O que é Social Listening e quais as suas vantagens?

SCROLL DOWN

O que é dito sobre uma empresa na internet, sobretudo nas redes sociais, pode impactar diretamente nos seus resultados. Receber avaliações positivas é bom, mas é igualmente importante saber se os clientes estão achando a experiência ruim.

Em alguns casos, um comentário negativo pode gerar crises e prejuízos. É por isso que estratégias como o social listening são tão importantes. 

Neste post, veja o que é social listening, por que essa estratégia é importante, suas vantagens e o que você deve considerar na hora de fazê-la. Acompanhe!

O que é Social Listening?

Social listening é um conjunto de ações voltadas para o monitoramento da percepção da marca pela audiência em diferentes canais da internet.

Ele é feito com base em palavras-chave, que permitem acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre a empresa e suas soluções, seus concorrentes e seu nicho de atuação como um todo. A análise dessas informações permite a obtenção de insights para aprimorar estratégias e facilita a identificação de oportunidades.

Sendo assim, o social listening se torna um importante recurso de branding, auxilia nas estratégias de posicionamento da marca e impacta diretamente nas vendas da empresa.

Vale ressaltar que social listening não é o mesmo que monitoramento de redes sociais. Isso porque essas ações vão além dessas plataformas; elas também abrangem outros canais da internet, incluindo blogs, fóruns e até mesmo portais de notícias.

Por que é tão importante?

Infográfico: Quais áreas são-beneficiadas com o social listening

Agora que você já sabe o que é social listening, confira as suas vantagens.

Status da marca

Um dos grandes trunfos do social listening é possibilitar uma melhor compreensão sobre a percepção da marca e sua reputação da empresa junto ao público. Isso ajuda a reduzir o tempo de respostas e agilizar a correção de rumos.

Acompanhamento da concorrência

O social listening permite à empresa se manter atualizada em relação aos seus concorrentes e ao que eles estão fazendo (o que vem dando certo, os erros, as inovações etc.).

Suporte ao cliente

Atualmente, muitos consumidores usam as redes sociais para manifestar queixas, fazer elogios e buscar auxílio. Por isso, monitorar esses movimentos é importante para a marca oferecer soluções rápidas aos seus clientes.

Relacionamento

A relação com o cliente não precisa se dar apenas na forma de atendimento. O social listening facilita o estreitamento da relação com o usuário, criando um sentimento de identificação com a marca que, mais tarde, pode levar à fidelização.

Desenvolvimento de soluções

O acompanhamento do que é dito sobre os produtos ou serviços da empresa pode indicar oportunidades de melhoria nessas soluções para atender melhor o seu público-alvo.

Social selling

O social listening também pode revelar oportunidades para novos negócios, como o caso de pessoas interessadas na marca ou insatisfeitas com seus concorrentes.

Coleta de dados

Monitorar a percepção do público é uma excelente forma de extrair dados valiosos para o planejamento estratégico da empresa. Essas informações podem guiar desde a reformulação da persona à expansão para novos negócios, por exemplo.

SEO

Se o social listening se baseia no acompanhamento de palavras-chave relacionadas à marca, o caminho inverso também pode render frutos. Nesse caso, as menções dos usuários podem fornecer insights úteis para a produção de conteúdo, como possíveis dúvidas ou termos recorrentes.

Tendências

O monitoramento pode ser uma mina de ouro para o time de marketing, uma vez que, como comentamos, permite identificar tendências entre os usuários, o que pode direcionar campanhas mais eficazes.

Controle de crise

Ao fazer o social listening, a empresa consegue reconhecer possíveis focos de crise e trabalhar para evitar que eles cresçam e fujam do controle.

Como fazer Social Listening?

Infográfico: Como fazer Social Listening

Antes de prosseguir, vale destacar que o social listening é um processo que deve ser feito com o auxílio de ferramentas digitais. Isso porque, na internet, o volume de menções à marca pode ser bastante elevado.

Sendo assim, para que esse trabalho traga resultados satisfatórios, é preciso contar com tecnologias capazes de coletar todos esses dados, ordená-los e interpretá-los. É o caso, por exemplo, de ferramentas como Big Data e Inteligência Artificial.

Isso posto, alguns passos são essenciais para a execução do social listening:

Escolha de palavras-chave

Como vimos, o ponto de partida para essa estratégia é a escolha dos termos que serão monitorados. Via de regra, é imprescindível selecionar o nome da empresa e possíveis erros de digitação que as pessoas podem cometer. Além disso, a área de atuação/especialidade também deve ser monitorada.

Após a definição dos termos mais gerais, o ideal é fazer uma pesquisa de palavras-chave para identificar as expressões que o público mais usa e que podem ter relação com a marca. Isso pode ser feito diretamente nas redes sociais ou em ferramentas como Planejador de Palavras-Chave do Google.

Definição dos canais

Claro que o ideal é monitorar todos os canais possíveis, até para que se tenha uma noção melhor do panorama geral. No entanto, sobretudo para empresas de menor porte e que não têm tantas menções assim, é possível concentrar esse trabalho nos canais mais utilizados pelo seu público.

Inicialmente, além de focar nas plataformas com mais usuários, pode-se começar o social listening pelos próprios perfis das empresas, analisando as interações. Essa medida vai auxiliar a marca a ganhar expertise e poder dar passos maiores.

Organização dos resultados

Uma vez coletadas, as menções devem ser organizadas em categorias. Geralmente, a abordagem mais utilizada é a divisão de acordo com o tom: positivas, negativas e neutras.

Essa separação é muito importante para reconhecer a reputação da empresa junto a seus públicos de interesses, além de aumentar a previsibilidade em relação a crise ou movimentos positivos.

Análise de dados

Com os resultados categorizados, é preciso ir mais a fundo e analisar os dados coletados em busca de padrões e tendências. Isso vai ajudar a, por exemplo, identificar interesses em comum em meio aos usuários, o que pode direcionar estratégias de marketing e também de vendas. Tenha em mãos as tecnologias necessárias para criar estratégias eficientes de marketing e vendas. Conheça as soluções de Sales & Marketing da Neoway e potencialize suas estratégias!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura