Omnichannel: Integração de canais pode ajudar seu negócio

SCROLL DOWN

A tecnologia mudou a forma como as pessoas consomem, como elas querem ser atendidas e interagir com as marcas. Praticamente não há mais barreiras entre as jornadas de compra on e off line e isso demanda das empresas novas estratégias para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. 

Para que uma marca seja de fato omnichannel, é fundamental que todos os seus canais de interação estejam integrados e sejam convergentes. Ou seja, eles não podem funcionar individualmente. Devem ter pontos de intersecção para que a comunicação e o atendimento ao cliente sejam fluidos e sem ruídos. 

Neste post, veja o que é omnichannel, como implementá-lo, quais são seus benefícios e como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

O que é omnichannel?

Omnichannel é uma abordagem de vendas com o objetivo de fornecer uma experiência multicanal aos clientes, seja por meio do site, de aplicativos, do telefone, na loja física ou em qualquer outro canal que a empresa esteja presente.

Por exemplo: ao visitar um site, o consumidor pode se deparar com um smartphone que chamou sua atenção e verificar suas especificações técnicas. Em um segundo momento, ele pode ir a uma unidade física da mesma loja para mexer no aparelho e testar sua câmera. Por fim, ele tem a liberdade de finalizar a compra ali mesmo ou mais tarde, no e-commerce ou por WhatsApp.

Todas as informações sobre essas interações do cliente com a marca devem ser registradas e estar disponíveis para o atendimento em todos os canais, de uma forma que não haja interrupção na  jornada de compra.

Assim, é possível oferecer mais comodidade e fluidez ao longo do processo, que pode satisfazer as necessidades do cliente e permitir que ele seja atendido a qualquer momento, no meio em que se sinta mais à vontade. O omnichannel é focado, portanto, na experiência do usuário (UX).

Como implementar?

Infográfico: Como implementar uma estratégia omnichannel

Conheça sua persona

Para implementar uma estratégia omnichannel, o primeiro passo é conhecer a fundo o público da empresa. É por meio da definição clara e precisa da persona que será possível identificar os canais que devem ser trabalhados e o perfil de compra desses consumidores.

Esse conhecimento vai fazer com que a organização entenda melhor as demandas e as dores dos seus clientes e, assim, consiga oferecer uma experiência que realmente agregue valor a eles.

Mapeie os canais de vendas

Para oferecer uma experiência omnichannel não é preciso reinventar a roda. Se a empresa já está no mercado há algum tempo, ela já conhece e utiliza diferentes canais para vender e interagir com o público e seus clientes. E todos devem ser considerados: da equipe de vendas da loja física ao chatbot do site.

Para que seja possível integrá-los e sincronizá-los, é necessário, portanto, mapear esses canais e avaliar quais são os mais efetivos para cada etapa da jornada de compra do cliente. Essa análise também vai servir para eliminar gargalos e evitar que possíveis falhas se repitam em novos canais que serão implementados.

Integre todos os canais

Para que os canais atuem de maneira integrada e convergente, é preciso sincronizar todos eles, eliminando as lacunas entre online e off-line.Por exemplo: o carrinho de compras que o cliente abriu no site deve estar imediatamente acessível ao atendente que está conversando com ele por telefone.

A experiência deve ser a mesma tanto para a loja física quanto para os atendimentos não presenciais. E, para isso, o ideal é contar com ferramentas que centralizem e integrem os dados e funções da empresa, da venda à logística. É o caso de um sistema CRM ou de soluções ainda mais especializadas.

É importante que essa integração envolva todas as áreas da empresa, como marketing e suporte, e não apenas vendas.

Acesse também nosso ebook sobre Marketing e vendas e saiba como integrar as áreas para potencializar os resultados.

Monitore os resultados

Toda empresa que deseja que suas estratégias sejam bem-sucedidas deve monitorá-la. E para a implementação do omnichannel não é diferente. É preciso definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais relevantes para o negócio, acompanhando-os e avaliando-os com frequência.

Esse monitoramento é fundamental para observar gargalos, realizar melhorias e também para identificar pontos fortes e poder replicá-los.

Quais os benefícios para a empresa?

Infográfico: Quais os benefícios do omnichannel para as empresas

O omnichannel é apenas um desfecho natural ao comportamento do consumidor e da nova realidade do mercado. Afinal, os compradores já estão acostumados a utilizar diferentes canais antes de tomar sua decisão, seja pesquisando preços antes de comprar na loja física ou negociando condições melhores por WhatsApp.

E, nesse contexto, o que mais influencia na decisão do consumidor? A experiência, a falta de atrito durante a jornada. Por isso, especialmente no segmento B2C, a integração entre a experiência on-line e off-line é tão importante.

Assim, ao melhorar a experiência, o omnichannel se revela uma das melhores estratégias para fidelizar o público. Mas isso só acontece quando a entrega de valor é feita de ponta a ponta, mostrando ao cliente que ele pode contar com a marca a qualquer momento.

Outro benefício importante se refere à coleta de dados. A integração entre os diferentes canais gera um volume e uma riqueza de dados muito maior. Essas informações são valiosas para que o time de marketing possa aprofundar seu conhecimento sobre o perfil demográfico e comportamental dos clientes da empresa.

E informação gera conhecimento. Assim, os dados coletados podem ser utilizados para a personalização do atendimento e das ofertas que são enviadas, para avaliar tendências e identificar oportunidades, e também para a automação de marketing, automatizando tarefas e potencializando a produtividade da equipe.

Outras vantagens dessa estratégia são:

  • Aumento da receita;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Melhor compreensão da persona;
  • Melhoria na imagem da marca;
  • Otimização do processo comercial;
  • Redução de custos.

Como a tecnologia ajuda nesse processo?

Para realizar a plena integração entre todos os canais e os dados gerados em cada um deles, é preciso contar com o auxílio da tecnologia. Para que todos os canais consigam desempenhar seu papel na jornada do cliente, é preciso que as informações estejam centralizadas e acessíveis, e que sejam atualizadas em tempo real.

Esses dados são importantíssimos para as estratégias da empresa, permitindo realizar ações como a segmentação do público e a análise dos seus hábitos de consumo, o que se reflete na criação de personas muito mais precisas e campanhas mais eficazes.

E para fazer tudo isso, é preciso contar com ferramentas poderosas. É o exemplo de soluções embarcadas com tecnologias como Big Data Analytics e Machine Learning. Por meio de algoritmos inteligentes, essas soluções refinam o perfil dos visitantes on-line, agregando dados internos da empresa (CRMs) a outras fontes públicas abertas.

Assim, é possível criar uma oferta personalizada em tempo real, de acordo com as buscas daquele perfil, que pode ser, por exemplo, uma ativação on-line levando para uma loja física, criando uma experiência completa de omnichannel.

Todo o processo, incluindo a avaliação de métricas, é otimizado, pois é feito de forma preditiva e retroalimentado em tempo real, conforme o comportamento e a localização do consumidor.

Ouça o podcast O marketing guiado por dados é estratégico e valioso e veja como gerar insights poderosos que contribuem diretamente para as melhores estratégias comerciais.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura