Dicas para fazer um Pitch de Vendas de sucesso

SCROLL DOWN

Importante para qualificar e conhecer mais a fundo as características de um potencial cliente, o pitch de vendas é uma forma de alinhar as expectativas entre a empresa e o futuro comprador do produto/serviço.

Mas, apesar de ser uma ferramenta essencial para uma estratégia de negócios bem-sucedida, muitas empresas não o conhecem e nem sabem como realizar um bom pitch de vendas.

Neste post, veja o que é um pitch de vendas, como fazer um, exemplos e como o Big Data Analytics ajuda a criar uma segmentação de clientes ideais para serem contatados.

O que é um pitch de vendas?

Priorizar o tempo da equipe comercial, focando os esforços em contatos mais aptos a se tornarem clientes e consequentemente gerar muito mais resultados para a empresa, parece ser uma boa ideia, certo? E é. Por isso, o pitch de vendas é tão importante, já que é por meio dele que as empresas podem qualificar seus leads e captar mais clientes.

Da tradução literal do inglês, pitch significa discurso. Portanto, ele nada mais é do que a forma como a empresa se comunica para cativar alguém que está interessado no seu produto.

No entanto, o diferencial está na forma como este discurso é feito; na verdade, ele deve seguir o caminho de uma conversa: precisa estar alinhado ao cenário de negócios de quem será abordado, buscando compreender seus problemas e necessidades. 

Só então é possível mostrar todos os benefícios que o produto ou serviço vai levar a esse potencial cliente. No pitch de vendas, o cliente é quem está no centro das atenções.Assim, ao contextualizar uma solução à realidade e ao mercado em que o lead atua, ela ganha mais força e gera mais interesse. 

Com esta abertura, o vendedor pode, então, realizar uma apresentação comercial aprofundada e entrar nos detalhes específicos e nos benefícios diretos para quem mostra propensão em adquirir o produto e se encaixa no que a empresa procura.

Caso não seja o momento apropriado para fechar negócio ou não haja sinergia entre as necessidades do prospect e a solução oferecida, o lead pode ser descartado por hora ou até definitivamente.

Qual a sua importância?

Quando feito da maneira correta, o pitch de vendas é fundamental para que o lead avance dentro do funil de vendas. Da mesma forma, quando é mal-executado, todo o potencial desse contato pode ser desperdiçado.

Todo produto ou serviço, não importa quão espetaculares sejam, precisam de um bom pitch de vendas. Afinal, é preciso demonstrar para o futuro cliente que aquela solução pode solucionar seus problemas e agregar valor à sua experiência.

Não à toa, uma abordagem de vendas eficaz é um dos recursos mais importantes para o time comercial, ajudando a manter o lead engajado ao longo de todo o pipeline e, idealmente, conduzindo-o a um fechamento mais rápido.

De fato, mesmo que a qualidade ou as funcionalidades do produto ou serviço sejam os fatores que mais pesem para a decisão do lead, a percepção de valor e, como consequência, a decisão de compra, também vão depender fortemente do que for apresentado no pitch de vendas.

Leia mais: Venda consultiva: o que é e como usar para conquistar clientes

Como fazer um pitch de vendas atrativo?

Infográfico: Como fazer um pitch de vendas atrativo

Estude a persona

A pesquisa sobre a persona do negócio é parte fundamental da preparação do pitch de vendas. É preciso ter um conhecimento prévio do possível cliente, seu setor e formas de atuação, possíveis problemas enfrentados, metas, desafios, histórico, entre outras características. Além disso, é preciso saber quem vai ouvir a apresentação e o histórico desses tomadores de decisão.

Nesta etapa, é importante evitar achismos e suposições. Toda a pesquisa deve se basear em dados concretos, coletados de diferentes fontes, para que não haja lacunas ou informações incorretas no momento da abordagem.

Leia mais: Qualificação de leads: saiba quais os passos até fechar uma venda

Entenda como seu produto ajuda o cliente

Como vimos, grande parte da decisão de compra passa pela percepção da proposta de valor por parte do futuro cliente. 

Nesse sentido, é imprescindível que os profissionais de venda entendam as vantagens da solução oferecida para clientes, sejam elas econômicas, sociais, ambientais ou tecnológicas.

É preciso saber como ela resolve algum problema, gera economia, melhora o posicionamento estratégico, reduz tempo, aumenta o lucro, otimiza os processos, traz benefícios socioambientais etc.  Em outras palavras, é preciso estar preparado para entender o que o lead precisa e quais funcionalidades o ajudarão a resolver esses problemas.

Prepare-se para as objeções

Objeções são algo natural do processo comercial e elas certamente aparecerão durante o pitch de vendas. Sejam relacionadas ao valor, às funcionalidades ou simples desconfiança, é preciso que o profissional de vendas esteja preparado para rebatê-las quando elas acontecerem.

Para contornar as objeções que surgirem, a etapa de estudo é fundamental. Ao conhecer e compreender o prospect, o vendedor saberá quais são suas reais necessidades e desafios, o que tornará a proposta de valor mais atraente.

No entanto, vale notar que não existe discurso mágico contra objeções. Por mais preparada que a apresentação seja, relutâncias e dúvidas podem surgir a qualquer momento.

Sempre que uma objeção surgir, é preciso que o profissional de vendas escute atentamente o lead, sem interrompê-lo. Os mais experientes inclusive possuem alguns gatilhos prontos para contornar essas situações, como:

Infográfico: Melhores gatilhos para contornar objeções em pitch de vendas
  • Esse é o único entrave para seguirmos adiante?
  • A solução apresentada vai ajudar você a resolver seus problemas?
  • Se eu resolver [a objeção apresentada], fechamos negócio?
  • Muitos clientes passam pela mesma experiência. Veja como esse assunto pode ser tratado.

Adapte seu discurso para diferentes canais

Cada cliente é diferente do outro e, por isso, o pitch de vendas não pode ser o mesmo. Além das características que já citamos, cada lead precisa de uma linguagem diferente, que vai depender do momento em que ele está na jornada de compra e da familiaridade dele com a solução da empresa.

E essa adaptação deve ocorrer também em função do canal utilizado; é o objetivo que dita a maneira de agir. Nas abordagens feitas por meio de cold calling, por exemplo, a educação e a objetividade são fundamentais para o sucesso do discurso.

Apresente casos de sucesso

Geralmente, a estrutura de um pitch de vendas tradicional não contempla a apresentação de casos de sucesso, mas essa pode ser uma estratégia que pode fazer toda a diferença, especialmente com contatos mais relutantes.

Neste ponto, o vendedor pode destacar alguns casos de sucesso no mercado, falando de referências positivas de outros clientes – sobretudo se forem marcas reconhecidas -, a experiência em atuar com tal segmento e a expertise adquirida. Isso ajudará na percepção de autoridade e credibilidade por parte do cliente.

Leia mais: Storyselling: Como contar histórias que geram vendas

Com quais leads falar?

Para ter sucesso, uma equipe comercial deve entrar em ação apenas para falar com as pessoas certas e no momento certo. 

Abordar leads que ainda não estão prontos para receber uma oferta ou que não estão dentro de um perfil de cliente ideal pode afastá-los ou trazer clientes com expectativas dissonantes às da empresa.

Por isso, antes de conquistá-los de vez, é preciso fazer a qualificação de leads. E neste momento o pitch de vendas também pode ajudar.

Ao buscar informações, trocar ideias e se aprofundar nas dificuldades do possível cliente, os vendedores conseguem entender se a solução a ser oferecida pode de fato ajudá-los a superar tais obstáculos e atender suas expectativas. Ou se o que o cliente busca – ou da forma que busca – não está ao alcance da empresa.

Este alinhamento de perspectivas ajuda não só a concretizar um bom negócio como evita que ele logo se desfaça, levando a perda de clientes (churn). 

Novos processos e tecnologias também vêm ajudando a resolver este desafio de segmentar o mercado e qualificar potenciais clientes antes que cheguem à sua empresa. Um deles é o uso de ferramentas digitais de Big Data Analytics.

Elas permitem mesclar dados internos com grandes volumes de informações de mercado, possibilitando que seja traçado um perfil ideal de cliente a ser atingido. 

Pode-se agrupar leads por características como faturamento histórico, data de abertura, nível de atividade e até em que regiões há mais probabilidade de encontrá-los.

Assim, a equipe de vendedores atua sem perder tempo, contando com um mailing de mais valor e com uma alta probabilidade de conversão.

Saiba mais neste episódio do podcast Bites & Business que mostra os caminhos do Big Data e Inteligência Artificial para errar menos, entregar valor e acertar na estratégia comercial

Exemplos de pitch de vendas

Infográfico: Exemplos vencedores de pitch de vendas

Pitch de vendas para agregar valor

O erro de muitos vendedores é acreditar que o pitch de vendas seja um monólogo, em que se fala o tempo inteiro para convencer o cliente. 

No entanto, um dos pontos mais importantes de uma abordagem comercial é ouvir o potencial cliente.

Pessoas gostam de ser ouvidas, ainda mais quando o interlocutor está verdadeiramente prestando atenção ao que elas têm a dizer. 

O profissional de vendas que percebe isso gera rapport e consegue identificar oportunidades para gerar valor para o cliente a partir de necessidades que ele mesmo aponta.

Exemplo: após ouvir o que o lead tem a dizer, o vendedor diz “de acordo com seu relato sobre sua experiência com [detalhes sobre a experiência], minha sugestão é que adotemos [ação para gerar valor] para conseguir [resultado esperado]. Isso vai trazer [benefícios e vantagens] para o seu trabalho”.

Pitch de vendas baseado em dados

Quando o cliente entende rapidamente o que está sendo apresentado, torna-se mais fácil iniciar uma conversa, quebrando o monólogo do vendedor e engajando-o na abordagem. 

Nesse sentido, um pitch de vendas que traga dados é uma boa alternativa para que o vendedor consiga ser objetivo e curto, ao mesmo tempo que comprova a importância de resolver um problema que pode ser tratado pelo produto ou serviço oferecido.

Exemplo: em vez de dizer “otimizar seu e-commerce para dispositivos móveis é uma prioridade no mercado atual”, pode-se dizer “mais de 80% dos acessos a sites de e-commerce atualmente são feitos por meio de dispositivos móveis”.

Pitch de vendas de perguntas

Quando o vendedor já conhece bem seu cliente e esse entende o valor da solução apresentada, o pitch de vendas pode tomar um rumo diferente. 

Em vez de realizar uma apresentação repleta de afirmações, o profissional de vendas pode trabalhar com perguntas.

Essa abordagem é interessante para que o leitor reflita sobre o que lhe é apresentado. E esse é o poder das perguntas: mesmo que ele não concorde com o que foi dito, um questionamento nos leva a buscar uma resposta.

Quando feito com o lead certo e na hora certa, o pitch de vendas de perguntas pode fazer com que o futuro cliente entenda mais facilmente os impactos da solução para resolver seus problemas. Afinal, ele mesmo falará das vantagens, o que, naturalmente, aumenta seu engajamento.

Exemplo: no lugar de “o uso do nosso software ajuda a reduzir os custos das suas operações”, é possível dizer “você acredita que a otimização dos seus processos é capaz de reduzir os custos das suas operações?”.

Quer conhecer os caminhos para encontrar o cliente certo, na hora certa? Assista nosso webinar sobre o assunto:

Conclusão

O pitch de vendas é uma das armas mais poderosas de qualquer vendedor. Quando bem-estruturado, consegue aumentar as chances de conversão e gerar melhores resultados para a empresa.

Em um mercado altamente dinâmico e competitivo, é preciso que a abordagem aos potenciais clientes seja o mais eficaz possível. 

E isso passa por vendedores que saibam ser persuasivos desde o primeiro contato com o lead, ajudando-os a enxergar o valor na proposta apresentada.Saiba como as soluções Neoway podem ajudar a sua empresa a otimizar os processos de qualificação de leads, segmentação de clientes e definição do perfil de cliente ideal para a criação de um pitch de vendas mais certeiro e eficiente. Fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura