Compliance: Desafíos no setor público – Entenda mais

SCROLL DOWN

O setor público lida com muito poder e influência, por isso é altamente vulnerável a inconformidades em suas relações. Para evitar problemas como conflitos de interesse, práticas de gestão e de compliance no setor público são essenciais. Elas garantem a ética e a transparência, além de  possibilitarem a identificação e a prevenção de riscos.

Essas ações são fundamentais para fortalecer a integridade da administração pública e fortalecer a governança perante a sociedade. Afinal, é preciso não apenas manter a lisura nos processos dos órgãos públicos, mas também sua reputação.

Neste artigo, iremos explicar todos os fatores que impactam o compliance no setor público: quais são os riscos, as melhores práticas e os desafios da administração pública para manter-se em conformidade.

Como o compliance afeta o setor público?

Infográfico: Como o compliance afeta o setor público?

No contexto do setor público, o compliance tem como objetivo assegurar o cumprimento das leis, normas e regimentos que exercem influência sobre a administração pública. Busca-se impor uma conduta ética e definir mecanismos de controle e garantia da lisura dos servidores públicos.

De fato, nesse setor, o compliance se manifesta, principalmente, por meio da legislação. Casos como a Lei de Responsabilidade Fiscal e, em especial, a chamada Lei Anticorrupção são importantes ferramentas para garantir a correção dos agentes e instituições públicas.

Diferentemente do que acontece no setor privado, o compliance no setor público busca controlar desvios de recursos e conflitos de interesse, banir relações público-privadas desonestas e evitar a ocorrência de escândalos envolvendo os agentes públicos.

A implementação de diretrizes éticas por meio de políticas de compliance refere-se diretamente à reputação da empresa pública perante a sociedade. A redução de desvios éticos e práticas de corrupção trazem mais credibilidade ao setor público e, assim, beneficia a economia e a imagem do País no mundo.

Quais são os riscos inerentes a esse setor?

Infográfico: Quais são os riscos inerentes a esse setor?

Na esfera pública, os riscos de compliance estão no não cumprimento de leis e das normas, bem como na ocorrência de ações antiéticas ou abusivas.

Quando esses riscos comprometem áreas mais vulneráveis à desvios de conduta, especialmente nos setores que lidam com licitações e contratos, há mais possibilidades para grandes escândalos de corrupção.

Além disso, é preciso somar o risco reputacional que compromete a imagem das instituições. A percepção negativa do setor público pela sociedade, investidores, reguladores e empresas pode prejudicar a capacidade das instituições em manter relações saudáveis e estabelecer novos negócios. Devido a sanções, esses órgãos podem perder acesso a fontes de financiamento.

Acesse também nosso Guia de Prevenção à fraude: conceitos e boas práticas para reduzir riscos

Melhores práticas e desafios do compliance no setor público

As mais recentes legislações acerca do compliance no setor público tratam de definir as melhores práticas a serem adotadas na administração.

O art. 7º da Lei Anticorrupção destaca que é dever das instituições públicas garantir “a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica”.

Por sua vez, o Estatuto das Estatais (Lei 13.393/16) torna obrigatória, por parte das empresas públicas e sociedades de economia mista, a adoção de regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e controle interno. Segundo o art. 9º, essas medidas deve abranger:

“I – ação dos administradores e empregados, por meio da implementação cotidiana de práticas de controle interno;

II – área responsável pela verificação de cumprimento de obrigações e de gestão de riscos;

III – auditoria interna e Comitê de Auditoria Estatutário”.

Além disso, a lei determina a elaboração e divulgação de Código de Conduta de Integridade. O documento deve estipular, entre outras ações, medidas já consagradas de compliance, como:

“III – canal de denúncias que possibilite o recebimento de denúncias internas e externas relativas ao descumprimento do Código de Conduta e Integridade e das demais normas internas de ética e obrigacionais (…);

VI – revisão de treinamento periódico, no mínimo anual, sobre Código de Conduta e Integridade, a empregados e administradores, e sobre a política de gestão de riscos, a administradores”.

Outro exemplo da forte tendência que se tornou o compliance no setor público na última década é a Lei nº 13.848/15. que trata das agências reguladoras.

A legislação dispõe a necessidades desses órgãos de “adotar práticas de gestão de riscos e de controle interno e elaborar e divulgar programa de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção”.

É importante destacar também que, embora sejam importantes, tais normas não são o suficiente para garantir a integridade e conformidade na administração pública. É preciso implementar programas voltados para essas ações, e o Estado deve dar o exemplo na busca por mais ética e transparência.

Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a administração pública a superar os desafios do compliance. Fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura