Sobre o que você quer saber mais?

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

KYC onboarding ajuda a prevenir e combater a lavagem de dinheiro em instituições financeiras

SCROLL DOWN

Índice

  • Como funciona o KYC durante o onboarding de clientes de instituições financeiras?
  • Como KYC onboarding se relaciona com os setores de AML e antifraude?
  • O que é o conceito de onboarding perpétuo (ou onboarding contínuo)?
  • Como o KYC onboarding promove o AML compliance?
  • Como a tecnologia atua na diligência prévia no onboarding digital de clientes?

Conhecer bem seu cliente é uma prerrogativa fundamental para todas as empresas, e por diversos motivos, como:

  • quanto mais uma organização conhece o público que atende, mais ela tem condições de oferecer produtos ou serviços que mantenha esse público fiel a ela;
  • quanto mais informações e dados atualizados uma instituição possui de seus clientes, menores os riscos de ela ser vítima de práticas maliciosas, como fraudes ou lavagem de dinheiro.

Em inglês, o conjunto de estratégias voltado para conhecer melhor os clientes é chamado de Know Your Customer, com a sigla KYC. Trata-se de uma das práticas mais importantes do universo do compliance, especialmente no setor financeiro.

Este artigo vai demonstrar como o KYC pode ser usado no onboarding de clientes e como a tecnologia facilita esse processo. 

Baixe agora o seu Checklist para Onboard Digital e garanta boas práticas de compliance em seus processos.

Como funciona o KYC durante o onboarding de clientes de instituições financeiras?

Onboarding de clientes é a etapa inicial do processo de contato de um cliente com uma empresa, que começa logo após o fechamento de um negócio. Ou seja, é a integração de um cliente à empresa.

No caso das instituições financeiras, trata-se de uma etapa especialmente importante, tanto em termos de prevenção de riscos quanto de satisfação do cliente. Um estudo de mercado com bancos digitais mostrou que pessoas que avaliaram o processo de cadastro com as notas 9 e 10 estavam seis vezes mais propensas a permanecerem conectadas com a instituição financeira.

Já o Know Your Customer (KYC) (“conheça seu cliente”) é um conjunto de estratégias que visam reunir informações sobre os clientes e que tem como objetivo oferecer mais segurança ao onboarding.

O KYC envolve também processos de identificação de usuários para a elaboração de políticas de aceitação para evitar fraudes e prevenir riscos, além de manter a adequação da empresa a leis e regulamentações do setor a que está inserida. 

No caso do onboarding digital em instituições financeiras, existem várias diretrizes que devem ser cumpridas, como as previstas na Lei 9.613 e na Circular do Banco Central 3.978. 

O background check é uma estratégia que auxilia no KYC, pois busca informações sobre o cliente para analisar e entender quais são os dados mais importantes para o processo e, assim, priorizá-los durante a checagem. 

Com ajuda da tecnologia, existem soluções que podem agilizar tanto o onboarding e background check combinando dados únicos para aumentar a eficiência de todo o processo.

Como KYC onboarding se relaciona com os setores de AML e antifraude?

Empresas de todos os portes e segmentos estão expostas a riscos, mas essa realidade é ainda mais dura para as instituições financeiras. 

Nesse sentido, uma organização que cumpre à risca os preceitos do KYC reduz – ou até mesmo elimina – os riscos relacionados a fraudes e transações ilícitas.

Importante lembrar que essas ameaças não apenas colocam em risco as operações da empresa – justamente por não permitir o compliance pleno –, mas também podem ferir a imagem do negócio junto ao seu público e ao mercado. 

Prevenção à Fraude no Setor Financeiro | Neoway Simplifica

Por isso, contar com processos que ajudem a prevenir – e não apenas mitigar – riscos é fundamental. Ferramentas como o Neoway Seeker permitem aumentar a eficiência nesse processo, mesmo para companhias que possuem times pequenos. Além disso, a automação reduz drasticamente os erros humanos durante as operações de risco.

Com as estratégias de Know Your Customer, a empresa consegue estruturar formas para monitorar transações e acompanhar o cadastro de clientes, cruzando dados e criando padrões que servirão como base para situações futuras.

Essas estratégias devem ser adotadas pelos setores que atuam no combate a fraudes e lavagem de dinheiro – de preferência com uma abordagem unificada, conhecida como FRAML – para se tornarem mais eficazes.

O que é o conceito de onboarding perpétuo (ou onboarding contínuo)?

Infográfico traz benefícios de um onboarding bem feito utilizando o KYC.

O onboarding contínuo diz respeito à ideia de alimentar a integração com o cliente ao longo de toda a sua jornada de relacionamento com a instituição, e não apenas no contato inicial.

Trata-se de uma estratégia de manutenção de bom relacionamento, que faça com que os clientes queiram continuar contratando os serviços daquela empresa, e também de manutenção do monitoramento, para que a empresa continue alerta para eventuais riscos decorrentes desse relacionamento.

A tecnologia é essencial para o onboarding perpétuo, porque ferramentas de inteligência que conseguem se manter atualizadas sobre os clientes que estão inseridos em seu banco de dados permitem e facilitam esse monitoramento rotineiro e contínuo – inclusive com disparo de alertas diante de comportamentos fora do padrão.

Como o KYC onboarding promove o AML compliance?

Desde 2019, a necessidade de um detalhamento mais aprofundado das rotinas de Know Your Customer tornou-se ainda mais importante, uma vez que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou as normas de prevenção a crimes de lavagem de dinheiro (AML) e financiamento ao terrorismo (PLDFT) naquele ano, por meio da resolução 617.

Mais tarde, com a norma CVM 50, a importância do KYC no compliance contra a lavagem de dinheiro ficou ainda mais robusta.

Essas normas dizem respeito, justamente, à forma como o KYC deve ser realizado pelas instituições financeiras, garantindo a prevenção contra crimes de lavagem de dinheiro. Tais como:

  • Atualização dos critérios de classificação de investidores como Pessoas Expostas Politicamente (PEP);
  • Ampliação dos sinais de alerta referentes às operações atípicas que devem ser monitoradas;
  • Apresentação de rotinas pontuais voltadas para a gestão do cadastro simplificado dos clientes classificados como investidores não residentes;
  • Elaboração periódica de avaliação interna de risco de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo;
  • Estabelecimento da Abordagem Baseada em Risco como principal instrumento de governança de PLDFT;
  • Maior detalhamento das rotinas de Know Your Customer, incluindo ações voltadas à identificação do beneficiário final.

Como a tecnologia atua na diligência prévia no onboarding digital de clientes?

A tecnologia é uma aliada essencial no onboarding digital, ao conferir agilidade e maior segurança e precisão na tarefa de analisar os dados durante a diligência prévia sobre aqueles clientes.

Nesse sentido, três frentes contribuem especialmente para isso:

  1. O Big Data Analytics, ou seja, a análise de grandes volumes de dados, que é uma opção para dar agilidade e escalar processos como KYC, onboarding digital e esteira de validação. Com ele, em poucos segundos, é possível realizar a verificação de documentos e a validação de novos usuários.
  2. Machine Learning e Inteligência Artificial: grandes instituições financeiras estão utilizando o Machine Learning – aprendizado de máquina – para automatizar processos de KYC e combater fraudes e crimes financeiros. Baseada em Inteligência Artificial, essa tecnologia permite desde a integração e monitoramento de clientes até a investigação de fraudes, servindo também para dar suporte às pesquisas em diferentes fontes de dados.
  3. As APIs permitem a integração de dados diretamente nas plataformas que as empresas utilizam, ajudando o time de compliance na tomada de decisões mais adequadas para os potenciais riscos.

A Neoway possui quatro soluções de Prevenção a Perdas para KYC que unem todas essas tecnologias.

  • Neoway Check: permite confirmar as informações de documentos de identidade de forma automatizada e rápida para dar eficiência aos processos de Know Your Customer, Onboarding Digital e outras validações.
  • Neoway Compliance: possibilita acessar dados de diversas fontes e websites sobre todas as empresas e pessoas do Brasil. E fazer diligências completas, para evitar riscos e tomar decisões rapidamente.
  • Neoway Seeker: automatiza seu onboarding e mitiga riscos com uma solução que utiliza inteligência analítica e dados únicos para prevenir perdas no seu onboarding.
  • Neoway Watcher: permite monitorar automaticamente diversos dados públicos sobre empresas e sócios e identificar problemas para agir de forma rápida, evitando riscos legais e reputacionais.

Com essas soluções, é possível prevenir as perdas em todas as frentes, evitando prejuízos decorrentes tanto de fraudes e golpes quanto de lavagem de dinheiro.

Elas são capazes de centralizar, organizar e entregar tudo o que é preciso para uma empresa se prevenir contra crimes financeiros, com precisão e agilidade para validar documentos de identidade, cruzar informações, gerenciar processos antifraude e monitorar clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Estas são as seis principais frentes que tornam o pilar de Prevenção à Fraude da Neoway diferenciado no mercado:

  1. Onboarding digital massificado – É possível validar documentos de identidade (RG, CNH etc) por meio de tecnologias como reconhecimento facial, óptico e documentoscopia digital, para evitar ações fraudulentas.
  2. Scores antifraude – Possui scores antifraude para validar e-mails, telefones e CPFs, encontrar o endereço mais provável, entre outras informações relevantes para a análise de riscos.
  3. Coleta de informações – O cliente pode acessar dados internos e externos de diferentes sites e fontes, inclusive uma base histórica de fraudadores. Além disso, é possível combinar critérios para descartar homônimos.
  4. Análise em detalhes – Permite identificar ligações societárias, vínculos com listas restritivas nacionais e internacionais, além de ativos tangíveis e intangíveis. E ainda pesquisar termos na web para análises reputacionais.
  5. Monitoramento contínuo – A plataforma dispara alertas automáticos sobre comportamentos atípicos de terceiros para garantir a prevenção contra fraudes e riscos reputacionais.
  6. Arquivamento de histórico – Todas as evidências que comprovem verificações prévias podem ser armazenadas, garantindo a conformidade com os prazos regulatórios. Também é possível controlar e rastrear históricos de criação e edição dos arquivos.

Se você deseja contar com uma solução tecnológica que auxilie no KYC da sua instituição financeira, garantindo a prevenção de perdas, inclusive decorrentes de fraudes e lavagem de dinheiro, conheça as soluções de prevenção a fraudes da Neoway.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Qual assunto você deseja receber comunicações?

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e Aviso de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

[bc_random_banner]

Pare de desperdiçar orçamento com campanhas que não convertem!

Aumente a precisão das suas campanhas com o Digital Audiences. Preencha o formulário para saber mais:

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e Aviso de Privacidade do Site Neoway.