Saiba como aplicar Inteligência Artificial no mercado financeiro

SCROLL DOWN

Fintechs, pagamentos via PIX e Whatsapp, criação de contas digitais, NFTs e Blockchain são apenas algumas das palavras que ouvimos todos os dias nos jornais, nas redes sociais e até em nossas conversas com amigos. São tantas novidades que fica difícil acompanhar.

Nos últimos anos, o setor de finanças passou por grandes e impactantes mudanças que fizeram com que as instituições financeiras precisassem adaptar-se rapidamente por meio de novos processos, ferramentas e inovações. Mas você sabe qual é o real impacto de tecnologias como a Inteligência Artificial no mercado financeiro?

Neste artigo, vamos explicar a importância da IA para o setor, mostrar casos de uso práticos e dar dicas de como implementar essa tecnologia em instituições financeiras. Acompanhe!  

Qual a importância da Inteligência Artificial no mercado financeiro?

Infográfico: Qual a importância da inteligência artificial no mercado financeiro

A expansão da quantidade de métodos de pagamento e a disponibilização de canais online fizeram com que o número de transações realizadas no ambiente digital aumentasse exponencialmente. Com isso, há um maior risco de vazamento de dados, falhas de segurança e fraudes.

A Inteligência Artificial ajuda as instituições financeiras a lidarem com o alto volume de transações, enquanto evita fraudes e erros. Isso porque a tecnologia é capaz de analisar grandes quantidades de dados em tempo real, entender padrões e detectar comportamentos de risco.

Também vale a pena destacar a importância dessa tecnologia para a experiência dos clientes, que podem contar com atendimentos mais ágeis e disponíveis, quase sempre, em tempo real. Além disso, os bancos precisam estar preparados para oferecer serviços mais personalizados, já que os clientes estão cada vez mais exigentes.

A seguir, você confere como algumas organizações do setor já estão aplicando Inteligência Artificial em seu dia a dia. 

Aplicações da Inteligência Artificial no mercado financeiro

Infográfico: Aplicações da Inteligência Artificial no mercado financeiro

O acesso a dados cadastrais, de comportamento e de transação dos clientes, é cada vez mais comum e, por isso, as instituições financeiras possuem uma grande vantagem. Os bancos foram pioneiros na coleta e uso de dados para tomar decisões ,isso não impede que também possuam desafios à sua altura.

Além de existir a necessidade de preservar a segurança dos negócios, essas instituições devem oferecer um atendimento cada vez mais personalizado para conseguir conquistar e fidelizar os clientes. Conheça alguns desses impasses, as soluções e aplicações da tecnologia que ajudam a resolvê-los:

Risco de crédito

Há cada vez mais fatores que podem ser analisados na hora de conceder crédito, mas isso não faz com que seja mais fácil lidar com os riscos dessa operação. Um dos principais desafios é conseguir coletar e organizar os dados. Isso porque o volume traz um desafio maior para a capacidade humana de análise.

A Inteligência Artificial é capaz de verificar rapidamente milhares de informações e critérios diferentes para sinalizar se o crédito deve ou não ser concedido, ou ainda se é necessário derivar o pedido para uma análise manual mais profunda. 

Entenda mais sobre o assunto! Leia nosso artigo Score de crédito: saiba o que é e como desenvolver

Suporte ao cliente

O atendimento realizado ao usuário é um dos pontos mais importantes para fidelizar os clientes. Esse atendimento é importante para ajudá-los a lidar com problemas do dia a dia e também para apoiar sua adaptação aos diversos avanços tecnológicos do setor — como, por exemplo, as transações via aplicativo.

A Inteligência Artificial consegue dar suporte rápido e em tempo real para uma grande quantidade de pessoas de uma só vez, de forma empática, mesmo quando o cliente está passando por um momento de estresse.

Atendimento ao usuário

Mesmo quando as solicitações não vem de um cliente, mas de um usuário que precisa interagir com a instituição financeira, é necessário manter o padrão de atendimento. A IA pode aprender com as principais dúvidas dos usuários e até mesmo sugerir pontos de melhoria para que as respostas às solicitações sejam mais claras.

Uma ferramenta muito utilizada no atendimento tanto de clientes quanto de usuários em geral é o chatbot. Essa solução permite programar respostas automáticas para as principais questões trazidas, avaliar o atendimento e implantar melhorias rápidas ao processo.

Produtos personalizados

Diferentes perfis de cliente precisam ser atendidos de maneira personalizada para garantir a rentabilidade dos negócios e também sua satisfação. A Inteligência Artificial permite entender quais as características de cada um e ajuda a desenhar soluções mais adequadas para diferentes necessidades.  

Prevenção de fraudes

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que as fraudes contra clientes de bancos cresceram 165% no ano passado. Em paralelo, os ataques cibernéticos a instituições financeiras tiveram um aumento de 238% só no primeiro semestre de 2020, de acordo com um estudo realizado pela empresa de segurança da informação Allot.

Esse cenário demonstra a importância de criar processos de prevenção a operações fraudulentas. Para isso, a coleta e análise de dados e do comportamento dos usuários é essencial. A Inteligência Artificial, por sua vez, consegue atuar de forma preventiva ao identificar possíveis comportamentos de risco para criar ações preventivas e evitar danos aos negócios e à reputação da empresa.

Jurídico inteligente

Os impactos de processos judiciais e extrajudiciais nos negócios também não podem ser negligenciados. O gerenciamento de toda a massa processual dos bancos é complexo, mas a Inteligência Artificial pode trazer insights importantes, como a duração média do processo, possibilidades de ganho e perda e, em caso de perda, o valor médio a ser pago.

Com isso, os profissionais no Direito podem realizar um contencioso estratégico, formar melhores teses de defesa e até mesmo evitar litígios. 

Algoritmos de investimento

Já há no mercado soluções de Inteligência Artificial capazes de analisar as informações do mercado e entender a melhor forma de negociar papéis na bolsa de valores. O sistema consegue inferir o melhor momento para comprar ou vender uma ação a partir de milhares de dados que muitas vezes não são cogitados pela análise humana.

Conclusão

O avanço da tecnologia e a disponibilidade cada vez maior de informações são fatores que ajudam os negócios, mas também trazem desafios para as instituições financeiras que precisam aumentar sua rentabilidade, conquistar mais clientes e fidelizar os existentes.

Para superar esses entraves e conseguir inovar com agilidade, o setor vem implementando soluções de Inteligência Artificial, capazes de analisar milhares de dados rapidamente, prover um atendimento eficiente e fazer análises preditivas que permitem melhorar a gestão de crédito e a prevenção contra riscos.

Gostou do artigo? A Neoway é especialista em Big Data e em Inteligência Artificial e pode ajudar instituições financeiras a serem mais estratégicas. Conheça nossas soluções e descubra o poder dos dados! 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura