Como garantir o Retorno sobre o Investimento em prospecção e vendas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é retorno sobre o investimento (ROI) e como afeta a área de vendas?
  • ROI de prospecção x ROI em vendas: quais as principais diferenças?
  • Como calcular o retorno sobre investimento em vendas
    • Qual a taxa de retorno sobre o investimento ideal para seu negócio?
    • Como medir o ROI de prospecção?
  • Qual a importância do ROI de prospecção e em vendas para a alta gestão?
  • Conheça as soluções de Marketing e Vendas para impulsionar seu ROI

Você precisa começar uma campanha de marketing e a primeira pergunta que vem à sua cabeça é: como será o meu retorno sobre o investimento? Não é mesmo?

Preocupar-se com o retorno sobre o investimento, também conhecido pela sigla ROI, faz parte do acompanhamento das métricas financeiras de uma empresa. E, de tão importante, essa métrica é parâmetro de sucesso para outras áreas, como vendas.

Seja uma empresa B2B ou B2C, é fundamental saber a taxa de retorno sobre o investimento para entender o quanto se teve de valor gerado em relação a um investimento realizado.

Neste artigo, você confere como o ROI impacta a área de vendas, como calcular essa métrica, quais as diferenças entre ROI de prospecção e ROI de vendas, além de descobrir como pode usar ferramentas que te ajudam no acompanhamento dessa métrica.

Quer acelerar a chegada da sua empresa ao próximo nível?

Soluções completas e adaptadas para o momento do seu negócio.

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

O que é retorno sobre o investimento (ROI) e como afeta a área de vendas?

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica financeira usada para avaliar a eficácia e a lucratividade de um investimento.

O ROI está entre os KPIs mais conhecidos em empresas que fazem o acompanhamento dos resultados, sendo um dos principais indicadores de desempenho analisados.  

Isso permite que uma empresa acompanhe os resultados das suas estratégias de marketing e vendas para analisar a relação entre o retorno financeiro e o investimento feito, e, com isso, possa tomar decisões embasadas em dados.

Podem fazer parte desses investimentos, por exemplo: 

  • Campanhas publicitárias;
  • Compra de ferramentas;
  • Ações de retenção de clientes;
  • Treinamentos da área;
  • Estratégias de conteúdo;
  • Implementação de novas tecnologias.

Na área de vendas, o ROI é usado para verificar a relação entre o valor gerado com as vendas e os recursos gastos nesse processo. 

Dessa forma, o ROI em Vendas corresponde a uma ferramenta analítica. Ao compreender a quantia financeira que foi gerada em uma venda, é possível determinar se a operação comercial foi bem-sucedida ou não.

ROI de prospecção x ROI em vendas: quais as principais diferenças?

Enquanto o ROI de vendas ajuda a empresa a comparar o desempenho de diferentes iniciativas comerciais, o ROI de prospecção é um indicador fundamental para empresas B2B para avaliar a eficácia dos investimentos realizados para aquisição de novos clientes.

O ROI de vendas permite a análise de resultados para você poder direcionar os recursos para as ações de vendas mais promissoras.

Já o ROI de prospecção, além de auxiliar na alocação de recursos, é um indicador que reflete se a sua empresa está investindo corretamente para atrair novos clientes, tendo um impacto também a longo prazo na manutenção da carteira de clientes.

Contudo, vale ressaltar alguns pontos em comum entre as duas métricas: elas permitem otimizar suas estratégias, identificar oportunidades de crescimento e maximizar a eficiência de seus investimentos por meio da análise dos resultados.

Como calcular o retorno sobre investimento em vendas

Para saber o retorno sobre o investimento das suas estratégias de vendas, você deve fazer um cálculo simples considerando duas variáveis: o lucro gerado com uma ação e o investimento realizado nessa ação.

Ilustração mostra como calcular o retorno sobre investimento em vendas.

Basta seguir esta fórmula: ROI = (lucro gerado – investimento) / investimento

Para obter o percentual, multiplique o resultado por 100.

Para calcular o ROI em vendas, é preciso considerar o lucro das vendas e o investimento feito para realizá-las.

Por exemplo, você fez uma ação de vendas que gerou um lucro de R$1.000,00 e investiu R$500,00 para realizar a operação dessas vendas, então o ROI dessa ação em vendas é de 1, ou 100%. Será que valeu a pena?

A partir desse cálculo, você deve avaliar se a sua ação teve um retorno sobre investimento satisfatório para suas estratégias comerciais.

Note que o ROI não considera o tempo de duração da ação realizada, mas você pode (e deve) considerar o tempo na sua análise de retorno sobre o investimento para ter uma visão mais precisa de resultado.

Qual a taxa de retorno sobre o investimento ideal para seu negócio?

Cada negócio tem os seus objetivos e metas específicas, por isso a expectativa de lucro varia conforme a estratégia de cada empresa.

Mas uma coisa é certa: para alcançar um retorno financeiro positivo com uma ação, um ROI ideal deve ser igual ou maior do que 1 (igual ou maior do que 100%).

Leia mais: Como definir sua meta de vendas

Se ficar entre 0,1 e 0,9 indica que o retorno foi menor do que o valor investido, mas, mesmo assim, é maior do que o custo.

Agora, se o retorno for um valor negativo, significa que você teve prejuízo com a ação. Portanto, quanto maior o ROI, melhor.

Como medir o ROI de prospecção?

Aqui a lógica é a mesma, mas, dentro do contexto de prospecção, o ROI é calculado da seguinte forma:

ROI de prospecção = (lucro gerado – custo de prospecção) / custo de prospecção

Para você mensurar o ROI de prospecção de forma efetiva, antes de aplicar essa fórmula é necessário seguir algumas etapas:

  1. Segmentar e quantificar os leads conforme os canais de onde são originados.
  2. Levantar o custo total de prospecção por canal.
  3. Verificar as taxas de conversão de leads em clientes.
  4. Analisar a receita gerada pelos novos clientes.

Ao fazer essa análise prévia segmentada por canal, é possível obter uma análise mais precisa do desempenho de cada iniciativa de prospecção.

Qual a importância do ROI de prospecção e em vendas para a alta gestão?

Para as lideranças de uma empresa, acompanhar o retorno sobre o investimento em vendas e prospecção ajuda a ter uma visão mais clara dos resultados dos negócios. Veja outros pontos importantes do acompanhamento dessa métrica.

Ajuda na tomada de decisões orçamentárias embasadas em dados

A partir do ROI, os executivos avaliam com mais precisão as ações que geram resultados satisfatórios, as que precisam de ajustes e aquelas que devem ser descartadas, contribuindo para tomadas de decisões rápidas e com mais eficiência.

Facilita o processo de previsibilidade de receita

É possível aumentar a previsibilidade de receita com o acompanhamento do ROI de prospecção e vendas, já que esse indicador facilita projeções mais precisas de resultados futuros, sendo uma análise estratégica para os gestores.

Contribui para a sustentabilidade dos negócios

Além de permitir a comparação entre as diferentes ações de vendas, acompanhar essa métrica permite à liderança avaliar quais estratégias estão gerando o melhor retorno para alocar recursos nos quais se obtêm melhores resultados, sendo fundamental para evitar desperdícios e para a sustentabilidade dos negócios.

Conheça as soluções de Marketing e Vendas para impulsionar seu ROI

Com as soluções de Marketing e Vendas da Neoway, empresas que possuem áreas de vendas e marketing têm uma importante aliada para obterem melhores taxas de ROI em suas estratégias comerciais.

Com acesso a dados únicos do mercado, que podem ser cruzados com dados internos da sua empresa, você tem a facilidade de identificar os melhores clientes, encontrar leads qualificados e embasar suas estratégias de marketing e inteligência comercial.

Miriele Almeira, do time da Algar Telecom, conta como a empresa obteve um resultado de mais 60% de ROI utilizando as soluções de Marketing e Vendas da Neoway.

A partir de tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data Analytics, as soluções da Neoway ajudam a reduzir o tempo na hora de encontrar o cliente ideal e a otimizar processos de prospecção de clientes.

Outro diferencial das soluções de Marketing e Vendas da Neoway são os indicadores de priorização e prospecção, os quais têm como objetivo apoiar na priorização das melhores empresas para prospectar por meio do mapeamento das companhias em crescimento e que são relevantes. Você conta com mais de 20 indicadores proprietários que garantem mais precisão em suas análises.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como as nossas soluções podem ajudar sua empresa a estruturar suas estratégias de prospecção e vendas e, mais do que aumentar seu ROI, ajudar no crescimento sustentável dos negócios.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura