Carregando...

O que é bot e como aplicar aos negócios?

Scroll Down

Veja o que é bot, para que serve, por que utilizá-lo e como aplicar essa tecnologia para otimizar os resultados da sua empresa.

Otimizar tarefas para aumentar a agilidade das entregas e a produtividade das equipes é um passo essencial para uma empresa ganhar eficiência comercial. Nesse aspecto, uma tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço: os bots.

Neste post, veja o que é bot, para que serve, por que utilizá-lo e como aplicar essa tecnologia para otimizar os resultados da sua empresa.

O que é bot?

Bots (abreviação de robots, em inglês) são ferramentas virtuais utilizadas para dar mais eficiência a atividades predeterminadas. Por trás deles, estão tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, as quais permitem que eles executem tarefas de forma automatizada e autônoma.

Devido à sua capacidade, os bots costumam ser empregados para simular ações humanas, como no caso dos chatbots de atendimento, ou para agilizar tarefas que se tornariam inviáveis se feitas por humanos, como a indexação de sites pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

Assim, os bots são importantes aliados para otimizar certas demandas na empresa e, assim, potencializar os resultados do negócio.

Veja mais sobre como ganhar inteligência de vendas com o apoio do Big Data Analytics neste episódio do podcast Bites & Business:

Para que serve um bot e por que utilizá-lo?

Os bots são utilizados para automatizar e trazer mais eficiência a determinadas operações dentro de uma empresa, ajudando a alcançar os objetivos mais rapidamente. 

Os principais benefícios da sua aplicação são:

Principais Beneficios De Usar Chat Bot 1024x1024

Mais agilidade nas respostas

Talvez o uso mais conhecido dos bots seja no atendimento aos clientes via site, WhatsApp ou no chat do Facebook Messenger, por exemplo. Utilizados como primeira camada de comunicação, eles podem trazer mais agilidade ao atendimento. 

Otimização de processos internos

Os colaboradores da empresa também podem se beneficiar. Isso porque essa ferramenta pode ser empregada para auxiliar as equipes em determinadas tarefas de atendimento ao cliente e coleta de informações.

Com isso, os bots ajudam a aumentar o desempenho e a produtividade dos profissionais, que podem investir seu tempo em demandas mais estratégicas para a companhia.

Redução de custos

Esse benefício se dá por uma soma de fatores: o aumento da produtividade das equipes e a maior eficiência nos processos internos permitem à empresa reduzir os custos com colaboradores, uma vez que é possível contar com uma mão de obra mais enxuta.

Além desses destaques, existem outras vantagens do uso dos bots que valem a pena serem citadas:

  • Ajudam a identificar oportunidades de negócios;
  • Auxiliam na coleta de dados;
  • Facilitam a realização de pesquisas de mercado;
  • Impulsionam a qualificação de leads;
  • Permitem personalizar a experiência do usuário;
  • Trazem mais organização para as equipes.

Como aplicar bots aos negócios?

Os bots podem ser aplicados em diferentes processos de uma empresa. No entanto, existem três frentes altamente estratégicas. São elas:

Atendimento

Os bots são elementos fundamentais para oferecer um atendimento mais imediato aos clientes. Essa ferramenta permite resolver demandas menos complexas e direcionar com mais precisão os casos que precisam de interação com um atendente/especialista.

Outra característica importante dos bots é a capacidade de fornecer atendimento em tempo integral. Com isso, os usuários podem realizar procedimentos simples como tirar dúvidas, alterar dados cadastrais ou reagendar eventos a qualquer momento.

Vendas

Em relação ao setor comercial, os bots podem atuar em diferentes atividades. Eles são capazes de realizar a segmentação de clientes e identificar aqueles que têm características compatíveis com o perfil de cliente ideal (ICP) da empresa.

Dessa forma, o time de vendas consegue priorizar o atendimento para os contatos mais propensos a adquirir as soluções da empresa. E isso é essencial para otimizar a atuação dos vendedores, reduzir o churn e melhorar a taxa de conversão.

Algo semelhante acontece com o processo de qualificação de leads. Os bots lidam com a parte repetitiva do processo, necessária para atrair leads, nutri-los e encontrar o produto ou serviço mais adequado para eles. Só então é que o time de vendas entra em ação.

Prevenção a fraudes

O uso de bots na prevenção a fraudes se dá na automatização de funções como a verificação e a validação em bases de dados públicos de informações sobre pessoas e empresas.

Ao cruzar dados, essa ferramenta consegue identificar tentativas de fraudes (exemplo: utilização de informações falsas ou adulteradas). Assim, os bots podem ser recursos importantes para o mapeamento e a mitigação de riscos, além da proteção do patrimônio da empresa.

Conclusão

Como vimos, a tecnologia dos bots é uma grande facilitadora para o atendimento aos clientes e prevenção a fraudes.

Ao executarem atividades de forma automatizada, os bots liberam os profissionais para se dedicar a questões mais estratégicas, dando grande suporte ao crescimento da organização.

Para complementar a leitura, acesse gratuitamente nossa checklist 5 passos para encurtar seu ciclo de vendas e saiba como ganhar previsibilidade e reduzir o tempo de negociação.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista