Phygital: quais os impactos para a experiência do consumidor?

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Não é novidade para ninguém dizer que o avanço da tecnologia tem mudado a forma como consumimos e nos comunicamos. Os consumidores de hoje têm acesso a muito mais informação e, por conta disso, estão cada vez mais exigentes e mais “infieis”.

E, nesse contexto, estratégias como o phygital são essenciais. Neste post, veja o que é phygital, qual é a sua importância e como as empresas podem aplicá-lo. Acompanhe!

O que é phygital?

Phygital é um conceito cujo nome vem da junção das palavras physical (físico, em inglês) e digital. Trata-se da combinação de estratégias off-line (físicas) e on-line (digitais) para promover o engajamento e tornar a experiência do consumidor mais atraente e integrada.

Nesse sentido, o conceito de phygital está intimamente relacionado a outro termo em alta: o omnichannel. Ambas as estratégias buscam criar uma experiência mais fluida para os consumidores por meio da integração entre canais. E o omnichannel é ponto-chave para a viabilização de uma estratégia digital.

Qual sua importância

Infográfico: Quais as vantagens da estratégia phygital

A decisão de compra dos consumidores já não se limita ao preço do produto ou serviço que ele pensa em adquirir. Promover uma boa experiência do usuário é fundamental em qualquer canal de venda, seja na loja física ou no ambiente digital.

A experiência phygital vem ao encontro dessa demanda, otimizando a jornada do cliente e aprofundando sua relação com as marcas das quais consome. Afinal, o cliente atual busca uma experiência mais integrada, em que possa comprar e se comunicar com a empresa por onde preferir, podendo migrar de canal assim que quiser.

Como vimos, o objetivo do phygital é tornar o processo mais fluido, permitindo um atendimento mais ágil, uma comunicação otimizada e uma experiência de compra mais otimizada e adequada às necessidades do consumidor contemporâneo.

Algumas vantagens dessa estratégias que merecem ser citadas são:

  • Personalização da jornada de compra;
  • Coleta de mais dados sobre os clientes;
  • Aprimoramento da tomada de decisões estratégicas;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora no atendimento;
  • Maior satisfação dos clientes.

Como este modelo pode ser aplicado nas empresas?

Infográfico: Como aplicar modelo phygital na sua empresa

Algumas medidas são importantes para que a estratégia de phygital da empresa seja bem-sucedida. Confira:

Conhecer o público

A escolha dos melhores canais e da forma como integrá-los vai depender do quão bem a empresa conhece sua audiência. Mais do que compreender seu público-alvo, isso passa pela definição da persona do negócio.

A partir da construção desse perfil, será possível entender o comportamento do consumidor, quais canais essas pessoas utilizam, quais são seus hábitos de compra, suas preferências etc. Desse modo, ficará mais fácil desenvolver campanhas específicas que ajudam a mostrar o valor das soluções da marca e agregar à experiência dos consumidores.

Planejar ações presenciais e digitais integradas

O phygital é uma forma de criar estratégias que prezam pela intensidade. Isso significa que as ações da empresa devem ser pensadas de maneira integrada entre o mundo on-line e off-line.

Isso pode se dar desde medidas simples como, por exemplo, a disponibilização de um QR Code nas publicidades físicas (revistas, pontos de ônibus etc.) como com soluções mais tecnológicas, como o uso de óculos de realidade virtual e/ou aumentada nas lojas físicas.

Engajar o público em diferentes canais e formatos

Um ponto importante que deve ser ser ressaltado é que integração não significa usar as mesmas estratégias em todos os canais. Plataformas diferentes exigem abordagens diferentes.

Por isso, as ações de cada canal devem ser pensadas de acordo com as particularidades do meio, o que, novamente, está diretamente relacionado ao conceito de omnichannel.

Investir em tecnologia

Para que o phygital dê certo, é essencial contar com as ferramentas certas para integrar e centralizar a jornada do cliente. Afinal, de nada adianta disponibilizar diversos canais se, a cada contato, o consumidor voltar à estaca zero.

Soluções e ferramentas como CRM, Inteligência Artificial e automação de marketing possibilitam reunir e centralizar os dados do comprador. Além disso, tecnologias como QR Codes e realidade aumentada também colaboram para que as experiências sejam cada vez melhores e fluidas. E vale ficar de olho no avanço do metaverso!

Como vimos, para que o phygital seja bem-sucedido é fundamental conhecer bem o consumidor e seu comportamento. Nesse sentido, as estratégias de Consumer Insights também são fundamentais para coletar dados relevantes, analisá-los e gerar insights.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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