Como a Inteligência Artificial facilita a definição do ICP Marketing e a recomendação de leads

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Índice

  • O que é ICP Marketing?
  • Como utilizar os dados para definir o ICP em ações de marketing?
  • Como definir o perfil de cliente ideal com a recomendação de leads da Neoway
  • Como a Neoway recomenda leads potenciais a partir de um ICP?

A inteligência artificial vem facilitando muitas tarefas. Uma delas é a concepção do ICP Marketing e a identificação de potenciais clientes que nele se encaixam para aumentar as vendas. 

Isso quer dizer que o aprendizado de máquina aprimora tanto os processos de criação do perfil ideal de cliente quanto na filtragem para apontar as melhores oportunidades para fechar novos negócios. 

Então, se você deseja saber como o ICP de marketing é alicerçado pela tecnologia, continue a leitura. Neste artigo, saiba como algoritmos avançados atuam em prol do setor comercial nas empresas. 

Baixe nosso guia e aprenda a identificar o perfil de cliente ideal (Ideal Customer Profile - ICP) com apoio de Data Analytics.

O que é ICP Marketing?

ICP é um acrônimo para Ideal Customer Profile (Perfil de Cliente Ideal). Trata-se de uma representação fictícia que agrega todas as características que uma empresa deseja em um protótipo de cliente perfeito.

Em geral, a reunião desses atributos traz à tona a possibilidade de a empresa focar seus recursos em marketing somente em prospects que se encaixam no perfil desejado. Alguns dos traços frequentemente considerados são: 

  • B2B: faturamento, porte, número de funcionários, atividade exercida, região geográfica etc. 
  • B2C: idade, renda, histórico funcional, localização, gênero, interesses, situação civil etc.

Natália Vilela, Coordenadora de Branding na Neoway, explica como o ICP gera mais objetividade na busca pelos seus clientes, além de aumentar a produtividade do time comercial e economizar verba nas ações de marketing e vendas.

Outros detalhes que podem ser acrescentados ao Perfil de Cliente Ideal são padrões comportamentais, desejos, desafios, preferências ou atividades de interesse. 

Esse é um conceito aplicado em setores de marketing e vendas para que haja um melhor uso dos recursos despendidos em campanhas. 

Como utilizar os dados para definir o ICP em ações de marketing?

Como ferramenta de marketing, o ICP é um item que tem o apoio dos dados em sua criação. Isso quer dizer que é baseado em uma análise aprofundada sobre os aspectos dos clientes já existentes. 

As informações utilizadas incluem dados demográficos, psicográficos, comportamentais e geográficos. É por essa razão que o recolhimento, qualificação de leads e enriquecimento são essenciais em sua construção. É por meio dessas informações, geralmente agregadas em um CRM (Customer Relationship Management), que é possível desenhar o ICP. 

Um bom exemplo de como a análise de dados funciona nesse processo ocorre no comércio eletrônico. Ao cruzar informações geográficas com o histórico de compras de um cliente, é possível traçar um padrão comportamental. 

Marcela Costa, Coordenadora de CS de Produto de S&M, fala sobre o processo de enriquecimento de dados no CRM e como ele é fundamental no planejamento estratégico de uma empresa.

Em seguida, uma ferramenta de inteligência artificial pode modelar dados para que esses padrões sejam encontrados preditivamente, permitindo direcionar campanhas de marketing certeiras para indivíduos qualificados para a compra. 

Contudo, essas informações nem sempre são suficientes. Uma prática muito comum que higieniza e melhora a qualidade do banco de dados interno é sua integração com fontes externas. 

Essa aliança funciona em uma metodologia simples: enquanto o banco de dados serve como base para a composição do Perfil de Cliente Ideal, o banco externo possibilita a identificação de potenciais compradores com perfis semelhantes

Como definir o perfil de cliente ideal com a recomendação de leads da Neoway

Um ponto chave nessa jornada é a identificação da base. Ou seja, compreender características da carteira de clientes. A partir dela é possível construir uma ampla visão do mercado segmentado sua participação em cada nicho com base em regras de negócio.

Para dar início à segmentação na busca de clientes que se encaixam nas necessidades do negócio, é interessante identificar entre três e cinco clientes (já presentes na base comercial) para análise. 

É preciso apontar quais clientes compram mais, qual é sua frequência de compra e quais clientes geram maior lucratividade. Com base no cruzamento dessas respostas com dados demográficos, geográficos e comportamentais, é possível chegar a um perfil de cliente ideal. 

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Isso é realizado a partir da integração das soluções de Marketing e Vendas ao CRM para estruturação dos dados. Por meio das soluções, seja com plataforma ou API, a Neoway apoia na Recomendação Go-to-Market desse cliente.

Ou seja, nossas soluções ajudam os clientes traçarem as melhores estratégias de ida ao mercado, por meio de dados e indicadores, com uma plataforma que faz segmentação e otimiza suas recomendações de vendas com enriquecimento dos dados. Em outras palavras, a fusão das fontes interna e externa para uma melhoria na qualidade das informações. 

É preciso ter em mente que encontrar o ICP de marketing pode ser trabalhoso, mas é eficaz no que se propõe e acelerado com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway.

Como a Neoway recomenda leads potenciais a partir de um ICP?

A partir da identificação do ICP, a plataforma entra em cena para recomendar empresas e clientes similares ao perfil de cada negócio. Esses insights podem ser encontrados ao observar sua base de clientes e outros dados na busca dos melhores clientes para o seu negócio.

Além disso, a Neoway também pode ajudar na análise de potencial de expansão de carteira. Compreenda as características da sua carteira de clientes para direcionar estratégias de negócios mais eficazes trazendo maior personalização das ofertas (upsell e cross sell).

As duas ações ocorrem a partir de uma base de dados (clientes e empresas). Quanto mais qualificada for essa base, melhores serão as recomendações de novas oportunidades.

Alana Nunes conta como a TOTVS ganhou 60% de eficiência operacional e 25% de aumento de oportunidades na geração de demanda, utilizando as soluções de dados da Neoway.

Contudo, esse não é um processo que ocorre apenas uma vez. Sua base continua se adaptando à medida em que novas oportunidades são fechadas. Assim, quanto mais oportunidades são geradas, mais acurado se torna o motor. Isso gera um aumento de conversões dentro do funil de vendas, maior ticket médio e uma maior previsibilidade de vendas

Nossos clientes ganham melhoria em suas estratégias de Go-to-Market e crescimento sustentável com insights precisos sobre onde alocar investimentos. Identifique as melhores oportunidades de mercado combinando dados confiáveis e sua própria base de clientes.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como sua empresa pode receber recomendações das melhores oportunidades de negócio.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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