Papel do empréstimo na transformação digital da sua empresa

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A transformação digital nada mais é do que o fenômeno de usar tecnologias para a otimização de processos, resolução de problemas e na inovação de forma estratégica dentro das empresas. Esse fenômeno, devido ao ganhos trazido pela tecnologia, busca atingir toda a estrutura do negócio e acaba causando mudanças no comportamento humano e impactando a forma que as pessoas interagem com produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Em 2020, com a crise de saúde causada pela pandemia do novo Coronavírus e com o agravamento da situação econômica do país, muitas empresas que ainda não tinham passado pela chamada transformação digital, perderam espaço no mundo competitivo e tecnológico. Assim, esse movimento custou a existência de muitas e , por outro lado, transformação das demais.

A necessidade por transformação digital é latente e o primeiro passo é entender qual o nível de maturidade necessário para uma empresa começar a traçar as próximas estratégias para acelerar e implementar as mudanças nessa nova realidade digital.

A transformação digital em tempos de COVID-19

A pandemia da COVID-19 impactou muito os hábitos da população. Por conta do isolamento social, boa parte das pessoas começou a trabalhar remotamente, a fazer compras de mercado por aplicativos de delivery e interagir com colegas, amigos e familiares através de ambientes virtuais.

No varejo, muitos deixaram de frequentar lojas físicas e restaurantes. Empresas, portanto, passaram a usar e-commerces e aplicativos de entregas para garantir suas vendas.

Até aquelas que tinham um site estruturado e um processo logístico precisaram se ajustar para atender a nova realidade e o aumento da demanda. Consequentemente, as empresas que não tinham uma estrutura para esse tipo de serviço acabaram ficando para trás ou demoraram muito mais tempo para se adaptar ao novo contexto.

Segundo um estudo realizado pela plataforma de busca e comparação de softwares, Capterra, feito com 409 funcionários de pequenas e médias empresas, de diversos setores de todo o país, concluiu que 47% das PMEs entrevistadas não tinham nenhum plano de gestão de continuidade de negócios. Dessa forma, foi necessário alocar recursos financeiros para manter a empresa funcionando e se adequar à nova realidade, como por exemplo os negócios que precisaram se reestruturar para fazer atendimentos por delivery.

Outro tipo de ferramenta que ganhou destaque foram as plataformas de atendimento aos clientes. Entre todos os empresários ouvidos, 86% consideram a retenção de clientes importante ou muito importante no curto prazo.

Com o distanciamento softwares de colaboração e gestão de projetos ganharam destaque, aparecendo em sequência, com 29% e 28%, respectivamente. Não é a toa que muitos consideram esse período como uma aceleração da transformação digital.

Áreas fundamentais para transformação digital

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É inquestionável que a transformação digital é imprescindível e necessária, independente do tamanho da empresa. Mas, então, quais são os fatores fundamentais para colocar em prática esse processo de transformação?

Existem 4 fatores chaves que são normalmente acionados durante um processo de transformação digital: modelos de negócio, conectividade, processos organizacionais e dados.

O modelos de negócio

É importante que o seu modelo de negócio seja capaz de oferecer a experiência desejada pelo cliente, com processos automatizados e operacionais que façam bom uso da tecnologia e que sejam sustentáveis no ambiente virtual.

Processos

Os processos bem definidos são a chave de qualquer operação bem sucedida e eficiente dentro de uma empresa, seja ela em vendas, cobrança, atendimento, análise de qualidade, marketing, desenvolvimento de produto, entre outros.

Portanto, em um contexto de transformação digital é possível e necessário automatizar processos para torná-los mais ágeis. Além disso, possibilita um maior envolvimento do seu cliente no processo, obtendo maiores a chances de você entregar um produto ou serviço de maior valor agregado para ele.

Conectividade

Estamos conectados o tempo todo, independente do dispositivo. No mundo empresarial isso não é diferente e a demanda é por interações cada vez mais ágeis e eficazes, respostas em tempo real. Por exemplo, ao acionar uma marca através do site, esperamos por uma resposta imediata, mesmo que automática, e não um e-mail após 3 dias úteis.

Dados

O último fator e um dos mais importantes, está relacionado ao processo de análise. Seja para melhorar a tomada de decisões ou a definição de estratégias, é muito importante que todas as ações da empresa sejam baseadas em dados.

Para isso, é necessário o fortalecimento da cultura de dados, que vai desde a necessidade por investimento em ferramentas de coleta de informações quanto em capital humano capaz de transformar números em estratégias rentáveis.

Buscando evidenciar a cultura de dados em todos os processos da empresa, na fintech de crédito empresarial, BizCapital, parceira da Neoway, estampa na sala de reunião a frase do estatístico americano William Edwards Deming, “In God we trust, all others must bring data”, que em tradução livre, significa “Em Deus nós confiamos, todos os demais devem comprovar através de dados”.

Mitos e verdades sobre a transformação digital no Brasil

No artigo ‘Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país’, da consultoria McKinsey, foi feito um levantamento com empresas brasileiras para entender a sua maturidade digital e estágio de transformação. Com base na análise, foram tirados alguns insights, dos quais vamos destacar 3 principais:

A transformação digital é lucrativa?

Existe um mito em torno da transformação digital de que é preciso investir muito dinheiro para que ela aconteça. Existem diversos fatores, como o segmento e modelo da empresa que influenciam nessa escolha, mas o fato é que empresas que são líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento EBITA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) até 3 vezes maior do que outras empresas.

A Liderança entende que as mudanças provocadas pela transformação digital precisam acontecer de forma interligada?

Líderes digitais são capazes de estruturar projetos de transformação de forma complementar, entendendo que as alavancas de valor das empresas estão interligadas e por isso as iniciativas também precisam estar. De acordo com o estudo, empresas com menor grau de maturidade de gestão costumam fazer apenas ações pontuais, como uma forma de apenas “dar o check na lista da transformação digital”.

A maturidade e velocidade da transformação está relacionada ao setor da economia dessas empresas

No Brasil, os setores de Serviços financeiros, Varejo, e Telecomunicações e Tecnologia são os que apresentam maior grau de maturidade digital. De acordo com a McKinsey, isso acontece porque eles são os mais afetados pelo comportamento do cliente e participam essencialmente de ambientes muito competitivos. Por isso, precisam estar sempre adotando novas tecnologias, estratégias e processos para não entrar em defasagem.

Nesse caso, podemos destacar o aumento no número de fintechs de serviços financeiros que têm surgido nos últimos anos, o que acirrou a competitividade do mercado e fez com que empresas conhecidas se atualizassem para entregar mais valor ao cliente e não ficar para trás.

Tendências para adotar a transformação digital

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Produtividade nas nuvens

Espera-se que a utilização de serviços em nuvem suba de 15% em 2015 para mais de 60% em 2020. A onipresença destas inovações tecnológicas proporcionará o trabalho simultâneo e paralelo de diversas pessoas em um mesmo projeto, eliminando uma série de relatórios, e-mails desnecessários e outras burocracias.

Crescimento da cultura digital

Cada vez mais, empresas que valorizam o uso de ferramentas digitais em suas operações tomam a dianteira na corrida pela transformação digital. Gestão de custos e prazos, acompanhamento em tempo real de projetos e comunicação facilitada entre os colaboradores estão entre alguns dos benefícios de uma empresa que se utiliza destes recursos.

Maturidade digital com plataforma de dados

Automatizar processos é um dos principais pilares da transformação digital e para fazer isso e muito importante ter os principais processos mapeados e embasados nas principais métricas do negócio.

Para isso, é imprescindível que todo o time tenha uma visão holística da operação e dos principais indicadores chaves utilizados para metrificar a operação.

Transformação Digital pode parecer mais uma daquelas palavras da moda que nos remete a um futuro distante ou fictício. No entanto, como podemos ver, já é uma realidade muito mais próxima do nosso dia-a-dia do que pode parecer.

Como um empréstimo para empresas pode te ajudar na transformação digital

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Na falta do capital necessário para fazer uma transformação digital na sua empresa, você pode contar com o crédito empresarial para garantir o investimento que se encaixa na sua necessidade. Embora, mesmo no mundo de negócios, o empréstimo seja ainda muito visto como instrumento para sanar dívidas e prejuízos, a verdade é que pode ser um excelente meio de garantir o crescimento de uma empresa.

Com um bom planejamento, organização financeira e um plano de ação bem pensado para o investimento, o financiamento pode colocar a sua transformação digital como uma realidade mais próxima do que você imagina.

Para quem quer um empréstimo rápido, sem aquela famosa burocracia e sem surpresas, a nossa dica é: conheça e pesquise sobre as fintechs. A onda das fintechs popularizou uma modalidade de crédito que vem se expandindo com a demanda de micro, pequenas e médias empresas. Trata-se dos empréstimos online, cujo propósito é facilitar a mediação entre o credor e o cliente.

As Fintechs, inclusive são grande precursoras da transformação digital, uma vez que utilizam dados e tecnologia para a realização da análise de crédito de seus clientes e para a automação dos processos internos, o que acaba por tornar a concessão do crédito mais rápida e eficiente.

Esse é o caso da BizCapital, fintech de crédito digital e responsável por produzir esse artigo, que tem como principal motivação dar acessos aos recursos necessários para pequenas e médias empresas brasileiras prosperarem.

Na Biz, por exemplo, seu financiamento PJ é rápido e simples. Pode ser feito de um celular e, com apenas 2 minutos, o empreendedor já identifica se está apto ou não a receber o valor solicitado. O melhor é a possibilidade de ter o dinheiro na conta da empresa em apenas 24 horas.

Você precisa de um financiamento para fazer a transformação digital da sua empresa? Então, comece simulando o seu empréstimo. Conheça a Biz!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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