Como o EKYC promove o monitoramento digital de clientes

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é EKYC?
  • EKYC vs KYC
  • Benefícios do EKYC
  • Qual é a importância do EKYC para instituições financeiras?
  • Como os dados atuam no EKYC?
  • Exemplos de softwares de EKYC

Se o KYC é fundamental para todas as empresas, que devem se atentar para as políticas e normas de compliance para prevenir riscos dos mais variados, no setor financeiro, trata-se de uma prática essencial. 

E, com a tecnologia sendo utilizada para tornar os processos de fraude cada vez mais complexos, atuar de forma contínua e também remota, por meio do EKYC, passa a ser indispensável.

Neste artigo, vamos mostrar os diferenciais do EKYC em relação ao KYC tradicional, e como os dados auxiliam nesse processo, que torna possível evitar fraudes identificando o perfil dos fraudadores.

Baixe agora o e-book Panorama de Fraudes para saber como blindar sua empresa e não fazer parte da estatística.

O que é EKYC?

Todo setor de compliance das empresas já está familiarizado com a sigla KYC, que vem do inglês Know Your Customer, ou “conheça seu cliente”, na tradução.

A sigla EKYC adiciona a letra E, de “eletrônico” ao conceito. Ou seja, significa “conheça seu cliente” feito de forma eletrônica.

Trata-se de uma alternativa ao processo de verificação de documentos físicos dos clientes, feita de forma totalmente eletrônica, ou digital.

EKYC vs KYC

  • KYC: é a política Know Your Customer, ou “conheça seu cliente”, que é um conjunto de estratégias utilizado por empresas para reunir o maior número possível de informações sobre os consumidores, de modo a garantir que eles são quem dizem ser, prevenir riscos, ajudar na detecção de fraudes e atender à legislação contra lavagem de dinheiro (AML) e outras atividades ilegais.
  • EKYC: é a mesma estratégia de verificação da identidade e de todos os dados concernentes aos clientes de uma empresa, mas coletada de forma totalmente eletrônica ou digital.

O EKYC é uma evolução natural do KYC, diante das mudanças tecnológicas que surgiram e que permitiram dar maior segurança a esse processo de checagem de dados.

As tecnologias existentes hoje permitem fazer o KYC de um jeito não só mais confiável e em grande escala, mas também mais ágil, o que atende a uma demanda dos próprios clientes.

Benefícios do EKYC

Podemos citar quatro principais vantagens de usar a estratégia EKYC:

  1. É um processo mais rápido e simples, pois, ao usar sistemas automatizados, consegue concluir em poucos minutos ou horas o que um KYC tradicional faz em dias ou semanas.
  2. Ajuda as empresas, especialmente as instituições financeiras, a economizarem tempo e dinheiro em seus processos de onboarding e de compliance.
  3. Oferece aos clientes uma experiência mais simples e ágil, também poupando seu tempo.
  4. As verificações online e em tempo real maximizam os esforços de monitoramento dos clientes, reduzindo ainda mais os riscos e perdas e superando os patamares exigidos por lei para prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro.

Qual é a importância do EKYC para instituições financeiras?

Dois homens e uma mulher reunidos em um escritório ilustram conteúdo sobre EKYC e monitoramento de clientes digitalmente.

Empresas de todos os portes e segmentos estão expostas a riscos, mas essa realidade é ainda mais dura para as instituições financeiras. Nesse sentido, uma organização que cumpre à risca os preceitos do EKYC reduz – ou até mesmo elimina – os riscos relacionados a fraudes e transações ilícitas.

Importante lembrar que essas ameaças não apenas colocam em risco as operações da instituição – justamente por não permitir o compliance pleno –, mas também podem ferir a imagem do negócio junto ao seu público e ao mercado. 

Por isso, contar com processos que ajudem a prevenir – e não apenas mitigar – riscos é fundamental. Com as estratégias de Know Your Customer eletrônico, a instituição financeira consegue estruturar formas para monitorar transações e acompanhar o cadastro de clientes, cruzando dados e criando padrões que servirão como base para situações futuras.

Leia mais: Verificação KYC: como detectar fraudes desde o onboarding

Essas estratégias devem ser adotadas pelos setores que atuam no combate a fraudes e lavagem de dinheiro – de preferência com uma abordagem unificada, conhecida como FRAML – para se tornarem mais eficazes.

É importante dizer ainda que as instituições financeiras precisam adotar boas práticas de EKYC inclusive para cumprirem as normas e a legislação vigente no país.

Desde 2019, a necessidade de um detalhamento mais aprofundado das rotinas de Know Your Customer tornou-se ainda mais importante, uma vez que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou as normas de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro (AML) e financiamento ao terrorismo (PLDFT) naquele ano, por meio da resolução 617. 

Mais tarde, com a norma CVM 50, a importância do KYC no compliance contra a lavagem de dinheiro ficou ainda mais robusta.

Essas normas dizem respeito, justamente, à forma como o KYC deve ser realizado pelas instituições financeiras, garantindo a prevenção contra crimes de lavagem de dinheiro.

Como os dados atuam no EKYC?

Os dados permeiam alguns dos métodos e tecnologias usadas no EKYC, e são essenciais para seu pleno funcionamento e segurança:

  • dados biométricos, como reconhecimento facial ou de voz;
  • reconhecimento de documentos;
  • autenticação de dois fatores ou multifator;
  • senhas de uso único;
  • fontes de dados confiáveis, baseadas em registros oficiais, por exemplo.

A tecnologia é uma aliada essencial no EKYC, ao conferir agilidade e maior segurança e precisão na tarefa de analisar os dados durante a diligência prévia sobre aqueles clientes.

Nesse sentido, três frentes contribuem especialmente para isso:

  1. O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados. Com ele, em poucos segundos, é possível realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.
  2. Machine Learning e Inteligência Artificial: grandes instituições financeiras estão utilizando o Machine Learning – aprendizado de máquina – para processos de EKYC e combate a fraudes e crimes financeiros. Baseada em Inteligência Artificial, essa tecnologia permite desde a integração e monitoramento de clientes até a investigação de fraudes, servindo também para dar suporte às pesquisas em diferentes fontes de dados.
  3. As APIs permitem a integração de dados diretamente nas plataformas que as empresas utilizam, ajudando o time de compliance na tomada de decisões mais adequadas para os potenciais riscos.

Exemplos de softwares de EKYC

A Neoway possui quatro soluções de Prevenção a Perdas para EKYC que unem todas essas tecnologias.

  • Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: possibilita acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.
  • Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas, para agir de forma rápida, evitando riscos reputacionais e legais e reputacionais.
  • Neoway Lawsuits: cria relatórios mais completos de diligência e de gestão de riscos com a maior base de processos do Brasil.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra crimes financeiros, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie no EKYC da sua instituição financeira, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, conheça a Neoway Fraud Prevention.

Identifique o nível de exposição da sua empresa a riscos de compliance em menos tempo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura