“O que seria do verde se todo mundo gostasse do azul?”. Quem aí nunca ouviu esse ditado ou uma variação dele? Quando o assunto é o conceito de nicho de mercado, o ditado pode até soar clichê, mas tem muito a dizer. Afinal de contas, é possível usar estratégias de marketing, especialmente digital, para encontrar as pessoas que gostam do “verde” ou do “azul”.
O que é o nicho de mercado?
Trocando em miúdos, nicho de mercado é uma segmentação de um setor específico do mercado. Ao identificar esse grupo menor dentro de um setor, é possível detectar necessidades que só esse grupo possui — e oferecer a solução para essas necessidades com um produto específico.
É possível pensar na estratégia de nicho de mercado como uma forma de alcançar autoridade entre um grupo ou setor determinado. Muitas empresas apostam na estratégia de marketing e comunicação para um público-alvo, que se torna uma comunidade em torno daquele produto ou serviço.
Saber identificar para quem o seu produto ou serviço se encaixa é, provavelmente, o primeiro passo para alcançar o sucesso em qualquer empreitada. Saiba mais sobre como criar persona no marketing aqui.
Como funciona a segmentação dos nichos de mercado?
Um exemplo que torna o conceito mais fácil de entender são as torcidas de futebol. Uma camiseta do clube “X”, por mais bonita e inovadora que seja, provavelmente não vai fazer sucesso entre os adeptos do clube “Y”. Nesse exemplo, há dois nichos de mercado bem claros, determinados pela relação desses consumidores com cada um dos times.
Por outro lado, produtos da seleção nacional daquele país, provavelmente, serão bem aceitos tanto pela torcida “X” quanto pela torcida “Y”. Além disso, nem todos os torcedores vão gostar de vestir as camisetas oficiais, por conta do preço. Ter um produto para o segmento de torcedores “X” e “Y” com produtos licenciados mais acessíveis é outro nicho de mercado.
E essas são apenas algumas das variáveis que podem ser analisadas para determinar um nicho. Há ferramentas para conhecer melhor o tamanho de cada uma das torcidas, quais são os hábitos de consumo dessas pessoas, quanto costumam gastar com itens personalizados.
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Assim, é mais fácil definir estratégias, priorizar as quantidades de produção e planejar campanhas que se comuniquem com as especificidades do público.
Todos esses dados podem ser capturados e analisados para se transformar em inteligência de mercado. Conhecer o consumidor e quais são as oportunidades presentes em cada uma dessas fatias de mercado é essencial para o crescimento de qualquer negócio.
Algumas das vantagens de determinar um nicho de mercado:
- Fazer ofertas e lançamentos mais preciso;
- Encontrar espaço onde há menos concorrência;
- Detectar oportunidades de parcerias, contratos com fornecedores e profissionais;
- Maior identificação do público com produtos e marcas da sua empresa.
Como definir um nicho de mercado?
Há várias formas de definir um nicho de mercado e uma porção de especificidades para cada segmento/público. No entanto, as segmentações mais conhecidas são realizadas de acordo com as seguintes características: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
Segmentação geográfica
É um recorte de nicho de mercado que leva em conta onde está a sua empresa e seus consumidores. Ou seja, qual país, estado ou cidade onde você vai atender aquele público.
Um exemplo: restaurantes de comida italiana tradicionais de bairros de São Paulo ou um mecânico de carros da zona leste da cidade.
Segmentação demográfica
Usa características como gênero, idade, religião, renda e grau de instrução como fator de recorte. Dois exemplos claros: academias voltadas para mulheres e produtos esportivos de um determinado time.
Segmentação psicográfica
É uma segmentação que leva em conta traços da personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores alvo. Um exemplo claro dessa segmentação são os produtos de higiene pessoal oferecidos por assinatura para homens. Outro exemplo são marcas de roupa específicas para fãs de cultura geek.
Segmentação comportamental
São nichos que levam em conta um traço ou hábito de consumo de um grupo. Um exemplo, são peças de computadores para gamers, por exemplo. Ou lojas especializadas em tênis de corrida. Note que essa segmentação já se vale de um recorte prévio que é complementado pelo hábito do público-alvo.
Vale lembrar que, antes de escolher nicho e segmentação de mercado, é importante estudar cada uma das características deles e encontrar diferenciais do seu produto ou serviço para esses públicos.
Os dados podem ser aliados bastante importantes nesse momento de definição e para traçar estratégias que levem ao sucesso do seu negócio. Conheça a solução de Marketing e Vendas da Neoway e entenda como a inteligência de dados pode ajudar você a ganhar mais com seu negócio.