Índice
- Cenário da marcação a mercado no Brasil
- Marcação a mercado e marcação na curva
– O que é marcação a mercado
– O que é marcação na curva - Fatores que interferem na marcação a mercado
- Como a inteligência de dados acompanha a marcação a mercado e os dados de fim de dia
- Como fazer análises e ter acesso a dados de diferentes mercados
À medida que os movimentos econômicos acontecem, os instrumentos financeiros oscilam e essa precificação dos ativos funciona como um termômetro do mercado.
Em constante aprimoramento, o mercado de capitais busca garantir maior eficiência e confiabilidade dos investidores independentemente do apetite ao risco, dos mais conservadores aos arrojados. Dessa forma, um dos mecanismos que apoiam a transparência entre o mercado e os investidores é a marcação a mercado.
No artigo de hoje, falaremos sobre as características da marcação a mercado e como as soluções da Neoway + B3 contribuem não apenas no acompanhamento diário do ecossistema financeiro, mas também no acesso aos dados de fim de dia adicionando mais profundidade na tomada de decisão das instituições financeiras.
Preencha o formulário e marque uma reunião com a nossa equipe de especialistas.
Cenário da marcação a mercado no Brasil
Da renda fixa à renda variável, os investimentos têm seus valores atualizados diariamente por influência da marcação a mercado que reflete a precificação dos ativos com base em diversos fatores.
É por meio dela que os resultados da carteira do investidor “sente” as oscilações das altas e baixas do mercado de capitais, podendo interferir ou não nos resultados do patrimônio, a depender da particularidade de cada investimento.
Recentemente, ela foi um ponto de discórdia entre entidades do mercado financeiro quando o assunto é fundos de previdência complementar.
Leia mais: Como descobrir a maturidade financeira da base de clientes de investimentos
Por um lado, o Ministério da Fazenda a defende nos saldos de previdência, enquanto especialistas acreditam que o mecanismo pode impulsionar saques prematuros.
Isso porque esse processo dá uma percepção de volatilidade aos investimentos e poderia levar os participantes a fazer saques antecipados ou mudanças em perfis de fundos.
Para o diretor de Investimentos da Previ, Claudio Gonçalves, não faz sentido a marcação a mercado de títulos que serão carregados até o vencimento.
“Isso traz uma volatilidade desnecessária ao plano de benefícios. A legislação indica que, quando se vende um título marcado na curva, é preciso reinvestir o recurso. A marcação a mercado só traz incerteza”, explica.
Leia mais: Mercado primário e secundário: como identificar o potencial de investimento de ativos negociados
Em contrapartida, no Ministério da Fazenda, a visão é de que a marcação a mercado é a base do setor financeiro brasileiro, pois representa o amadurecimento do mercado, além de ser praticada pelas mais diversas modalidades de investimento, tornando-se assim um movimento natural aos ativos previdenciários.
Para o secretário Marcos Pinto, os fundos de pensão devem fazer a marcação a mercado de ativos e passivos.
Desde 2002, os fundos de pensão seguem em negociação para o fim da obrigatoriedade da marcação a mercado, sob o argumento da finalidade do produto previdenciário que ao sofrer oscilações gera insegurança no participante.

Marcação a mercado e marcação na curva
Entenda as diferenças entre os conceitos.
O que é marcação a mercado?
Basicamente, a marcação a mercado é um processo que precifica diariamente o preço das cotas de fundos de investimentos, ativos negociados na bolsa e até mesmo títulos de renda fixa.
A finalidade é refletir o valor atualizado dos ativos e da carteira de investimentos, conforme preço que esses títulos estão sendo negociados no mercado.
Vale ressaltar que a definição do valor das cotas ocorre de acordo com as condições do mercado e outros critérios econômicos. Desse modo, a tendência é que o preço dos ativos apresentem um valor diferente a cada dia.
O que é marcação na curva?
A marcação na curva é outro cenário. Enquanto a marcação a mercado apresenta a atualização diária dos preços dos ativos, a marcação na curva usa o método da curva de juros para calcular o valor presente de um título, corrigida conforme a taxa acordada.
Leia mais: Como ampliar as análises do mercado de balcão
Os ativos com marcação na curva não sofrem oscilações diárias, ocasionando perdas decorrentes de uma antecipação, por exemplo. Porém, também não é possível explorar eventuais valorizações. Esse é o caso de alguns títulos pré-fixados e pós-fixados.
Como vimos anteriormente, a marcação a curva já foi utilizada para definir os preços das cotas de fundos previdenciários, mas por decisão do Banco Central, foi substituída pela marcação a mercado.
Fatores que interferem na marcação a mercado
A precificação diária dos ativos é exposta a diversos fatores, mas a principal é a expectativa do mercado quanto às questões econômicas. A taxa de juros, as particularidades de cada ticker negociado, a rentabilidade oferecida pelos ativos, a liquidez e até mesmo a especulação dos investimentos.
Leia mais: Desafios da baixa liquidez para gestoras de recursos financeiros
Os eventuais momentos de euforia ou preocupação no mercado – o chamado “efeito manada” – que mexe com a demanda e, consequentemente, com os preços dos ativos financeiros, também interferem no preço das cotas com marcação a mercado.
Como a inteligência de dados acompanha a marcação a mercado e os dados de fim de dia
O ecossistema financeiro já se beneficia da inteligência analítica para aprofundar suas análises diárias do mercado de capitais.
Com a solução UP2DATA, o usuário tem acesso a dados referenciais de final de dia com automatização eficiente para a captura das informações de diferentes mercados, como renda fixa, renda variável, mercado de listados e mercado de balcão.
Leia mais: Como a inteligência analítica soluciona os desafios das instituições financeiras
O acompanhamento do mercado vai para além da precificação dos ativos e fornece detalhes de fechamento de carteira, cálculos de riscos e muito mais.
Como fazer análises e ter acesso a dados de diferentes mercados

O UP2DATA oferece a distribuição de informações de fechamento e dados de referência. Por meio da solução é possível ter acesso 24 horas por dia durante os 7 dias da semana aos dados de diferentes mercados.
Chegou o momento de consumir e aproveitar uma solução que fornece dados relevantes para a tomada de decisão das instituições financeiras e seus participantes.
Leia mais: Como automatizar a captura de dados de diferentes mercados
As possibilidades de análises a partir dos dados do UP2DATA são infinitas e totalmente personalizáveis conforme as necessidades do seu negócio.
Para saber mais detalhes sobre a solução, fale com um de nossos especialistas e saia na frente nas análises do mercado de capitais.