Storyselling: como contar histórias que geram vendas

SCROLL DOWN

Storyselling é uma importante ferramenta para marketing e vendas, combinando a arte de contar boas histórias com estratégias que visam a aumentar a percepção da marca e a taxa de conversão.

Neste post, veja o que é storyselling, como funciona, suas diferenças para storytelling, seus benefícios, as etapas mais importantes, como estruturar uma boa história e quais ferramentas podem auxiliar nesse processo.

Acompanhe!

O que é Storyselling?

Storyselling é uma estratégia que se baseia em técnicas de escrita que mesclam conteúdo e vendas para engajar o público por meio de histórias que levem as pessoas a entenderem e perceberem as vantagens de adquirir um produto ou utilizar um serviço específico.

Assim, em vez de simplesmente apresentar as características da solução para o potencial cliente por meio de um texto de vendas, o storyselling busca criar um enredo que atraia a atenção do leitor e faça com que ele, de forma natural, se interesse e se relacione com o conteúdo apresentado.

Essa estratégia se baseia no fato de que, principalmente no mercado B2C, a decisão de compra é altamente influenciada pelas emoções.

Para isso, o storyselling lança mão de gatilhos mentais e de argumentos de vendas dentro dos seus enredos de forma a estimular a decisão de compra.

Seu objetivo é, portanto, fazer com que a empresa se destaque em meio à concorrência, apresentando-se de forma menos invasiva, uma vez que essa é uma estratégia que foca em uma abordagem mais natural e interessante para o consumidor.

Além disso, o storyselling é um recurso valioso para apresentar informações de caráter técnico sobre um produto ou serviço de forma mais atraente e menos maçante.

Ao criar um vínculo mais próximo com o consumidor, essa estratégia usa de boas histórias para facilitar sua conversão.

Como funciona o processo de Storyselling?

O storyselling deriva do storytelling (veremos suas diferenças mais adiante), isto é, são ferramentas que compreendem o natural interesse dos seres humanos por boas histórias e se utilizam disso para engajar os consumidores e tentar manipular sua decisão de compra.

A proposta do storyselling, como vimos, é criar um enredo que consiga, ao mesmo tempo, cativar e conquistar o leitor e apresentar a empresa e suas soluções.

Busca-se, com isso, quebrar barreiras que naturalmente surgem quando o foco de uma mensagem é a venda, superando objeções e construindo vínculos mais estreitos com clientes em potencial, muitas vezes sem que eles sequer saibam que algo lhes está sendo oferecido.

Para alcançar esses objetivos, o storyselling lança mão de alguns elementos de narrativa, de forma a criar uma história em torno da marca que fisgue o leitor com emoção e lógica e o engaje a seguir adiante.

No caso do storyselling, o enredo deve levar o consumidor a uma conclusão que seja significativa para a marca, ou seja, induzi-lo a uma ação que o faça avançar no funil de vendas.

Vejamos um exemplo: uma empresa oferece serviços para aumentar o desempenho de sites na internet.

Para criar uma boa história ao redor desta temática, a estrutura dela deve conter alguns elementos narrativos, tais como:

  • O dia a dia do consumidor que, por conta da lentidão do seu site, sofre com tráfego baixo;
  • O gatilho mental que faz com que o leitor perceba que essa rotina está sendo prejudicial para os seus negócios e é necessário mudar;
  • A busca por uma solução para esses problemas, e as dúvidas e escolhas que esse processo acarreta;
  • A apresentação de produtos e serviços que podem resolver essas questões;
  • A resolução do problema a partir das soluções oferecidas pela marca.

Diferenças entre Storytelling e Storyselling

As diferenças entre storytelling e storyselling partem das palavras que compõem essas empresas. “Tell” (contar) e “sell” (vender) já demonstram que as duas estratégias caminham por estradas diferentes – mas conectadas.

O storytelling pode ser definido como o ato de contar histórias. E não se trata de algo restrito a marketing e vendas.

A contação de histórias acompanha os seres humanos desde o princípio, da transmissão de conhecimento oral até os registros escritos.

Trata-se, portanto, de um termo bastante abrangente e que todas as pessoas, conscientemente ou não, fazem todos os dias.

Baseado nisso, no marketing, o storytelling passou a ser utilizado com uma forma de despertar emoções e gerar identificação com os usuários, criando um relacionamento e uma sensação de proximidade com o público.

Como comentamos, em muitos cenários a decisão de compra é uma decisão emocional. E é assim que o storytelling pode auxiliar os times de marketing e vendas, fazendo com que as pessoas se identifiquem com as mensagens passadas por marcas e empresas.

O storyselling surge justamente desta avaliação. Trata-se da convergência entre conteúdo e vendas com o objetivo de motivar decisões de compra.

Para isso, como vimos, o storyselling lança mão de argumentos de vendas e gatilhos mentais dentro das histórias que conta (storytelling) para estimular essa decisão e a conversão.

Benefícios de utilizar o processo de Storyselling

Storyselling: benefícios de utilizar este processo

Humaniza a marca

Os sentimentos de proximidade e identificação gerados pelo storyselling trazem como grande benefício a humanização da marca

Embora o marketing de conteúdo, quando bem feito, já contribua nesse sentido, é o storyselling que o torna mais assertivo.

Afinal, uma história bem construída e que se relacione com a realidade do leitor faz com que ele passe a perceber a marca também pelo seu lado mais humano.

Desperta emoções

O storyselling se comunica com os consumidores com o objetivo de despertar emoções, algo que dificilmente seria alcançado com conteúdos técnicos sobre os produtos e soluções que a empresa oferece.

Esses materiais têm seu valor para solucionar dúvidas e auxiliar o consumidor, mas trata-se de uma abordagem totalmente racional.

O storyselling busca justamente gerar emoções para estimular o comportamento do consumidor de maneira diferente.

Gera confiança

A partir do momento em que o leitor enxerga o lado humano da marca, está imerso em emoções e se engaja no enredo da história, é natural que ele passe a confiar mais na empresa e no que ela tem a oferecer.

Quando a história é bem contada, o consumidor vai querer usufruir dos mesmos benefícios que o protagonista que enfrenta os mesmos desafios e busca as mesmas soluções.

Cria vantagem competitiva

Com a internet, os usuários são bombardeados a todo instante com mensagens de empresas e outras pessoas.

Embora em muitos casos essas mensagens diretas e mais invasivas funcionem bem, o usuário tende a enxergá-las apenas como uma ação, que pode ser repetida da mesma forma, com qualquer outra marca, desde que haja benefícios para ele.

Com o storyselling, cria-se um vínculo com o consumidor, aumentando seu engajamento com a marca e seus produtos ou serviços.

Assim, ao trabalhar com suas emoções, a empresa consegue se diferenciar das demais aos olhos desse usuário, inclusive aumentando as chances de fidelização por conta disso.

Diversifica a abordagem de vendas

O storyselling é uma estratégia complementar de vendas. Como vimos, todas as outras abordagens têm seu valor e seguem sendo válidas para gerar bons resultados.

No entanto, essa estratégia ajuda a marca a conquistar mais relevância, sobretudo no ambiente digital, e impactar os consumidores de uma forma diferente e mais profunda, além de uma mera compra feita quase que automaticamente.

Outras vantagens do storyselling que merecem ser citadas são:

  • Cria uma audiência responsiva;
  • Explica o diferencial da marca;
  • Torna a marca memorável.

4 etapas importantes para executar um bom Storyselling

Storyselling: 4 etapas importantes para executar o storyselling

Contexto

Cada consumidor tem suas próprias dores e é impactado por circunstâncias diversas que podem influenciar na sua decisão de compra.

Entender esse contexto e as motivações de cada pessoa no negócio é essencial para criar uma narrativa que seja atraente e engajadora.

Personagens

O protagonista da história deve ser sempre o consumidor. Afinal, é preciso que ele se identifique com o contexto e com os eventos que se desenrolam ao longo do enredo, criando, assim, uma conexão com a marca e um interesse pelas soluções que vão auxiliá-lo

E, para isso, é preciso ter as pessoas do negócio muito bem definidas.

Por sua vez, o antagonista, ou vilão, devem ser as dores que afligem o consumidor. Nesse ponto, vale notar que esse personagem será sempre um problema específico, e não uma pessoa.

Ponto Central

É o momento da história em que surge o problema que precisa de uma solução. Neste ponto, é preciso fazer referência a essas necessidades do consumidor e também destacar o fato de que há um produto ou serviço que pode atendê-las perfeitamente.

No storyselling, é fundamental que os objetivos sejam sempre muito claros – e, nesse caso, é sempre a conversão.

Final

Uma vez que foi criada a conexão com o consumidor e que as melhores soluções lhe foram sugeridas para resolver o seu problema, é importante demonstrar o valor desse produto ou serviço, destacando seus benefícios.

O enredo deve ser finalizado de forma que a solução apresentada agregue mais valor à marca e que seja o grande diferencial para o desfecho positivo do protagonista.

Além disso, a história deve ser finalizada com uma chamada para a ação.

Mas como estruturar um Storyselling? 4 dicas essenciais

Storyselling: 4 etapas importantes para executar o storyselling

Conheça o seu público

O primeiro passo para estruturar o processo de storyselling é conhecer a fundo a audiência da empresa.

Para isso, é necessário fazer uma análise do perfil de todas as pessoas que formam o público-alvo da marca e, a partir dessa definição, criar as personas do negócio, com informações sobre seus gostos, interesses, dores, canais prediletos, entre outras.

Explore os diferenciais do seu produto/solução

Antes de redigir a história, é importante elencar as principais características do produto ou serviço que será oferecido.

Esse passo servirá para criar mensagens que sejam mais direcionadas às necessidades das personas e a que tipo de histórias é possível associá-las. O objetivo é facilitar a criação de vínculos entre consumidor e marca.

Aposte em simplicidade e transparência

O storyselling deve ser objetivo e focado na conversão. Por isso, é fundamental evitar histórias mirabolantes e que se desconectam da realidade da pessoa.

O foco não é criar uma nova obra-prima da literatura, mas desenvolver um enredo que engaje o leitor e fisgue-o imediatamente. Para isso, é preciso lembrar de gerar emoções.

Escolha os canais por onde a história será transmitida

A definição das personas do negócio vai ajudar na identificação dos melhores canais de comunicação para realizar a abordagem e distribuir as histórias.

Ter essa informação é vital para definir o formato da mensagem e as demais estratégias de comunicação.

Afinal, o usuário que deve ser atingido pelas redes sociais merece uma abordagem diferente daqueles que preferem e-mails ou outras mídias.

Veja como as soluções de Sales & Marketing da Neoway podem ajudar sua empresa

A Neoway, por meio de suas plataformas digitais, oferece soluções ideais para as empresas que querem melhorar seu processo de vendas.

Nossas ferramentas de Sales & Marketing centralizam, organizam e entregam tudo o que você precisa para definir suas estratégias de marketing e vendas.

Com elas, você tem mais precisão e produtividade para entender seu mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil do seu melhor cliente e gerar leads mais qualificados.

A plataforma de Sales & Marketing abrange ferramentas como:

Neoway B2B Intelligence

O Neoway B2B Intelligence permite o acesso a uma base de dados com todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

Com essa ferramenta, é possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial da empresa.

Com o B2B Intelligence, sua empresa consegue descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar os resultados com outras ferramentas da Neoway para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes e conhecer em detalhes o perfil dos seus leads.

Você também pode acompanhar cada etapa da evolução do funil de vendas, transferindo, descartando e aprimorando o potencial da força de vendas.

Neoway B2B2C Intelligence

O Neoway B2B2C Intelligence tem acesso a uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil: idade, localização, renda estimada, profissão, histórico funcional, probabilidade empregatícia, entre outros.

Por meio da integração com outras aplicações Neoway, permite conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial, além de realizar pesquisas e aplicar filtros para gerar leads mais qualificados.

Neoway Digital

O Neoway Digital é uma ferramenta que realiza a integração de dados online e offline, além da identificação e segmentação de leads e a ativação por canais digitais.

Com ela, a empresa consegue identificar os visitantes do seu site, combinando dados do comportamento online das pessoas com informações offline e segmentando-as por meio de cruzamentos inteligentes.

Com o Digital, você também pode conhecer a fundo os leads que entram no site da sua empresa por meio de formulários, landing pages e overlays de captura, além de criar segmentações com base nos perfis de leads identificados e desenvolver ações de vendas mais personalizadas.

Recapitulando sobre Storyselling

Storyselling: recapitulando sobre storyselling

O storyselling é uma excelente estratégia complementar às ações de marketing e vendas que a empresa já realiza.

Enquanto outros materiais podem focar em conteúdos mais técnicos e focados na resolução das dúvidas dos consumidores, o storyselling traz elementos narrativos mais elaborados e foca em contar histórias que ajudem a atrair o público e aumentar seu engajamento para com a marca.

Ao contar boas histórias, que mexem com as emoções das pessoas, a empresa consegue ser percebida de forma mais humanizada pelos usuários, criando um forte sentimento de identificação entre consumidor e marca.

Como resultado, é possível fazer com que o lead avance no funil de vendas de forma mais natural e menos invasiva, processo que colabora para aumentar a conversão e fidelização dos clientes.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing e vendas?

Então confira Bytes & Business, o podcast da Neoway sobre o poder dos dados para impulsionar negócios.

E se deseja saber como as soluções Neoway podem ser aplicadas no seu negócio, fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura