Consultar dados de veículos potencializa vendas no setor automotivo

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Índice:

  • Qual é a importância de identificar o comportamento de compra do consumidor para aumentar as vendas de veículos?
  • Como efetuar a priorização de leads no setor automotivo?
  • Quais informações devem ser buscadas para qualificar os leads no setor automotivo?
  • Afinal, como consultar dados de veículo para gerar leads e vendas?

Em um setor tão competitivo como o automotivo, as empresas que trabalham com inteligência comercial conseguem sair na frente da concorrência.

O que é inteligência comercial? É um conjunto de ações que objetivam gerar melhores resultados a partir da coleta e da análise de dados, internos ou externos, sobre o mercado em que a empresa atua. 

Com um bom software de consulta de dados, é possível organizá-los e interpretá-los de modo a embasar a tomada de decisões mais estratégicas para os negócios.

Neste artigo, veja como os dados potencializam a qualificação e priorização de leads no setor automotivo, tornando o processo comercial mais inteligente.

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Qual é a importância de identificar o comportamento de compra do consumidor para aumentar as vendas de veículos?

Ao identificar o comportamento de compra do consumidor, uma empresa, seja de qual ramo for, consegue compreender:

  • as motivações; 
  • as influências; 
  • os desejos; 
  • as necessidades; 
  • e os estímulos por trás da decisão de compra dos seus clientes.

Com isso, a empresa ganha um diferencial competitivo, além de aumentar sua capacidade preditiva para antecipar tendências e aproveitar oportunidades.

Outras vantagens de conhecer a fundo o comportamento do consumidor em sua jornada de compra incluem:

  • possibilidade de criação e otimização de soluções: já que a empresa consegue direcionar seus esforços e recursos e adequá-los às demandas para ajudar o cliente a percorrer mais rapidamente as etapas do pipeline de vendas;
  • desenvolvimento de novos produtos: já que a empresa poderá adequar suas ideias às necessidades do cliente;
  • desenvolvimento das políticas de preço: também adequando suas ofertas às expectativas dos consumidores;
  • e elaboração de ações de marketing e vendas mais eficazes e alinhadas ao perfil dos clientes, o que melhora a atração e retenção. 

Em outras palavras, a identificação do comportamento do consumidor é fundamental para traçar estratégias que levam a uma melhor eficiência nos canais de marketing e consequente aumento de vendas.

Isso vale para empresas de todos os nichos, inclusive as do setor automotivo. Imagine um cliente interessado em comprar um veículo. Ele vai passar pelas 5 etapas do processo de decisão de compra:

  1. Vai identificar o problema (“Preciso de um carro novo”).
  2. Vai pesquisar informações (“Quais estão em alta hoje? Quais as faixas de preço?”).
  3. Vai considerar as alternativas (“Será que é melhor comprar um carro seminovo?”).
  4. Vai decidir pela compra (“Já vi os prós e contras, agora é hora de bater o martelo, diante das minhas possibilidades e expectativas”).
  5. Vai vivenciar o pós-compra (“Será que recomendo esta empresa para outras pessoas? Como vou avaliar o carro e a loja na internet?”).

Uma empresa que consegue entender o comportamento desse cliente, compreendendo suas dores e necessidades (seja por meio de pesquisas de mercado, coleta de dados, análises preditivas ou outras formas de acompanhar sua jornada), vai conseguir descobrir todos os fatores que influenciam no comportamento desse consumidor (idade, renda, sexo, crenças, motivação, papel social, família etc) e atuar para que ele se interesse pelo seu veículo – e não o da concorrência.

Como efetuar a priorização de leads no setor automotivo?

Priorização de leads é uma forma de ranquear os leads com maior potencial de fechar negócio. Esse “ranking” é criado por meio de um sistema de lead scoring.

A pontuação do lead scoring é baseada em dois fatores principais:

  • no perfil dos leads em comparação com a persona da empresa
  • no seu comportamento ao longo da jornada de compra, sobre o qual falamos no tópico anterior. 

O setor automotivo pode se valer, e muito, da tecnologia do Big Data Analytics para fazer essa priorização dos leads.

Ferramentas digitais baseadas na tecnologia do Big Data Analytics tornam o uso e o entendimento de dados estratégicos mais simples, padronizados e eficazes. Suas aplicações ajudam a criar vantagem competitiva, pois permitem descobrir, apresentar e operacionalizar insights importantes para os negócios.

Por isso, essa tecnologia tem transformado o mercado e auxiliado as empresas na tomada de decisão em diferentes frentes. 

No caso do setor automotivo, as soluções tecnológicas que fazem esse tipo de análise de dados atuam desde o primeiro momento na segmentação de clientes, em busca do perfil do cliente ideal, até a prospecção de novos clientes por meio de uma qualificação de leads específica para esse segmento.

  • Segmentação da carteira de clientes: as plataformas podem mesclar os dados da carteira de clientes da empresa ou de listas externas com grandes volumes de informações de mercado, o que gera um panorama mais amplo para o agrupamento.
  • Qualificação de leads: essas soluções conseguem ampliar a análise e trazer scores voltados diretamente para o setor automotivo. Elas apresentam indicadores sobre o perfil dos compradores de carros, aliados a outros dados modelados de fontes externas. Assim, é possível chegar a diferentes atributos e refinar o perfil de um prospect.

Juntas, essas informações permitem qualificar e priorizar os leads, potencializando, assim, o tempo das equipes de marketing e vendas, que podem focar seus esforços em contatos muito mais aptos à conversão.

Quais informações devem ser buscadas para qualificar os leads no setor automotivo?

Estas são as informações fundamentais para a qualificação de leads no setor automotivo, seja para concessionárias ou fabricantes de veículos:

  • quais são as marcas e modelos de preferência dos clientes;
  • qual é sua propensão para a troca de veículo; 
  • qual é o potencial de consumo dos clientes; 
  • em qual região o cliente mora e onde trabalha; dentre outras.

Afinal, como consultar dados de veículo para gerar leads e vendas?

A melhor maneira de consultar dados sobre potenciais compradores de veículos e dados dos veículos propriamente ditos é com o uso de uma solução de Big Data Analytics, como já detalhamos anteriormente.

A Neoway Motors, por exemplo, é uma solução voltada para três aspectos fundamentais para um aumento de vendas no setor automotivo:

  • criação de score de comportamento de compra veicular;
  • inteligência comercial;
  • leads mais qualificados.

Essa solução permite acessar scores veiculares atrelados a dados de pessoas e potencializar o processo de prospecção de uma empresa.

Ela permite entender o comportamento de compra veicular dos consumidores brasileiros por meio de scores personalizados, a partir de dados como:

  • potencial de consumo
  • categoria veicular;
  • fidelidade à marca; 
  • propensão de troca; 
  • preferência por novo ou usado; 
  • forma de pagamento;
  • marcas Premium.

Em outras palavras, o Neoway Motors permite qualificar e priorizar os leads de uma empresa, direcionar melhor os vendedores e criar ofertas personalizadas de acordo com as preferências do público, a capacidade de pagamento e o momento ideal de compra.

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre as soluções de Marketing e Vendas aplicadas ao setor automotivo.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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