Como os dados únicos ajudam a potencializar a carteira de clientes com propensão marginal a investir

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Índice: 

  • Principais aspectos do comportamento de investidores com propensão a investir
    – Modelos marginais de consumo, poupança e investimento
    – Contribuição dos dados modelados ao modelo de propensão
  • Como garantir a rentabilização da carteira de clientes de investimentos com propensão marginal a investir
  • Como potencializar as análises da carteira de clientes com dados únicos do mercado de capitais

A ampla concorrência em busca de investidores rentáveis é um desafio diário para todas as instituições financeiras do país. Segmentar, rentabilizar e ainda estar atento às tendências e inovações do setor são aspectos essenciais para a construção de estratégias nesse segmento.

Para potencializar a estratégia de investimentos e viabilizar a rentabilização da carteira de clientes os dados únicos de Segmentação de Investidores será o mapa do tesouro.

Neste artigo, exploraremos as possibilidades dos dados únicos para maior eficiência nas estratégias de investimentos e também as nuances do comportamento de investidores com propensão a investir. 

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Principais aspectos do comportamento de investidores com propensão a investir

A propensão a investir está mais conectada a aspectos sócio-econômicos e classe patrimonial do que apenas ao volume movimentado em uma instituição financeira, por exemplo. 

Leia mais: Por que o Know Your Transactions é importante para instituições financeiras?

Clientes de investimentos com potencial de investir nos próximos meses possuem um histórico construído, por meio de modelagem estatística e machine learning, que indica a probabilidade de um atual ou futuro investidor aportar novas quantias.  

Modelos marginais de consumo, poupança e investimento

É comum encontrar cálculos de propensão marginal em estudos e pesquisas econômicas. Esses conceitos possuem fundamentos macroeconômicos e podem medir tendências ao consumo, ao ato de poupar e também ao de investir. 

No caso de propensão marginal a consumir (PMC), o conceito econômico descreve uma relação de controle direta da renda pessoal sobre o consumo das pessoas.  Já no modelo que visa a propensão a poupar – contrário ao de consumir – o parâmetro mede a tendência a poupar de acordo com o rendimento disponível.

Leia mais: Desafios e oportunidades para bancos na era digital

O PMI, a propensão marginal a investir, é um conceito fundamentado na macroeconomia conforme o modelo keynesiano, criado por John Maynard Keynes, economista fundador da macroeconomia moderna. 

Contribuição dos dados modelados ao modelo de propensão

O PMI, desenvolvido por John Maynard, abriu caminho para novos cálculos preditivos no ambiente econômico, contribuindo nas análises e construção de soluções para as instituições financeiras.

Leia mais: Como uma plataforma de KYC ajuda a evitar riscos e fraudes em Instituições financeiras

Dados únicos e modelados demonstram as diversas possibilidades de análises na segmentação dos investidores, com base no perfil de risco desses clientes, maturidade financeira e idade, vínculo empregatício, exposição ao mercado financeiro, entre outros.

Como garantir a rentabilização da carteira de clientes de investimentos com propensão marginal a investir

Rentabilizar a carteira de clientes de investimentos demanda priorização de esforços e ações certeiras. Os produtos de investimentos disponíveis nas prateleiras digitais dos bancos e corretoras atendem diferentes públicos, objetivos e estratégias de investimentos.

Tamanha oferta também demanda enorme esforço: e é a partir desse cenário que os dados saem na frente com entrega de eficiência e agilidade na rotina de um gestor de investimentos, assessor e os demais times estratégicos na demanda de ofertas.

André Bina, Head de Capital Markets da Neoway e Business Owner da B3, apresenta a evolução da análise de dados no Mercado de Capitais.

A compreensão de quem efetivamente são os investidores por trás de longas bases de clientes de uma corretora é o primeiro passo.

Qual o encarteiramento correto desse investidor frente aos concorrentes, qual seu nível de diversificação de ativos e consequentemente sua maturidade financeira. E, por fim, reunindo dados únicos e modelados, qual sua real propensão marginal a investir nos próximos seis meses? 

Essas são as perguntas que toda instituição financeira precisa se fazer para priorizar os investidores que têm maior potencial de rentabilizar no futuro. E os dados únicos do mercado de capitais serão o guia nessa jornada.

Como potencializar as análises da carteira de clientes com dados únicos do mercado de capitais

Agora, os gestores financeiros podem contar com uma solução completa para potencializar a rentabilização da carteira de clientes de investimentos.

É a Segmentação de Investidores, uma solução inovadora que reúne o melhor de dois mundos: a credibilidade da B3 com a inteligência de dados da Neoway, oferecendo uma perspectiva única sobre o potencial de investimentos e construção de patrimônio dos clientes da instituição financeira e possibilita a rentabilidade da carteira.

Os times estratégicos de um banco ou corretora podem priorizar e segmentar a carteira de clientes de investimentos de forma direcionada.

Caio Victoriano, Head de Business Analytics na Genial Investimentos, conta como a solução de Segmentação de Investidores contribui na sua rotina e identifica os clientes com real potencial de investimento.

Por meio de dados únicos que ultrapassam a visão interna da Instituição, a solução traz insights preciosos sobre a diversificação de ativos, perfil de investidor, entre outras possibilidades.

Priorize os clientes com propensão marginal a investir e com potencial de rentabilização entre pessoas físicas e jurídicas. 

Vale lembrar que todos os dados podem ser integrados por meio de uma API diretamente em qualquer outra plataforma favorita.

Para saber mais detalhes sobre a solução, fale com um de nossos especialistas e veja como transformar dados únicos em poder para seus produtos de investimentos.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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