Carregando...

Recuperação de crédito com Big Data: caso comentado

Scroll Down

Veja como o uso de um banco de dados unificado e atualizado otimiza os processos para recuperação de crédito, e conheça alguns casos de uso da tecnologia já aplicada por empresas do setor.

O uso de dados estratégicos e do Big Data Analytics é fundamental para alavancar o processo de recuperação de crédito. Entre as principais vantagens do uso da análise de dados para resgatar valores e maximizar o retorno para as empresas do setor, estão:

  • maior facilidade para precificar a carteira;
  • busca de ativos (tangíveis e intangíveis);
  • segmentação de contatos (a serem cobrados x propensão a pagamento);
  • identificação de devedores.

Isso porque é possível combinar inúmeras variáveis, como valor devido e possibilidade real de reaver o valor com base nas informações geradas, que permite que o trabalho seja mais focado e preciso. Assim, os profissionais que atuam na recuperação de crédito conseguem executar suas tarefas prioritárias com a agilidade que o mercado exige e lidar melhor com as situações que eventualmente se tornam complicadores nesse processo – uma delas é ter informações desatualizadas para a cobrança que foram levantadas no momento de validação do score de crédito do cliente.

Com o Big Data Analytics, é possível buscar mais informações sobre o devedor, como um novo endereço, telefone e fontes de renda, por exemplo. Assim, consegue-se encontrar e saber como o devedor pode quitar sua dívida.

Neste artigo, vamos falar sobre o uso de um banco de dados unificado e atualizado para recuperação de crédito, além de mostrar alguns casos da aplicação da tecnologia por uma empresa do setor.

Aplicação de um banco de dados unificado e atualizado para a recuperação de crédito

A análise de dados estratégicos proporciona inúmeros benefícios para a recuperação de crédito. Os dois grandes diferenciais são: poder agrupar todas as informações em uma única plataforma e o acesso a fontes externas, confiáveis e atualizadas. A Plataforma Neoway, por exemplo, permite analisar dados provenientes da Receita Federal, Junta Comercial, Poder Judiciário, Portais de Transparência dos órgãos governamentais, entre outros, e mesclá-los com a base de dados interna da empresa.

Por outro lado, de nada adianta ter acesso a um grande volume de dados se você não consegue compreendê-los. Neste ponto, a Plataforma Neoway organiza-os e oferece uma visualização dinâmica que facilita o trabalho de análise das informações.

Por meio do cruzamento de informações, é possível conhecer o devedor em profundidade: encontrar pagamento de tributos como FGTS, PGFN e TST em seu nome, saber a sua probabilidade de permanência e estabilidade no emprego, localizar seu patrimônio de bens ativos tangíveis (ex: veículos, imóveis, aeronaves) e intangíveis (ex: marcas, patentes, softwares), e ainda visualizar em um mapa as estruturas societárias, grupos econômicos, beneficiários finais, familiares, processos judiciais e outras informações que podem interferir na quitação do valor devido.

Com isso, as equipes de cobrança podem entender quem tem mais possibilidade de quitar a dívida e de que forma realizar a negociação para evitar os custos de um litígio judicial.

Caso de uso de recuperação de crédito

A Recovery, recuperadora de crédito referência em todo o Brasil, já utiliza Big Data Analytics para analisar mais casos em menor tempo com a ajuda da Plataforma Neoway.

A companhia consegue analisar, caso a caso, a recuperação de bens e empréstimos inadimplentes com base no enriquecimento de dados de ativos, protestos, entre outros, e, a partir daí, faz a gestão comercial e jurídica de cada operação.

Entre as facilidades possibilitadas pela tecnologia, estão o aumento na quantidade de variáveis pesquisadas – passou de 53 para 148 – e a análise ágil de todas elas. São 180% mais campos, avaliados em 77% menos tempo. Um dos resultados obtidos foi uma maior eficiência na pesquisa de bens e direitos, que cresceu 20% em média, e ampliou a quantidade de casos de recuperação de crédito e o resultado bruto de cobrança.

Ao conhecer o case da Recovery, podemos dizer, de forma resumida, que as ferramentas de Big Data Analytics como a Plataforma Neoway permitem que as empresas de recuperação de crédito utilizem um grande volume de dados confiáveis e atualizados para definir o perfil do devedor, os meios que ele tem para pagar a dívida, além de buscar seus contatos e endereços, tudo de forma ágil.

Quer saber mais sobre as soluções da Neoway? Fale com nossos especialistas.