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Inteligência Competitiva: saiba os benefícios de aplicar na empresa

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Veja o que é inteligência competitiva, por que ela é importante, quais são seus benefícios, como aplicá-la, que ferramentas utilizar e mais!

Para ser destaque em seu segmento de mercado, as empresas precisam inovar e adotar metodologias que permitam se diferenciar dos concorrentes. 

Nesse sentido, é fundamental que as organizações tragam dados e informações diversas para o centro do seu processo decisório e estratégico, como base para sua atuação. E é aqui que entra a inteligência competitiva. 

Neste post, entenda o que é inteligência competitiva, por que ela é importante, quais são seus benefícios, como aplicá-la, quais ferramentas utilizar e mais. Acompanhe!

O que é Inteligência Competitiva de mercado?

Inteligência competitiva é uma ferramenta estratégica que busca se antecipar às exigências e necessidades do mercado. 

Para isso, é necessário utilizar informações coletadas em diferentes fontes, como clientes, concorrentes e fornecedores, e aplicá-las de maneira estratégica.

A inteligência competitiva, portanto, não se resume a ações para superar a concorrência; é a capacidade da empresa de atuar de maneira proativa em relação às demandas e tendências do mercado. 

E isso é feito por meio do uso de dados para monitorar e analisar a conjuntura do segmento em que ela atua.

Assim, a inteligência competitiva permite ampliar as possibilidades estratégicas da empresa, já que serve como norte para a reorientação de metas, do planejamento, dos produtos e até mesmo dos clientes da organização. 

Ela também ajuda a direcionar a alocação de recursos e promover a integração de todas as áreas com foco em melhores resultados.

Por que utilizar a Inteligência Competitiva é importante?

Independentemente do segmento, hoje o mercado é altamente competitivo e dinâmico. Isso faz com que as empresas estejam em constante movimento, alternando entre posições de destaque e o risco de se tornar obsoleta para seus clientes.

Empresas que foram gigantes em seu setor, como Nokia e Kodak, por exemplo, praticamente desapareceram, perderam protagonismo e importância. 

Nesse sentido, a inteligência competitiva traz às organizações um importante fator de inovação, essencial não apenas para sobreviver à concorrência, mas para atender às exigências dos consumidores.

A inteligência competitiva também permite definir estratégias baseadas em dados concretos, por meio da coleta e análise de informações relevantes para o negócio que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento estratégico.

Leia mais: Inteligência Comercial: Como ela pode auxiliar os negócios?

Como o coronavírus influencia a competitividade no mercado?

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A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a realidade de muitas empresas e trouxe mudanças mercadológicas importantes. 

O comportamento do consumidor se tornou ainda mais digital, o que forçou as organizações a se adaptarem com novos esquemas de trabalho, novos produtos ou ainda, dependendo do setor, uma estrutura logística mais robusta para atender o aumento abrupto da demanda.

Nesse cenário, as empresas que já possuíam expertise em inteligência competitiva saíram na frente, uma vez que já tinham processos bem definidos e ferramentas implementadas para monitorar e analisar informações como:

  • A postura da concorrência em relação à crise;
  • As novas demandas de consumo;
  • As tendências do mercado a curto prazo;
  • Os impactos nos fornecedores;
  • Os impactos das decisões políticas e sanitárias no segmento, entre outros.

A crise causada pela pandemia deixou clara a importância de coletar e analisar dados de mercado para acompanhar tendências, validar estratégias e identificar e avaliar oportunidades e ameaças. E pode-se afirmar que essas necessidades se manterão e ganharão cada vez mais importância.

Quais são os benefícios da Inteligência Competitiva para as empresas?

Aumento da competitividade

Ao monitorar dados do mercado, a inteligência competitiva permite às empresas acompanhar de perto seus competidores, de modo a minimizar riscos e evitar surpresas. 

Dessa forma, quaisquer mudanças sentidas pelo segmento em que ela atua, nos indicadores da economia e nas ações dos seus concorrentes, dificilmente passarão batidas.

Mapeamento de oportunidades

Com a adoção da inteligência competitiva, as empresas têm em mãos informações valiosas sobre comportamentos e tendências de consumo. 

A partir desses dados, ela pode identificar oportunidades para crescer, inovar e se diferenciar, seja por meio de um novo posicionamento ou pelo aprimoramento de seus produtos, por exemplo.

Adaptação de estratégias

A inteligência competitiva traz a análise de dados para o centro das operações e decisões estratégicas da empresa. 

Assim, quando uma determinada ação não tem o desempenho esperado, é possível analisar essas informações para entender o motivo e para reavaliar ou readequar suas estratégias o mais rapidamente possível.

Como as empresas podem reagir a um ambiente competitivo? 4 dicas

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Inovação

Empresas inovadoras tornam-se mais competitivas, uma vez que conseguem agregar mais valor ao seu negócio por meio de melhorias em seus produtos, processos organizacionais e/ou modelos de negócio.

Fidelização de clientes                     

É mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar para manter os que a empresa já possui. 

E não se trata apenas de uma questão de custos: quando o serviço prestado ao consumidor é excepcional e o relacionamento é bem feito, a empresa consegue fidelizar seus clientes e conquistar defensores espontâneos da marca que ajudam a atrair novos clientes.

Análise do mercado e da própria empresa

Entender os pontos fracos e fortes da empresa é essencial para guiar o planejamento estratégico e definir as metas e objetivos da organização. 

Essa análise permite reforçar as fortalezas e corrigir as deficiências que podem prejudicar sua competitividade.

Já em relação ao mercado, as empresas precisam monitorar constantemente seus concorrentes, identificar tendências, ameaças e oportunidades. 

Estratégia de preços

A estratégia de preços é outro ponto que pode ter forte impacto na competitividade da empresa. 

Dependendo dos objetivos do negócio, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para ganhar mais espaço em meio à concorrência e aumentar a lucratividade.

Leia mais: Inteligência Geográfica: Saiba como expandir o seu negócio

Como aplicar inteligência de competitividade e de mercado em conjunto? 9 passos

como aplicar inteligencia de competitividade e de mercado

Identificar questões relevantes para empresa

Para desenvolver as melhores estratégias de negócio, é necessário entender o que se passa dentro da própria empresa, mas também em tudo o que a cerca. 

Essa compreensão é fundamental para tornar o planejamento mais abrangente e eficaz.

Para isso, é preciso identificar as questões mais relevantes no segmento em que a empresa atua e que impactam na sua competitividade, como investimento em novas tecnologias, novas ações de marketing, desenvolvimento de novos produtos, expansão para novos mercados, etc.

Interpretar dados e o contexto competitivo

Monitorar as ações dos concorrentes é um dos passos mais importantes para o planejamento estratégico da empresa. 

Isso porque as organizações que atuam no mesmo segmento podem representar tanto uma ameaça como uma oportunidade para a marca crescer.

Por meio da interpretação desses dados, a empresa consegue reagir às mudanças no mercado em tempo hábil – quando não antecipando-se a esses movimentos.

Detalhar informações

A inteligência competitiva agrega à empresa conhecimentos sobre o mercado e a capacidade de interpretação de pontos sensíveis para sua atuação. 

No entanto, para que isso faça diferença na organização, é necessário detalhar as informações que são coletadas por meio de ferramentas especializadas que possibilitem a análise desses dados.

Utilizar os conhecimentos adquiridos

Uma vez que as informações foram coletadas e analisadas, é preciso entender as necessidades do negócio e colocar um planejamento em ação para alcançar os objetivos esperados. 

Nesse sentido, além das ferramentas adequadas para esse propósito, a empresa deve contar com profissionais capacitados para transformar os dados em conhecimento que gere diferenciais estratégicos.

Tomar decisões eficientes

Por meio da inteligência competitiva, decisões complexas, como o lançamento de um novo produto ou os planos para expansão do negócio, passam a ser tomadas com base em dados concretos extraídos do mercado. 

Como resultado, a tomada de decisões torna-se um processo muito mais embasado e objetivo, o que reduz riscos e evidencia oportunidades.

Identificar ameaças e oportunidades

O monitoramento do ambiente externo permite à empresa fazer o controle das movimentações e das ações dos seus concorrentes e de outros fatores do mercado que impactam em seus negócios. 

Isso faz com que a organização consiga identificar, se antecipar e até mesmo eliminar ameaças, além de aproveitar melhor as oportunidades.

Gerar valor compartilhado

O sucesso da empresa não está somente na aplicação da inteligência competitiva: é necessário compartilhar os aprendizados gerados por meio das informações que são levantadas e analisadas. 

Dessa forma, os colaboradores da organização devem ser orientados e capacitados para utilizar em sua rotina a inteligência adquirida, de forma a gerar valor para as partes interessadas.

Conhecer os pontos fortes e fracos

Quando a empresa aplica inteligência aos dados coletados, seus pontos fortes e fracos tornam-se mais visíveis, o que permite potencializar sua capacidade preditiva e preparar-se para inovações.

Ter uma estrutura que permita desenvolver estratégias eficazes

Ao investir na análise e gestão de dados de mercado, a empresa consegue uma melhor relação custo-benefício em cada decisão. 

Assim, ao atuar de maneira proativa e reagir às mudanças do mercado de forma ágil, a organização consegue trabalhar de forma muito mais eficiente e aumentar suas chances de sucesso.

Leia mais: Inteligência de mercado: o que é e como aplicar

Ciclo da Inteligência Competitiva: como funciona?

O ciclo da inteligência competitiva acontece em quatro etapas:

  • Coleta: obtenção dos dados que serão transformados em informação.
  • Análise: quando a inteligência é, de fato, gerada a partir dos dados coletados.
  • Planejamento: definição dos procedimentos necessários para alcançar os objetivos.
  • Disseminação: apresentação da informação de forma lógica e de fácil compreensão.

Qual a relação entre inovação e inteligência competitiva?

Há uma complexidade crescente para realizar o mapeamento do perfil do consumidor, já que ele está cada vez mais omnichannel

Essa complexidade se relaciona com outro conceito importante: o VUCA, sigla que significa:

  • Volatility (volatilidade), em que tudo muda a todo instante.
  • Uncertainty (incerteza), em que todos estão em constante movimento.
  • Complexity (complexidade), das relações de trabalho e dinâmicas do mercado.
  • Ambiguity (ambiguidade), em que as mesmas situações podem gerar problemas ou oportunidades.

Esse conceito nos ajuda a perceber como inovar é crucial para manter-se em constante movimento e não ser engolido pela concorrência.

Leia mais: Gestão da inovação: benefícios e como implementar

Melhores livros sobre Inteligência Competitiva

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Inteligência Competitiva, de Conceição Gonçalves e Paulo Matta Coelho

O livro traz as principais referências para os profissionais que atuam com inteligência competitiva. Serve como guia para a produção de informação e tomada de decisões.

Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: analisando Informações e Identificando Tendências em Tempo Real, de Elisabeth Gomes e‎ Fabiane Braga

A obra trata da relação entre as duas tecnologias, que são complementares, considerando o cenário atual de evoluções tecnológicas constantes e produção massiva de informações, e como utilizá-las para gerar vantagens competitivas.

Inteligência Competitiva: aplicações Estratégicas e Mercadológicas, de Frederico Vidigal

O livro fala sobre inteligência competitiva no contexto empresarial: sua geração, utilização, práticas, impactos em micro e pequenas empresas, entre outros temas.

Inteligência Competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa, de Alfredo Passos

A obra traz as principais estratégias, ferramentas e técnicas para a implementação da inteligência competitiva em empresas.

Inteligência Competitiva para Pequenas e Médias Empresas: como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa, de Alfredo Passos

A publicação é voltada para empresários e profissionais que buscam diferenciais e vantagens competitivas para o seus negócios. Introduz a inteligência competitiva no contexto da elaboração de planos estratégicos, de marketing, de vendas, entre outros.

Ferramentas utilizadas para auxiliar a Inteligência Competitiva

Matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta analítica que permite avaliar os pontos de maior relevância – pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades – de acordo com o segmento de atuação da empresa. 

O foco dessa metodologia são os aspectos internos e externos da organização que permitem fazer uma análise de processos, recursos e gargalos operacionais.

Business Intelligence (BI)

As ferramentas de Business Intelligence realizam a coleta e organização de dados, categorizando-os em gráficos e relatórios que devem ser analisados para gerar insights. 

Por meio da entrega de informações de diferentes fontes, seu objetivo é embasar tomadas de decisão mais seguras e propiciar a obtenção de resultados mais robustos.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics é uma ferramenta que extrai informações dispersas em diferentes bases de dados. 

Seu diferencial é sua capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados, mesmo quando se trata de dados complexos e desestruturados. O objetivo é gerar insights por meio do cruzamento de informações de fontes internas e externas.

Como a Neoway pode ajudar sua empresa a ter Inteligência Competitiva

A Neoway, por meio de sua plataforma digital baseada em Big Data Analytics e inteligência artificial, conta com uma série de aplicações que ajudam a sua empresa no processo de inteligência competitiva. 

Um exemplo é o Neoway B2B2C Intelligence, que disponibiliza uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a estratégia; 
  • Planejar uma expansão localmente ou ampliar a sua área de atuação;
  • Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial; 
  • Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de indivíduos para descobrir o perfil dos melhores clientes e gerar leads mais qualificados;
  • Utilizar modelagens estatísticas exclusivas para potencializar resultados;
  • Identificar oportunidades de negócios por região e gerar insights sobre a distribuição dos produtos, presença da concorrência, entre outros. 
  • Visualizar redes de relacionamento em diversos níveis entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que possam representar riscos e identificar ligações com pessoas cadastradas em uma blacklist.

Já o B2B Intelligence é uma ferramenta que traz uma base de dados de todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

O Neoway B2B Intelligence permite encontrar o CNAE, porte, faturamento, número de funcionários, entre outros dados importantes para estratégias comerciais.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a sua estratégia. Planejar-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação;
  • Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial;
  • Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de empresas, indivíduos, seus ativos e processos judiciais;
  • Utilizar modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados e contar com a tecnologia de Machine Learning do On Target para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes;
  • Com o Neoway Maps, é possível identificar oportunidades de negócios por região e obter insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros. Além de ter uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas;
  • Controlar a distribuição de oportunidades, acompanhar cada etapa e evolução do funil de vendas, transferir ou descartar leads, e aprimorar o potencial da força de vendas. 
  • Com a versão mobile, seu time comercial terá sempre em mãos os dados que necessita sobre seus leads. Você pode inserir informações e registrar status para todas as oportunidades;
  • Visualizar redes de relacionamento entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que podem auxiliar nos processos de fusões e aquisições.

Outra ferramenta que pode ser utilizada em sua estratégia de inteligência comercial é o Neoway Digital, solução que compara os dados online de comportamento dos consumidores com informações offline de potencial de compra para criar campanhas de marketing digital mais eficientes.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Conhecer a fundo quem entra no site da empresa por meio de formulários, landing pages e overlays;
  • Criar segmentações baseadas nos perfis de leads identificados e fazer ações de marketing e vendas personalizadas;
  • De acordo com o interesse do usuário e o seu potencial de compra, entender o perfil e a capacidade de conversão e oferecer ofertas que priorizem os segmentos mais rentáveis;
  • Personalizar a comunicação com o público por meio de campanhas automatizadas e ativá-las a partir de seus canais de interesse;
  • Por meio da integração de dados on e offline, enriquecer sua carteira de clientes e obter mais informações sobre a sua audiência.

Conclusão

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A inteligência competitiva é um dos recursos estratégicos mais importantes para o mercado atual. 

A coleta e análise de dados de clientes, fornecedores e concorrentes, e sua posterior transformação em informações estratégicas, ajudam a embasar a tomada de decisões e impactam os processos internos e externos da organização.

Dessa forma, a inteligência competitiva desempenha um papel vital para que as empresas ganhem mais eficiência e capacidade preditiva, tornando-se capazes de antecipar movimentos e tendências do mercado. 

Entenda na prática como soluções inteligentes ajudam as empresas a vender mais e melhor neste material: 

Guia Completo: o passo a passo da segmentação para prospectar mercado e clientes.

Se a sua empresa precisa melhorar o processo de coleta e análise de informações sobre o mercado e seus concorrentes e clientes, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções da Neoway ao seu negócio.