Índice
- Desvendando as empresas Small Caps
- A valorização do Índice Small Cap (SMLL)
- Ações small caps e seus destaques
- Quais são as vantagens de investir em small caps?
- Como acompanhar o mercado de listados e balcão e construir estratégias para a sua instituição financeira
O portfólio de produtos de investimentos não para de crescer. Nesse universo, a exploração de mercados com boas oportunidades e diversificação de aplicações são estratégias conhecidas.
É o caso das chamadas small caps, empresas negociadas por um valor mais baixo na bolsa quando comparadas a outras companhias, mas com grande potencial de crescimento.
Embora não recebam a mesma atenção que as grandes empresas, emergem como oportunidades de negócios para quem busca rentabilidade na carteira de investimentos.
Neste artigo, aprofundaremos nosso conhecimento sobre as empresas consideradas small caps, o índice SMLL e a melhor maneira para as instituições financeiras e profissionais do setor acompanharem as diversas nuances do mercado de capitais.
Preencha o formulário e marque uma reunião com a nossa equipe de especialistas.
Desvendando as empresas Small Caps
Small cap é uma abreviação para “small capitalization” (pequena capitalização). Trata-se de um conjunto de empresas de capital aberto com um valor baixo em comparação às companhias de maior porte (mega caps, large caps e mid caps), contudo maiores que as de menor porte (micro caps e nanocaps).
Há diferentes variáveis utilizadas para apontar uma small cap, como faturamento e valor de mercado
Embora não exista uma classificação com valores exatos que define uma organização como integrante do grupo de small caps, é consenso que sejam empresas com menor visibilidade e atenção por parte dos investidores.
Em palavras mais simples, as small caps são ativos que podem ser adquiridos por valores considerados mais baixos na bolsa de valores. Por outro lado, apresentam também maiores riscos.
Geralmente, são procuradas por traders e analistas financeiros que buscam oportunidades de investimento ou diversificação na carteira. Conectado a isso, as small caps não são conhecidas pela distribuição de dividendos aos acionistas, o que levanta a discussão sobre a importância dos proventos neste mercado visando uma maior procura dos investidores.

A valorização do Índice Small Cap (SMLL)
O índice Small Caps da B3, que agrega empresas de menor valor de mercado com alto potencial de crescimento, tem demonstrado um desempenho de 2,7% nos últimos 12 meses.
O SMLL funciona de maneira similar ao Ibovespa, mas com foco na avaliação de empresas de menor capitalização.
A lista das empresas é atualizada regularmente graças à flutuação de componentes de mercado, como tendências econômicas e especulações.
Ações small caps e seus destaques
Ainda que as ações small caps sejam negociadas na bolsa por valores abaixo das grandes companhias, isso não significa que sejam desconhecidas.
Das 118 ações que compõem a carteira do índice SMALL, 14 apresentaram uma valorização superior a 50% nos últimos 12 meses, com data base até o dia 18 de outubro de 2024. Os números registram não apenas o potencial das small caps, mas também os desafios de navegar em um ambiente de distribuição irregular de dividendos.
Um dos destaques é a Ambipar (AMBP3), do setor de saneamento, que lidera com valorização de 609,22% nos últimos 12 meses. Entretanto, a valorização não reflete na distribuição de dividendos aos acionistas no mesmo período, justificada pela companhia como uma estratégia de reinvestimento dos lucros para financiar o crescimento da Ambipar.
Outro destaque é a C&A (CEAB3), com uma alta de 146,75%. A empresa que também não distribuiu dividendos nos últimos 12 meses e, assim como outros small caps, com a justificativa de reinvestimento em fatores de expansão em detrimento da remuneração imediata dos acionistas.
Quais são as vantagens de investir em small caps?
Apesar da alta volatilidade, as small caps também apresentam muitas oportunidades para investimentos. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios.
Diversificação de carteira
Na busca pela mitigação da flutuação de mercado e redução dos riscos, muitos investidores buscam diversificar suas carteiras de investimentos. Esse tipo de atividade visa proteger o portfólio contra possíveis quedas nas empresas de grande porte.
Potencial de descoberta
Por estarem longe dos holofotes, as small caps normalmente não recebem tanta atenção dos investidores. Por isso, é possível encontrar boas oportunidades que estão fora do radar.
Potencial de crescimento
Por se tratarem de empresas em estágios de desenvolvimento, as small caps apresentam-se como boas oportunidades para desenvolvimento acelerado e, portanto, podem levar à valorização rápida das ações.
Potencial de aquisição
Muitas vezes as small caps são alvo de aquisições por parte de empresas maiores, o que pode gerar grandes lucros imediatos ao investidor. Na realidade, as meras especulações acerca da compra podem elevar seu potencial de lucratividade.
Potencial de inovação
Outra característica das small caps é a sua alta capacidade de inovação. Empresas assim classificadas podem trazer produtos disruptivos ou modelos de negócio inéditos, o que representa uma gama de oportunidades para os investidores.
Como acompanhar o mercado de listados e balcão e construir estratégias para a sua instituição financeira
Para ter acesso ao panorama completo do mercado de capitais, por meio da tecnologia da automação de dados, e construir análises aprofundadas do mercado de bolsa, as instituições financeiras contam com o DataWise + e o Reports, plataformas exclusivas para o acompanhamento do mercado de listados e mercado de balcão.
É possível ampliar sua perspectiva sobre o mercado por meio de dados únicos sobre negociação, alocação, estoque e fluxo para mercado à vista, futuros e empréstimo de ativos. As possibilidades são infinitas!
Com o Reports, as instituições financeiras podem construir estratégias mais direcionadas ao considerarem informações consolidadas de negociação e pós-negociação dos instrumentos do mercado de balcão, além de acessarem relatórios analíticos que contemplam derivativos, captação bancária, COE, crédito privado, entre outros.
Já o DataWise +, ideal para acompanhar o mercado de listados, conta com dashboards padronizados ou personalizados em tela, download de conteúdos e consumo via API de arquivos, as customizações ocorrem de acordo com as necessidades da instituição financeira.
Agora, para impulsionar a rentabilidade da carteira de clientes de investimentos PF e PJ, as instituições financeiras contam com a Indicadores de Investimentos, solução que proporciona a perspectiva que faltava nas análises com foco no potencial de investimento, perfil de investidor e maturidade financeira da base de clientes de investimentos.
As soluções de DataWise + e Indicadores de Investimentos tornam as análises do mercado primário e secundário ainda mais completas com a perspectiva da carteira de investimentos dos seus clientes.
Para saber mais detalhes sobre as soluções, fale com um de nossos especialistas e saia na frente nas análises do mercado de capitais.