Índice:
- Principais aspectos do comportamento de investidores com propensão a investir
– Modelos marginais de consumo, poupança e investimento
– Contribuição dos dados modelados ao modelo de propensão - Como garantir a rentabilização da carteira de clientes de investimentos com propensão marginal a investir
- Como potencializar as análises da carteira de clientes com dados únicos do mercado de capitais
A ampla concorrência em busca de investidores rentáveis é um desafio diário para todas as instituições financeiras do país. Segmentar, rentabilizar e ainda estar atento às tendências e inovações do setor são aspectos essenciais para a construção de estratégias nesse segmento.
Para potencializar a estratégia de investimentos e viabilizar a rentabilização da carteira de clientes os dados únicos de Segmentação de Investidores será o mapa do tesouro.
Neste artigo, exploraremos as possibilidades dos dados únicos para maior eficiência nas estratégias de investimentos e também as nuances do comportamento de investidores com propensão a investir.
Principais aspectos do comportamento de investidores com propensão a investir
A propensão a investir está mais conectada a aspectos sócio-econômicos e classe patrimonial do que apenas ao volume movimentado em uma instituição financeira, por exemplo.
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Clientes de investimentos com potencial de investir nos próximos meses possuem um histórico construído, por meio de modelagem estatística e machine learning, que indica a probabilidade de um atual ou futuro investidor aportar novas quantias.
Modelos marginais de consumo, poupança e investimento
É comum encontrar cálculos de propensão marginal em estudos e pesquisas econômicas. Esses conceitos possuem fundamentos macroeconômicos e podem medir tendências ao consumo, ao ato de poupar e também ao de investir.
No caso de propensão marginal a consumir (PMC), o conceito econômico descreve uma relação de controle direta da renda pessoal sobre o consumo das pessoas. Já no modelo que visa a propensão a poupar – contrário ao de consumir – o parâmetro mede a tendência a poupar de acordo com o rendimento disponível.
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O PMI, a propensão marginal a investir, é um conceito fundamentado na macroeconomia conforme o modelo keynesiano, criado por John Maynard Keynes, economista fundador da macroeconomia moderna.
Contribuição dos dados modelados ao modelo de propensão
O PMI, desenvolvido por John Maynard, abriu caminho para novos cálculos preditivos no ambiente econômico, contribuindo nas análises e construção de soluções para as instituições financeiras.
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Dados únicos e modelados demonstram as diversas possibilidades de análises na segmentação dos investidores, com base no perfil de risco desses clientes, maturidade financeira e idade, vínculo empregatício, exposição ao mercado financeiro, entre outros.
Como garantir a rentabilização da carteira de clientes de investimentos com propensão marginal a investir
Rentabilizar a carteira de clientes de investimentos demanda priorização de esforços e ações certeiras. Os produtos de investimentos disponíveis nas prateleiras digitais dos bancos e corretoras atendem diferentes públicos, objetivos e estratégias de investimentos.
Tamanha oferta também demanda enorme esforço: e é a partir desse cenário que os dados saem na frente com entrega de eficiência e agilidade na rotina de um gestor de investimentos, assessor e os demais times estratégicos na demanda de ofertas.
A compreensão de quem efetivamente são os investidores por trás de longas bases de clientes de uma corretora é o primeiro passo.
Qual o encarteiramento correto desse investidor frente aos concorrentes, qual seu nível de diversificação de ativos e consequentemente sua maturidade financeira. E, por fim, reunindo dados únicos e modelados, qual sua real propensão marginal a investir nos próximos seis meses?
Essas são as perguntas que toda instituição financeira precisa se fazer para priorizar os investidores que têm maior potencial de rentabilizar no futuro. E os dados únicos do mercado de capitais serão o guia nessa jornada.
Como potencializar as análises da carteira de clientes com dados únicos do mercado de capitais
Agora, os gestores financeiros podem contar com uma solução completa para potencializar a rentabilização da carteira de clientes de investimentos.
É a Segmentação de Investidores, uma solução inovadora que reúne o melhor de dois mundos: a credibilidade da B3 com a inteligência de dados da Neoway, oferecendo uma perspectiva única sobre o potencial de investimentos e construção de patrimônio dos clientes da instituição financeira e possibilita a rentabilidade da carteira.
Os times estratégicos de um banco ou corretora podem priorizar e segmentar a carteira de clientes de investimentos de forma direcionada.
Por meio de dados únicos que ultrapassam a visão interna da Instituição, a solução traz insights preciosos sobre a diversificação de ativos, perfil de investidor, entre outras possibilidades.
Priorize os clientes com propensão marginal a investir e com potencial de rentabilização entre pessoas físicas e jurídicas.
Vale lembrar que todos os dados podem ser integrados por meio de uma API diretamente em qualquer outra plataforma favorita.
Para saber mais detalhes sobre a solução, fale com um de nossos especialistas e veja como transformar dados únicos em poder para seus produtos de investimentos.