Como o uso do Big Data em marketing impulsiona crescimento de negócios em todos os setores

SCROLL DOWN

Índice

  • Qual é o papel do Big Data em marketing?
  • Como os dados são recolhidos no marketing digital?
  • Como utilizar o Big Data de maneira eficiente em campanhas de marketing?
  • Como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina impactam o marketing analytics? 
  • Como usar os dados para potencializar a inteligência de negócios?

O uso do Big Data em marketing não é mais uma questão de escolha. Na realidade, as empresas que não utilizam os dados para embasar suas campanhas estão há léguas de distância daquelas que aplicam o marketing analytics. 

Em todo o mundo, os melhores profissionais são impulsionados pela revolução do marketing baseado em dados. Assim, o uso das informações coletadas na web tornou-se a principal ferramenta para a tomada de decisões inteligentes e o crescimento exponencial de negócios. 

Se você quer saber como o Big Data em marketing está transformando todas as indústrias ao converter dados brutos em inteligência de negócios, continue a leitura. Neste artigo, saiba como essa ferramenta impacta os setores responsáveis pelas vendas. 

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Qual é o papel do Big Data em marketing?

Big Data é o nome dado à quantidade massiva de dados coletados e armazenados na web. As plataformas analíticas trabalham ininterruptamente na coleta de informações dos usuários. Ou seja, é um banco de dados de crescimento contínuo. 

Para o marketing, isso representa não apenas uma quantidade inesgotável de informações para campanhas segmentadas, mas também a possibilidade de utilizá-la de forma inteligente para obter resultados ainda melhores

Por meio da análise e interpretação dessas informações, os profissionais podem se orientar. Nesse cenário, os dados se tornam a “bússola” que direciona campanhas de marketing e vendas rumo ao sucesso. 

Como os dados são recolhidos no marketing digital?

Enquanto bilhões de pessoas navegam pela internet todos os dias, as ferramentas de análise realizam seu trabalho de recolher dados sobre elas. Essas informações podem ter cunho demográfico, geográfico, psicográfico (interesse) ou comportamental. 

Isso quer dizer que, quanto mais as pessoas acessam a rede mundial de computadores, mais possibilidades para o marketing são geradas. 

Como utilizar o Big Data de maneira eficiente em campanhas de marketing?

Com a imensidão de dados recolhidos na web, abre-se um leque infindável de possibilidades para a realização de campanhas de marketing e vendas. Nesse sentido, é possível utilizar a inteligência de dados em todas as etapas: planejamento, execução e mensuração. A seguir, veja algumas de suas formas de aplicação. 

  • Avaliação de tendências: verificação de padrão de comportamento do consumidor para descobrir novas possibilidades de crescimento.
  • Personalização de campanhas: hiper direcionamento para audiências específicas em qualquer canal de marketing.
  • Criação de conteúdo: mensagem customizada para diferentes audiências.
  • Monitoramento: vigilância constante de menções sociais, referências em outros sites etc.
  • Previsão de demanda: crescimento previsível com base em padrões de comportamento.
  • Concorrência: análise de concorrentes para obtenção de insights e outras vantagens competitivas.
  • Análise de métricas: apuração e armazenamento de dados para avaliação aprofundada e uma tomada de decisão mais certeira.
  • Compreensão da jornada do cliente: observação contínua do caminho percorrido pelo consumidor até a compra.

Naturalmente, existem muitas outras formas de se utilizar o Big Data em prol de ações de marketing digital. O importante, nesse caso, é aliar a capacidade de planejamento e análise humana ao potencial gerado pelos números. 

Como a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina impactam o marketing analytics?

A Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina exercem um papel fundamental no marketing de dados. 

Por meio da modelagem de dados, é possível criar modelos preditivos para aplicação em diversas tarefas, como a composição de relatórios, recomendações automáticas de melhoria e segmentação automática, apenas para citar alguns exemplos.

Já o machine learning permite a melhoria contínua para tomar decisões cada vez mais precisas. 

Como usar os dados para potencializar a inteligência de negócios?

Um dos conceitos mais modernos do ambiente de marketing é a aceleração em espiral. Trata-se do uso de dados para acelerar o crescimento de um negócio de qualquer tamanho. 

Exatamente por seu caráter evolutivo, descreve etapas de desenvolvimento que ocorrem em paralelo à maturidade digital do negócio. Em outras palavras, sua capacidade analítica de uso do Big Data. 

Com o On Target, sua empresa contará com Inteligência Artificial preditiva para identificar o tamanho exato do seu mercado (TAM e SAM) com muito mais agilidade.

Com a inteligência preditiva da Neoway, você poderá aumentar em até 5x o valor do ticket médio de novos clientes. A solução também oferece o melhor algoritmo de recomendação do mercado, o qual lê os dados do seu CRM e faz cruzamentos com dados Neoway para que seu time comercial venda mais para o cliente ideal.

Se você deseja desenvolver o seu negócio com o uso eficiente de dados, fale com um de nossos especialistas e conheça o On Target.

Descubra quais empresas são aderentes ao seu negócio e receba recomendações das melhores oportunidades de negócio com o On Target.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura