Modelos estatísticos: o que são e como usá-los para tomar decisões

SCROLL DOWN

Os modelos estatísticos ganham cada vez mais espaço nas empresas. Os dados são o insumo principal para orientar os negócios e a modelagem estatística, por sua vez, permite analisar cenários e fazer predições que otimizam a tomada de decisão.

A seguir, vamos entender melhor sobre esse conceito e as técnicas envolvidas na criação de modelos estatísticos. Boa leitura!

Modelos estatísticos e a área de dados

Modelos estatísticos, também chamados de modelagem estatística, é um conjunto de técnicas probabilísticas para representar a realidade de forma mais simplificada. A ideia por trás dessa metodologia é criar um modelo que consiga descrever os elementos mais importantes para uma análise.

Trata-se, portanto, de utilizar métodos matemáticos para ajudar a encontrar possíveis resultados e melhor compreender o mundo.

Veja alguns exemplos práticos: no mercado financeiro, os modelos estatísticos podem ser utilizados para reconhecer bons e maus pagadores, informação que orienta a concessão de crédito.

Já no mundo dos esportes, a modelagem estatística é muito utilizada para a análise dos adversários, principalmente nos esportes norte-americanos.

Infográfico: Modelagem estatística no esporte

Importante dizer que essa metodologia não é perfeita, uma vez que consiste no uso de amostragens, suposições e testes para validar ou não uma hipótese.

O que se busca não é 100% de exatidão, mas uma forma para compreender e interpretar informações de uma maneira mais precisa. Por meio do cruzamento de dados e do estabelecimento de relações entre diferentes variáveis, a modelagem estatística consegue, inclusive, fazer previsões de cenários futuros.

Nesse sentido, precisamos entender os modelos estatísticos como um processo pertencente à ciência de dados. A estatística é um campo fundamental para que os cientistas de dados possam realizar análises e obter insights que, efetivamente, auxiliem na tomada de decisões nas empresas.

E seu papel vai mais além. Embora seja insumo básico para projetos de data science, a estatística é essencial também para as tecnologias que serão empregadas na fase de análise de dados.

Os algoritmos de Inteligência Artificial dependem, em parte, da modelagem estatística, uma vez que essa é uma das bases do Machine Learning. Ou seja, é a partir de modelos estatísticos que esses sistemas conseguirão compreender o cenário analisado e fazer previsões.

Técnicas utilizadas na modelagem estatística

Antes que um modelo estatístico seja criado, é preciso coletar e armazenar os dados que serão utilizados na sua elaboração. Para isso, se faz necessária uma estrutura de dados e gestão da informação robusta, incluindo como e onde esses dados serão coletados, armazenados e mantidos.

Para a análise dos dados de fato, existe uma série de modelos estatísticos que os analistas podem utilizar. Todas essas técnicas podem ser divididas em dois grupos, que possuem suas subdivisões.

Aprendizado supervisionado

No modelo supervisionado, são utilizados dados rotulados para treinar e potencializar a capacidade de aprendizado do algoritmo. São dois modelos:

Modelos de regressão

Utilizado para o aprendizado de padrões quando a variável resposta é numérica e contínua. Nesse modelo, o resultado esperado é um dado numérico, como uma estimativa da renda de uma pessoa, por exemplo.

Modelos de classificação

Utilizado para o aprendizado de padrões quando a variável resposta é agrupada por duas ou mais classes. Nesse caso, o modelo pode ser treinado para identificar duas ou mais categorias. Exemplo: quando a inteligência artificial é treinada para apontar animais em fotos (em categorias, como: gatos, cachorros, sapos etc.). Essa é a principal diferença entre os modelos de regressão e classificação.

Aprendizado não-supervisionado

No modelo não supervisionado, o algoritmo trabalha com dados não rotulados e tenta extrair recursos e reconhecer padrões de forma independente. Aqui, também existem dois subgrupos:

Agrupamento ou clustering K-means

Neste modelo, o algoritmo agrupa um número específico de dados em grupos, com base na semelhança entre eles.

Aprendizado reforçado

Essa técnica parte do Deep Learning e se baseia no treinamento do algoritmo com modelos iterativos. A partir de inúmeras tentativas, premia-se as ações que trazem resultados favoráveis e penaliza-se aquelas que produzem respostas indesejadas. Dessa forma, é possível treinar o algoritmo para que ele entenda o processo considerado ideal.

Saiba mais sobre data analytics no DDB 2022

Está chegando o Data Driven Business 2022, maior evento sobre data analytics do país. Voltado para líderes e gestores, o DDB reunirá os maiores nomes do mercado para discutir temas relevantes para a tomada de decisão das empresas.

Você poderá entender a importância e o poder do Data Analytics para fazer escolhas cada vez mais eficientes, superar cenários incertos e mutáveis, e acelerar seus negócios.

O evento trará não só o que já vem sendo aplicado nesta área, mas também as tendências para os próximos anos. 

Quer saber mais? Inscreva-se no DDB 2022!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura