Mapeamento de mídias adversas: como proteger a sua marca?

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O mapeamento de mídias adversas é um passo  importante para quem busca uma visão estratégica de mercado e deseja proteger o negócio de possíveis riscos. Já não é novidade que a competitividade no universo corporativo trouxe inúmeros desafios para as empresas e que o controle da reputação das marcas deve ser uma preocupação constante. 

Com o avanço da transformação digital e o aumento indescritível das informações disponíveis on-line e off-line, ter uma atenção para as informações que cercam um negócio é uma saída interessante para a proteção da imagem da empresa.

Os dados e a tecnologia, em geral, servem não só como um apoio, mas como uma solução inteligente para quem precisa acompanhar as mídias. Afinal, você sabe o que estão dizendo sobre a sua marca e como os clientes e parceiros estão envolvidos nesse processo?

O que é o mapeamento de mídias adversas?

No mapeamento de mídias adversas, o apoio da tecnologia é fundamental. Com este processo, você consegue analisar um grande volume de notícias que apresentam menções à sua marca e entender quais abordagens são um risco para a imagem e para as finanças da empresa.

Na prática, essa solução pode ser muito mais importante do que parece. Uma pesquisa realizada pela Aberje, no final de 2021, mostrou que 75% de grandes empresas já foram ameaçadas por fake news. Boatos crescem na rede e a propagação de notícias, sendo elas verdadeiras ou não, acontece de uma forma volumosa nos dias de hoje. É importante se proteger…

Ao realizar esse mapeamento de forma automatizada, você ganha agilidade e mais inteligência em seus processos. Além disso, passa a ter uma visão mais clara sobre parceiros e fornecedores, evita se envolver com pessoas ou empresas que possuem má reputação no mercado. 

Quais são as vantagens do mapeamento de mídias adversas?

Ao fazer o mapeamento, além de ficar em dia com as tendências e realizar o gerenciamento da sua marca de forma detalhada, você amplia as  mensagens positivas sobre o seu negócio.  Neste aspecto, é muito interessante descobrir quais canais são detratores e defensores e os motivos que os levam a ter essa posição.

De uma maneira ainda mais ampla, vale evidenciar outras vantagens do mapeamento de mídias adversas, que são: 

  • Agilidade e assertividade em decisões em processo de due diligence;
  • Prevenção à crises de imagem;
  • Proteção à empresa de envolvimento com pessoas ou empresas de má reputação;
  • Mitigação na ocorrência de falsos positivos;
  • Análise da variedade e credibilidade das informações;
  • Otimização nas pesquisas e leitura de notícias, etc. 

Mapeamento de Mídias Adversas e Compliance: qual a relação? 

Já imaginou se deparar com alegações falsas de corrupção, lavagem de dinheiro ou apoio a atividades ilegais relacionadas à sua marca? (E pior, encontrar tudo isso no noticiário). Além de não ser uma situação agradável, este é um grande risco para o negócio. 

Ter visibilidade sobre a existência de mídias adversas é também uma forma de reforçar uma posição crítica sobre quais fontes são confiáveis, o que é relevante e pode impactar o seu cliente e o seu negócio.  

Como a análise é feita em larga escala e com agilidade, você passa a ter uma visão ampla dos eventos (positivos e negativos) que podem influenciar sua marca. Mas, para além disso, também é possível acompanhar informações importantes sobre parceiros e fornecedores, e a possíveis processos que estejam envolvidos.

Como funciona o mapeamento de mídias adversas na Neoway?

Na Neoway, toda a inteligência dos dados ajuda o cliente a agilizar processos, ter mais segurança e assertividade nas decisões. Além de reforçar atividades que envolvem o programa de compliance da empresa, você faz o gerenciamento de marca de forma mais eficiente e otimiza o processo de due diligence.

Por meio de uma API, o indicador busca na web e classifica se a mídia realmente se refere a empresa ou a pessoa pesquisada. Após essa classificação, a Inteligência Artificial tem um papel importante para agilizar a análise das informações e garantir que os dados corretos estejam à disposição do seu mapeamento.

O indicador classifica a relação entre os termos negativos encontrados na notícia com o nome da empresa ou pessoa. Dessa forma, você possui autonomia para usar seus critérios de análise, conforme os filtros disponíveis na plataforma.

Assim, é possível acompanhar as informações e portais que julgar mais relevantes para o negócio, ter uma visão sobre regiões mais  importantes e fazer pesquisas em diferentes fontes de mídia. O melhor é que todas essas informações são incluídas automaticamente no seu dossiê de compliance. Ou seja, você pode fazer todas as pesquisas em um só lugar! 

Fale com um especialista da Neoway e entenda como funciona o mapeamento de mídias adversas. Descubra seus benefícios e aplicações e como esta solução pode ajudar a sua empresa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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