da recompra. Além disso, há a propensão à realização de pedidos maiores. 

É fato que as interações ocorrem em todas as etapas da jornada do cliente em um percurso que envolve uma série de experiências com a marca, por meio de eventos, ferramentas digitais ou processos de compra. Todas elas devem ser memoráveis, claro.

Contudo, o que ocorre hoje é que muitas empresas negligenciam as atividades de fidelização e focam somente nas vendas diretas. 

Como os dados atuam na fidelização e no relacionamento com o cliente?

Os dados utilizados para a fidelização de clientes advém de diferentes fontes. Bancos de dados externos, pesquisas de mercado, ferramentas de web analytics, interações sociais e centros de pesquisa. 

Eles auxiliam na compreensão das dores e desejos dos clientes, organizando as informações e facilitando a execução de atividades que fomentam um relacionamento duradouro. A seguir, conheça algumas das estratégias de data analytics para alcançar esses objetivos.

Personalização

De nada adianta estabelecer fortes laços com o consumidor somente no pré-venda. É preciso manter uma comunicação recorrente para alcançar a fidelização. 

Nesse sentido, a elaboração de peças que facilitam a vida do comprador se revelam como um oásis. FAQs (Perguntas Frequentes), tutoriais de utilização, guias explicativos para um melhor aproveitamento do produto, notícias que envolvem a marca e até materiais para cross-sell e upsell são poderosos aliados nessa tarefa.

Essa é uma boa maneira de mostrar aos seus clientes que você se preocupa com ele e estreitar ainda mais as relações comerciais. 

Análise preditiva

A análise preditiva de dados permite um melhor entendimento de padrões comportamentais de clientes. Problemas e dores enfrentados recorrentemente são alertas de que podem voltar a acontecer. 

A boa notícia é que é possível se precaver contra potenciais embaraços. Em vez de aguardar que as falhas ocorram, por que não agir proativamente para evitá-las? 

Embora esse tipo de ação seja mais comum no fornecimento de soluções tecnológicas, nas quais os ajustes são imediatos, podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio. Os clientes agradecem.

Segmentação de mercado

Um bom uso de dados permite segmentar perfis de clientes com características semelhantes. Assim, campanhas personalizadas podem ser implementadas, ajustando a comunicação para diferentes grupos. 

Um bom exemplo disso ocorre no email marketing. Ao desenvolver listas baseadas em interesses, problemas ou até mesmo produtos adquiridos, é possível entregar mensagens customizadas que dialoguem diretamente com bases de usuários específicas.

Integração de bases de dados e sistemas de CRM

A coleta de informações realizada de maneira interna se apresenta como uma solução prática para a compreensão da jornada do cliente. Normalmente, são agregadas em sistemas de CRM (Customer Relationship Management). Porém, as bases de dados externas têm muito a acrescentar nessa equação. 

Ferramentas com amplas bases de dados, como a inteligência comercial da Neoway, oferecem um vasto acesso a informações para pessoas físicas e jurídicas, o que pode ser um diferencial para fidelizar clientes. Outro fator que contribui para tal é a sua atualização constante, o que possibilita uma base higienizada.

Ao integrar os dados internos e externos, abre-se um novo leque de oportunidades para engajar os clientes. 

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade (ou programas de recompensa) atuam na manutenção da satisfação do cliente e auxiliam no branding da empresa.

Os dados permitem sua implementação, identificando, por exemplo, a proximidade de cancelamento de um serviço. Por meio de uma previsão inteligente, são elaboradas ações de reengajamento, oferecendo descontos e promoções que estimulam a continuidade do contrato. 

O mesmo pode ser aplicado no setor de produtos, por meio do acúmulo de pontos que proporcionam novas oportunidades de negócios com a companhia. 

Como usar o CRM de forma estratégica com a Neoway?

A plataforma da Neoway possui duas soluções práticas voltadas a negócios B2B, nas quais são agregadas informações de pessoas jurídicas, como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários etc.; e negócios B2C com dados relacionados a pessoas físicas, como idade, localização, renda estimada, profissão e histórico funcional.

Como os dados são atualizados em tempo real e há integração com as ferramentas de CRM, há a garantia de que as ações de marketing e vendas terão maior eficiência.

Se você deseja contar com uma base de dados sólida, atualizada em tempo real, conheça as soluções de Sales e Marketing da Neoway. Oferecemos soluções de dados para negócios em B2B e B2C que auxiliam na captação de novos clientes e sua posterior fidelização. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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