4 motivos para utilizar Big Data para cobrança

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O big data é cada vez mais utilizado nos processos de cobrança de dívidas. Isso porque as ferramentas de análise de dados permitem cruzar diversas informações diferentes e encontrar correlações que permitem aperfeiçoar o processo de recebimento. 

Neste artigo, descubra 4 vantagens de usar ferramentas de Big Data Analytics para otimizar o processo de cobrança e recuperação de ativos.

Por que investir em Big Data para cobrança?

Independentemente do tamanho e tipo de dívida que está sendo cobrada, quanto mais informações de qualidade se tem a respeito do devedor, maior a chance de recuperação em menor tempo.

Grande parte dos devedores tem, no momento da cobrança, informações diferentes a seu respeito em relação ao momento que o crédito foi concedido.

Isso faz com que as informações que os credores têm dentro de casa não sejam suficientes para tomar as melhores decisões, visando maximizar o retorno de suas carteiras.

O investimento em soluções de Big Data mune os agentes de cobrança com informações precisas e atualizadas.

Principais vantagens de investir em Big Data para cobrança:

1. Maior taxa de acerto na precificação de carteiras em menor tempo

As informações que se tinham de um devedor quando o crédito foi concedido tem grandes chances de não serem mais as mesmas. Por meio de ferramentas de Big Data, os modelos de precificação são alimentados com dados mais precisos e atualizados, de maneira rápida.

O valor presente a ser recuperado de cada devedor terá uma acurácia maior à medida que se tem informações atuais de cada um deles, como informações cadastrais (situação CPF/CNPJ, endereços, sociedades e histórico funcional), bens, processos judiciais, dívidas entre outras variáveis.

2. Maior chance de localizar o devedor

Assim como a situação financeira do cliente pode mudar, as informações cadastrais também estão sujeitas a alterações.

Com informações atualizadas de localização e contato, a empresa terá maior chance de contato e oportunidade de oferecer alternativas ao devedor, retomando o crédito. Isso permite reduzir custos operacionais e com provisionamento em alguns casos.

3. Segmentação de clientes a serem cobrados

Existem informações que nos ajudam a entender o momento de vida das empresas ou consumidores para que possamos tomar as melhores decisões de negócio e estratégias de cobrança.

Dados como, por exemplo, taxa de crescimento da empresa ano contra ano, pagamento de tributos como FGTS, PGFN e TST, permanência e estabilidade de um indivíduo no emprego ou mesmo processos judiciais contra os mesmos.

Esses dados permitem saber quais são os consumidores que têm maiores condições de quitar as dívidas e, portanto, podem ser priorizados na hora da cobrança.

4. Localização de bens

Em determinados casos, a localização de bens torna-se essencial para diminuir a perda financeira, já que sua penhora pode ser a última alternativa para a quitação da dívida.

Entre os bens que podem ser utilizados no pagamento estão veículos leves e pesados, imóveis urbanos e rurais, aeronaves e empresas, além de ativos intangíveis (marcas, patentes, domínios).

Soluções da Neoway para cobrança e recuperação de ativos

As soluções de crédito da Neoway reúnem dados estratégicos sobre pessoas físicas e jurídicas para auxiliar no processo de cobrança e recuperação de ativos.

As informações atualizadas que disponibilizamos permitem ter uma visão mais precisa do que aquela oferecida pelos bureaus de crédito.

Acesse dados cadastrais, precatórios, processos judiciais, Quadros Societários e de Administradores, além de ativos tangíveis e intangíveis. Tudo isso em uma só plataforma ou entregue na sua aplicação de preferência via API.

Atuamos na gestão completa da sua carteira de crédito, desde a concessão do empréstimo e monitoramento do comportamento dos clientes para rentabilizá-los, até a cobrança de dívidas.

Conclusão

Ferramentas de big data analytics trazem mais profundidade aos diagnósticos estratégicos, uma vez que permitem acessar uma variedade de fontes e realizar cruzamentos inteligentes de dados.

Com isso, fornecem análises preditivas críveis e consistentes, potencializam os resultados de cobrança, reduzem custos e aceleram o ciclo de negócios.

Quer saber como a Neoway pode ajudar a aplicar essas tecnologias em seus processos de cobrança e recuperação? Fale com um de nossos especialistas!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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