Indicadores financeiros: como identificar clientes com propensão a investir

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Índice

  • Principais indicadores financeiros para rentabilização da carteira de clientes de investimentos
    – Propensão a Investir
    – Patrimônio Potencial
  • Como os indicadores modelados preditivos facilitam a identificação de clientes com propensão a investir?
  • Como os indicadores financeiros se conectam aos desafios de instituições financeiras?
  • Como utilizar a Segmentação de Investidores para tomar melhores decisões sobre sua carteira de clientes de investimentos?

No universo dos investimentos, há uma crescente busca por informações que permitam analisar o mercado e tomar melhores decisões. E, certamente, os indicadores financeiros são as referências necessárias para encontrar oportunidades e mitigar riscos, quando necessário. 

Contudo, com a imensidão de dados disponíveis nesse segmento, essa tarefa pode apresentar desafios consideráveis. Assim, a aplicação da tecnologia se faz necessária. O aprendizado de máquina representa  o que há de mais moderno para modelagem de dados e extração de insights no mercado de capitais.

É por meio dessa tecnologia de ponta que empresas e fornecedores de serviços financeiros adquirem a vantagem competitiva necessária para se destacar no mercado. 

Então, se você quer saber como os algoritmos inteligentes auxiliam na elaboração de estratégias eficientes de investimento, continue a leitura. Neste artigo, descubra o que a inovação traz de melhor ao setor financeiro.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Principais indicadores financeiros para rentabilização da carteira de clientes de investimentos 

No mercado de finanças, os indicadores financeiros são popularmente conhecidos como indicadores econômicos ou índices financeiros. Eles são monitorados para auxiliar em decisões estratégicas. Afinal, o objetivo dos investimentos é potencializá-los ao máximo. E para fazer isso é necessário contar com o auxílio desses dados. 

Essas métricas econômicas são utilizadas pelo mercado para avaliar instrumentos financeiros. Contudo, no universo dos dados voltados ao mercado financeiro, existem também os indicadores financeiros construídos para contribuir com a segmentação e rentabilização da carteira de clientes

Dessa forma, apesar do mesmo nome, os indicadores financeiros que veremos neste artigo são os dados necessários para potencializar as análises do mercado financeiro de seus investidores, visando a melhor segmentação da carteira de clientes de investimentos

A seguir, conheça dois indicadores-chave:

1. Propensão a Investir 

Um indicador financeiro que melhor traduz a percepção dos dados frente ao comportamento do investidor, e que tem destaque por ser um dos mais desejados do mercado é o indicador de Propensão a Investir.

Leia mais: Como identificar o comportamento financeiro PF e PJ com dados

Afinal, o grande objetivo das instituições financeiras é rentabilizar seus clientes do presente ao futuro. 

2. Patrimônio Potencial 

Outro indicador financeiro que é essencial para análises aprofundadas sobre os clientes de investimentos é o patrimônio potencial

Com esse dado modelado, a instituição financeira entenderá, dentro da sua base de clientes, quais possuem potencial para construir um patrimônio estimado, seja ele um investidor experiente ou não. 

Como os indicadores modelados preditivos facilitam a identificação de clientes com propensão a investir?

Os indicadores financeiros têm relação direta com os principais desafios enfrentados pelas instituições financeiras

Eles servem como alicerce para potencializar a rentabilização da carteira de clientes, aprofundar a segmentação das bases, diminuir o churn e intensificar esforços nos investidores corretos, apenas para citar alguns exemplos. 

A grande dificuldade encontrada nesse mercado é a quantidade de dados que precisam ser observados simultaneamente.

André Bina, Head de Capital Markets da Neoway e Business Owner da B3, apresenta a evolução da análise de dados no Mercado de Capitais.

No mercado de capitais, as diversas categorias de investidores, a grande oferta de produtos e o fator concorrencial fazem com que estudos aprofundados sobre a base de clientes seja um desafio diário. 

Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas voltadas à análise de dados baseadas em  aprendizado de máquina emergem como requisitos essenciais para verificação massiva de informações, melhor tomada de decisões e vantagem competitiva, uma vez que, os modelos preditivos auxiliam na identificação dos clientes com real propensão a investir. 

Como os indicadores financeiros se conectam aos desafios de instituições financeiras?

Os indicadores modelados de Propensão a Investir e Patrimônio Potencial são modelos preditivos que utilizam dados históricos para identificar padrões, correlações e possíveis tendências. Dessa forma, os modelos são treinados para processar dados e oferecer insumos úteis para tomada de decisões.

Nas instituições financeiras, sejam elas bancos ou corretoras, os dois indicadores financeiros podem ser viabilizados para diversos casos de uso, confira os exemplos: 

  • Abertura de contas: logo nos primeiros contatos, a instituição financeira conseguirá alocar o novo cliente na segmentação de conta que melhor o atende. 
  • Ofertar produtos: conquistando o timing perfeito para divulgar produtos e soluções, direcionando esforços nos clientes que possuem potencial de investir em novos negócios.  
  • Fidelização de clientes: estreitando laços e construindo estratégias de benefícios com os clientes mais aderentes ao negócio. 
  • As possibilidades são infinitas!

Como utilizar a Segmentação de Investidores para tomar melhores decisões sobre sua carteira de clientes de investimentos?

A Segmentação de Investidores é a solução que permite às instituições financeiras um rol de dados modelados à disposição, trazendo agilidade e acurácia às suas decisões comerciais. 

Além disso, é a solução ideal para fornecedores de produtos de investimento que queiram melhorar a prestação de serviços e fidelizar seus clientes. Isso porque permite segmentar a carteira de clientes de investimento com dados únicos. 

Para saber mais sobre o que essa solução pode trazer ao seu negócio, fale com um de nossos especialistas e conheça outras vantagens que a Segmentação de Investidores pode oferecer.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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