Grandes empresas já estão mudando o patamar do seu processo de inovação e sofisticando as análises de dados com a incorporação de técnicas e ferramentas inteligentes, como as plataformas de Big Data Analytics. Por meio delas, são obtidos diagnósticos e resultados mais rápidos e confiáveis a partir do mapeamento de informações que vão além da base interna e alcançam todo o mercado.
Vale lembrar que atualmente tudo pode ser analisado e mensurado e o Big Data Analytics permite que uma gestão data driven chegue a níveis de excelência no uso de dados estratégicos para ganhar competitividade e melhorar sua performance. Ao propiciar domínio das informações que envolvem os diferentes cenários em que a empresa está inserida, torna-se possível aproveitar oportunidades antes não conhecidas, reduzir custos e aumentar a rentabilidade.
Big Data Analytics como forma de potencializar o processo de inovação
O uso correto e bem organizado de dados simplifica e facilita o trabalho de segmentação de mercado ou de clientes para uma prospecção extremamente eficiente, tanto no âmbito tático quanto operacional. Na prática, as ferramentas de Big Data Analytics, como a Plataforma Neoway, dão precisão à elaboração das estratégias preditivas, embasando as ações de marketing e vendas.
Este tipo de sistema permite o acesso rápido e descomplicado às informações internas da empresa para, por exemplo, definir o perfil da carteira de clientes, segmentando por porte, tipo e periodicidade de produto/serviço consumido, localização etc. Mas a tecnologia do Big Data vai além e amplia as possibilidades de segmentação, ao incluir informações externas provenientes de fontes públicas – Portais de Transparência dos órgãos governamentais, da Receita Federal, IBGE e de até estudos de mercado de diferentes segmentos – construção civil, saúde, telecomunicação, tecnologia, entre outros. Estes insumos são permanentemente atualizados e possuem segurança jurídica para seu uso.
Assim a empresa pode acrescentar mais variáveis à segmentação escolhida, determinando com precisão o perfil dos clientes e mercados a serem prospectados e até descobrir nichos ainda não explorados. Com a Plataforma Neoway, por exemplo, as empresas com foco em B2B podem monitorar mais de 150 itens diferentes de um perfil de pessoa jurídica; já as B2C conseguem incrementar o perfil de consumidores ao incluir informações sobre potencial de consumo, condições sociodemográficas, preferências e estilo de vida. Podemos dizer que este é o processo de inovação do data driven business.
A tecnologia também possibilita conhecer qual é a real penetração do negócio, entendendo onde (território) a empresa atua e onde pode crescer (potencial de expansão) – inclusive por localização geográfica e volume estimado. Pelo cruzamento de dados, pode fazer uma ampliação da carteira de clientes, encontrando mais perfis semelhantes aos que já atende. Por exemplo, consegue-se saber como o mercado está se comportando em uma determinada região para planejar a abertura de nova filial ou mesmo a expansão para outras cidades, estados e até países.
Modelagens estatísticas exclusivas são um diferencial de uso das plataformas de Big Data
Outro fator importante e que amplia ainda mais o processo de inovação e evolução do data driven business com o uso do Big Data Analytics é a criação de modelos estatísticos para as análises. A modelagem dos dados, que é inclusive um diferencial da Plataforma Neoway, permite, por exemplo, que sejam reunidas várias informações – internas e externas – para determinar uma probabilidade ou uma tendência, estabelecendo um prognóstico mais sólido para cada ação.
A Neoway é capaz de criar modelagens personalizadas, feitas com exclusividade para determinado segmento de negócio ou caso de uso de uma organização (modelagem como serviço), que proporcionam análises preditivas bastante direcionadas para a tomada de decisão. As modelagens personalizadas se tornam assim soluções bem alinhadas às necessidades e estratégias da empresa. Como exemplo, temos as modelagens de dados para conhecer a faixa de renda de clientes e raio de atuação por agência, que podem ser utilizadas para o setor bancário; ou para descobrir o número de obras em andamento ou a serem iniciadas em uma cidade e o padrão do empreendimento, que podem servir como base para empresas que atuam com construção civil.
Como vimos, incluir dados além da base interna e modelar estatisticamente as informações permite que a empresa visualize mais oportunidades e tome decisões mais precisas para crescer e ganhar mercado. Portanto, podemos dizer que o Big Data Analytics é uma importante base para o processo de inovação corporativa.
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