Consumer insights: entenda o comportamento dos consumidores

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Consumer insights: entenda o comportamento dos consumidores

Entender o comportamento do consumidor é um dos principais objetivos das empresas que desejam tornar suas estratégias de marketing mais eficazes. 

Em um mercado em que, cada vez mais, a cultura customer centric ganha peso nas empresas, a busca por informações sobre os consumidores para o desenvolvimento de ações mais eficientes deixa de se apresentar como diferencial para ser uma atividade rotineira.

Felizmente, a internet torna esse processo muito mais fácil, já que permite coletar e usar, de forma muito mais ágil e precisa, dados sobre os consumidores para embasar a tomada de decisões. 

Nesse sentido, o conceito de consumer insights busca aproveitar essa realidade para criar estratégias que tragam o consumidor para o centro do planejamento da empresa.

Neste post, veja o que é esse conceito, sua importância, como criar uma estratégia focada no cliente e as ferramentas que podem ajudar nesse processo. Acompanhe!

O que é Consumer Insights?

Consumer insights: O que é?

Quando navegamos na internet, deixamos um rastro de dados nas redes sociais e nas ferramentas de busca. É um volume de dados extremamente alto, o que torna difícil interpretar e utilizar essas informações de forma organizada e eficaz.

Mesmo com essa dificuldade, porém, os esforços para coletar, ordenar e analisar os dados de usuários acabam sendo recompensados, uma vez que eles oferecem uma importante vantagem competitiva para que a empresa consiga entender melhor os consumidores.

Isso acontece por um simples fato: a experiência do usuário deve ser colocada no cerne das ações da empresa, sendo considerado a todo momento e em todos os pontos de contato – fato que já foi percebido e é utilizado por muitos profissionais de Customer Success

E foi a partir do uso de ferramentas e de metodologias de pesquisa aplicadas a esse propósito que surgiu o consumer insight.

Consumer insight é a estratégia para coletar dados relevantes sobre os consumidores e, por meio da análise e da interpretação dessas informações, descobrir como esses potenciais clientes se comportam, pensam e se sentem. 

Essa é uma ferramenta tão poderosa que, em muitos casos, é possível perceber aspectos referentes ao subconsciente do público.

Dessa forma, o consumer insight possibilita que a empresa desvende o que os consumidores querem e precisam. É, portanto, buscar entender as tendências do comportamento do público. E, para isso, essa metodologia se baseia em três fatores fundamentais sobre o consumidor:

Consumer insights: Metodologia com três fatores fundamentais sobre o consumidor
  • Suas crenças, ou seja, seus pensamentos e sentimentos;
  • Suas motivações, o que causa esses pensamentos e sentimentos;
  • Seus desejos, que é a forma como gostaria que seus pensamentos e sentimentos fossem atendidos.

Ao realizar essa análise, há uma melhor compreensão do que pode atrair e reter os clientes. 

Seu grande trunfo, portanto, é permitir uma tomada de decisões embasada na realidade, em informações e percepções concretas, para atender às demandas do consumidor e, como resultado, proporcionar melhores resultados para o negócio.

Assim, o objetivo principal de consumer insights é gerar valor para os clientes, oferecendo – a partir de seus próprios dados – uma melhor experiência com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Leia mais: MarTech: O que é, como funciona e porque investir

Para que isso seja possível, há diversos tipos de dados que podem ser analisados com o objetivo de entender o comportamento e as preferências dos clientes:

Informações sociais

Dentre os dados do consumidor que podem ser coletados para estratégia de consumer insights estão as informações sociodemográficas, como idade, sexo, local de residência, escolaridade, renda, entre outras. 

Ter esses dados é o primeiro passo para que a empresa possa mapear o perfil dos seus clientes e pensar em ações voltadas especificamente para eles.

Hábitos de consumo

Para que os insights gerados sejam mais precisos, você pode cruzar as informações sociodemográficas com os dados sobre hábitos de consumo do público.

Desta forma, é possível entender como o consumidor pensa e age, como ele pesquisa por um produto ou serviço antes de adquiri-lo, com qual frequência ele compra, como ele prefere pagar, entre outros.

Entenda por que o marketing guiado por dados é estratégico e valioso neste episódio do podcast Bites & Business, com a participação de Rodrigo Barros, diretor de Marketing da Thomson Reuters. Ouça aqui:

Por que pensar uma estratégia voltada ao consumidor

Consumer insights: Por que pensar uma estratégia voltada ao consumidor

Pode parecer óbvio que o consumidor deve estar no centro de todos os processos, mas nem sempre isso ocorre – muito menos de forma tão embasada. 

O consumer insight permite que as empresas trabalhem com dados concretos sobre os compradores e evitem, assim, tomar  decisões baseadas meramente em suposições e na experiência da equipe.

Ao combinar essa capacidade de coleta e análise de informações a estratégias e metodologias do marketing digital, é possível fomentar a inovação e facilitar a criação e a melhoria de produtos e serviços de acordo com a persona do negócio.

Como vimos, por meio desses recursos, conseguimos potencializar a experiência do usuário, atender às suas expectativas e – o grande diferencial – até mesmo criar o que ele não ainda sabe que quer.

Assim, a empresa pode identificar falhas, gargalos e oportunidades na jornada do cliente para desenvolver seu processo comercial de acordo com as necessidades e anseios do consumidor.

Os benefícios do consumer insight vão além do momento da compra. Isso porque, ao conhecer melhor os clientes, torna-se mais fácil criar ações personalizadas para o pós-venda, manter o engajamento e colaborar para as estratégias de retenção e fidelização.

E isso vai ao encontro de uma das maiores necessidades do consumidor atual: a de se conectar e se relacionar com as marcas das quais consome. 

Muitas vezes, o diferencial competitivo está no poder de despertar a confiança do público e na capacidade de encantá-lo com experiências memoráveis, feitas para atender às suas demandas.

Leia mais: Estratégia de marketing digital: quais são e quando usar

Como criar uma estratégia centrada em Consumer Insights?

Consumer insights: Como criar uma estratégia centrada no consumidor

Identifique o perfil do seu público

O primeiro passo para implementar uma estratégia focada em consumer insights é identificar as perguntas que a empresa precisa fazer para conseguir as informações que necessita para aprender sobre seu consumidor. 

Essas respostas vão ajudar a desvendar qual é o perfil do público e direcionar todas as estratégias.

Entenda os problemas do seu público

Uma vez que o perfil do público foi traçado, é o momento de identificar quais são as dores, as necessidades e os interesses desses consumidores.

O mapeamento das dificuldades serve para que você entenda como seus produtos ou serviços auxiliam o cliente, além de ajudar a entender de que outras formas você pode apoiá-lo, seja criando novas ofertas ou melhorando as existentes.

Compile dados

Colete os dados necessários para responder às perguntas anteriores sobre o perfil e os desafios do cliente. Eles ajudarão a compreendê-lo verdadeiramente. 

A grande dificuldade é justamente o volume de dados gerados pelas pessoas. Hoje, passamos boa parte do nosso tempo conectados a diferentes dispositivos e plataformas para consumir conteúdos, produtos e serviços. 

Cada passo que damos deixa uma pista sobre nosso comportamento. E é justamente esse tipo de informação que será útil para a empresa.

Redes sociais, cookies de sites, históricos de pesquisa, programas de fidelidade: todas as informações que entreguem indícios sobre o comportamento e os hábitos do consumidor são interessantes e podem ser aproveitadas.

Seja objetivo

Conforme falamos, existem milhares de dados disponíveis para análise, mas as estratégias de marketing, incluindo consumer insight, não devem pecar pelo excesso. Via de regra, as ideias simples são as que proporcionam maior impacto. 

Por isso, o ideal é que o time de marketing saiba o que buscar nos dados e aproveite ao máximo as informações coletadas, mantendo o interesse do consumidor no centro das decisões.

Foque na jornada do cliente

As estratégias de consumer insight ajudam na criação de soluções mais condizentes com a persona do negócio. 

Uma vez que os dados foram filtrados e priorizados, torna-se mais fácil entender o cliente, suas vontades e necessidades para traçar seu perfil.

A partir desse momento, é possível ter mais clareza sobre a jornada de compra do consumidor, entender melhor os pontos de contato entre ele e a empresa e os gatilhos para fazê-lo avançar rumo à conversão. 

Essa definição é fundamental para a criação de estratégias que se conectem com a audiência e que atinjam ou excedam suas expectativas.

Coloque em prática seus aprendizados

A implementação de uma estratégia de consumer insight traz, como toda jornada, uma série de erros e acertos, frutos, sobretudo, da experimentação que deve ser feita até que se alcance os objetivos.

Nesse sentido, é importante que o time tenha muita clareza sobre o que funcionou e o que fracassou durante todo o processo, para que essas estratégias sejam aprimoradas e facilmente escaláveis.

Ao mesmo tempo, é importante conhecer profundamente os erros e gargalos para evitar que se repitam.

Leia mais: Customer experience: o que é, importância e desafios

Ferramentas inteligentes para entender o comportamento do consumidor

Consumer insights: Ferramentas inteligentes para entender o comportamento do consumidor

Google Analytics

O Google Analytics permite verificar e monitorar o desempenho de sites, blogs, lojas virtuais e anúncios. 

Com essa ferramenta, é possível entender o comportamento dos visitantes e, assim, avaliar a audiência de cada conteúdo, página, produto ou estratégia de marketing. Assim, fica mais fácil identificar o que e onde as estratégias estão funcionando e o que pode ser melhorado.

Google Trends

Como o nome sugere, o Google Trends mostra as principais tendências do momento, ou seja, quais assuntos estão sendo massivamente pesquisados na internet em todo o mundo.

Com essa ferramenta, é possível identificar o que é tendência entre o público da empresa ou dentro do seu segmento de atuação, por exemplo. 

Entender como os consumidores usam o Google permite ao time de marketing conhecer seus principais interesses, dúvidas e hábitos de consumo (de conteúdos e de soluções).

Leia mais: Marketing personalizado: é possível fazer em grande escala?

Facebook Audience Insights

Não é somente o Google que reúne informações úteis; o Facebook também disponibiliza sua própria ferramenta de pesquisa sobre a performance das páginas dentro da rede social. 

Com o Facebook Audience Insights, é possível verificar métricas referentes às pessoas que se relacionam com uma página ou pesquisar dados sobre um grupo sociodemográfico específico. Com isso, fica mais fácil otimizar o desempenho de publicações e anúncios nas redes sociais.

Plataforma Neoway

A Neoway, por meio de suas plataformas digitais, oferece soluções ideais para as empresas que querem melhorar seu processo de vendas. 

As ferramentas de Sales & Marketing centralizam, organizam e entregam tudo o que você precisa para definir e melhorar suas estratégias de marketing e vendas.

Com elas, você tem mais precisão e produtividade para entender seu mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil do seu melhor cliente e gerar leads mais qualificados.

Conheça as soluções de Sales & Marketing:

Neoway B2B Intelligence

O Neoway B2B Intelligence permite o acesso a uma base de dados de todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada

Com essa ferramenta, é possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial da empresa.

Com o B2B Intelligence, sua empresa consegue descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar os resultados com outras ferramentas da Neoway para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes e conhecer em detalhes o perfil dos seus leads.

Você também pode acompanhar cada etapa da evolução do funil de vendas, transferindo, descartando e aprimorando o potencial da força de vendas.

Neoway B2B2C Intelligence

O Neoway B2B2C Intelligence organiza, centraliza e disponibiliza dados publicamente acessíveis de pessoas físicas de todo o Brasil, como idade, localização, renda estimada, profissão, histórico funcional, probabilidade empregatícia, entre outros.

Por meio da integração com outras aplicações Neoway, permite conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial, além de realizar pesquisas e aplicar filtros para gerar leads mais qualificados.

Conclusão

Atrair, reter e fidelizar clientes são alguns dos maiores objetivos de toda empresa. Em um mercado em que o consumidor está cada vez mais bem informado, exigente e segmentado, é preciso  conhecê-lo e entender suas necessidades, vontades e comportamentos para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Por meio dos dados que os consumidores geram online e offline, é possível saber como eles pensam e sentem para, desta forma, gerar consumer insights. 

Assim, é possível tomar decisões mais precisas, embasadas em dados concretos, e evitar a dependência de suposições ou da experiência de alguns profissionais.

Existem ferramentas que facilitam – e muito – esse trabalho, já que ajudam a coletar, analisar e utilizar os dados de forma muito mais inteligente e ágil.

Saiba como as soluções Neoway podem ser aplicadas ao seu negócio, fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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