Inteligência Competitiva: saiba os benefícios de aplicar na empresa

SCROLL DOWN

Para ser destaque em seu segmento de mercado, as empresas precisam inovar e adotar metodologias que permitam se diferenciar dos concorrentes. 

Nesse sentido, é fundamental que as organizações tragam dados e informações diversas para o centro do seu processo decisório e estratégico, como base para sua atuação. E é aqui que entra a inteligência competitiva. 

Neste post, entenda o que é inteligência competitiva, por que ela é importante, quais são seus benefícios, como aplicá-la, quais ferramentas utilizar e mais. Acompanhe!

O que é Inteligência Competitiva de mercado?

Inteligência competitiva é uma ferramenta estratégica que busca se antecipar às exigências e necessidades do mercado. 

Para isso, é necessário utilizar informações coletadas em diferentes fontes, como clientes, concorrentes e fornecedores, e aplicá-las de maneira estratégica.

A inteligência competitiva, portanto, não se resume a ações para superar a concorrência; é a capacidade da empresa de atuar de maneira proativa em relação às demandas e tendências do mercado. 

Inteligência Comercial – Neoway Simplifica (Episódio 1)

E isso é feito por meio do uso de dados para monitorar e analisar a conjuntura do segmento em que ela atua.

Assim, a inteligência competitiva permite ampliar as possibilidades estratégicas da empresa, já que serve como norte para a reorientação de metas, do planejamento, dos produtos e até mesmo dos clientes da organização. 

Ela também ajuda a direcionar a alocação de recursos e promover a integração de todas as áreas com foco em melhores resultados.

Por que utilizar a Inteligência Competitiva é importante?

Independentemente do segmento, hoje o mercado é altamente competitivo e dinâmico. Isso faz com que as empresas estejam em constante movimento, alternando entre posições de destaque e o risco de se tornar obsoleta para seus clientes.

Empresas que foram gigantes em seu setor, como Nokia e Kodak, por exemplo, praticamente desapareceram, perderam protagonismo e importância. 

Nesse sentido, a inteligência competitiva traz às organizações um importante fator de inovação, essencial não apenas para sobreviver à concorrência, mas para atender às exigências dos consumidores.

A inteligência competitiva também permite definir estratégias baseadas em dados concretos, por meio da coleta e análise de informações relevantes para o negócio que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento estratégico.

Leia mais: Inteligência Comercial: Como ela pode auxiliar os negócios?

Como o Corona vírus influencia a competitividade no mercado?

como coronavirus influencia a competitividade do mercado

A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a realidade de muitas empresas e trouxe mudanças mercadológicas importantes. 

O comportamento do consumidor se tornou ainda mais digital, o que forçou as organizações a se adaptarem com novos esquemas de trabalho, novos produtos ou ainda, dependendo do setor, uma estrutura logística mais robusta para atender o aumento abrupto da demanda.

Nesse cenário, as empresas que já possuíam expertise em inteligência competitiva saíram na frente, uma vez que já tinham processos bem definidos e ferramentas implementadas para monitorar e analisar informações como:

  • A postura da concorrência em relação à crise;
  • As novas demandas de consumo;
  • As tendências do mercado a curto prazo;
  • Os impactos nos fornecedores;
  • Os impactos das decisões políticas e sanitárias no segmento, entre outros.

A crise causada pela pandemia deixou clara a importância de coletar e analisar dados de mercado para acompanhar tendências, validar estratégias e identificar e avaliar oportunidades e ameaças. E pode-se afirmar que essas necessidades se manterão e ganharão cada vez mais importância.

Quais são os benefícios da Inteligência Competitiva para as empresas?

Aumento da competitividade

Ao monitorar dados do mercado, a inteligência competitiva permite às empresas acompanhar de perto seus competidores, de modo a minimizar riscos e evitar surpresas. 

Dessa forma, quaisquer mudanças sentidas pelo segmento em que ela atua, nos indicadores da economia e nas ações dos seus concorrentes, dificilmente passarão batidas.

Mapeamento de oportunidades

Com a adoção da inteligência competitiva, as empresas têm em mãos informações valiosas sobre comportamentos e tendências de consumo. 

A partir desses dados, ela pode identificar oportunidades para crescer, inovar e se diferenciar, seja por meio de um novo posicionamento ou pelo aprimoramento de seus produtos, por exemplo.

Adaptação de estratégias

A inteligência competitiva traz a análise de dados para o centro das operações e decisões estratégicas da empresa. 

Assim, quando uma determinada ação não tem o desempenho esperado, é possível analisar essas informações para entender o motivo e para reavaliar ou readequar suas estratégias o mais rapidamente possível.

Como as empresas podem reagir a um ambiente competitivo? 4 dicas

como as empresas podem reagir ambiente competitivo

Inovação

Empresas inovadoras tornam-se mais competitivas, uma vez que conseguem agregar mais valor ao seu negócio por meio de melhorias em seus produtos, processos organizacionais e/ou modelos de negócio.

Fidelização de clientes                     

É mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar para manter os que a empresa já possui. 

E não se trata apenas de uma questão de custos: quando o serviço prestado ao consumidor é excepcional e o relacionamento é bem feito, a empresa consegue fidelizar seus clientes e conquistar defensores espontâneos da marca que ajudam a atrair novos clientes.

Análise do mercado e da própria empresa

Entender os pontos fracos e fortes da empresa é essencial para guiar o planejamento estratégico e definir as metas e objetivos da organização. 

Essa análise permite reforçar as fortalezas e corrigir as deficiências que podem prejudicar sua competitividade.

Já em relação ao mercado, as empresas precisam monitorar constantemente seus concorrentes, identificar tendências, ameaças e oportunidades. 

Estratégia de preços

A estratégia de preços é outro ponto que pode ter forte impacto na competitividade da empresa. 

Dependendo dos objetivos do negócio, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para ganhar mais espaço em meio à concorrência e aumentar a lucratividade.

Leia mais: Inteligência Geográfica: Saiba como expandir o seu negócio

Como aplicar inteligência de competitividade e de mercado em conjunto? 9 passos

como aplicar inteligencia de competitividade e de mercado

Identificar questões relevantes para empresa

Para desenvolver as melhores estratégias de negócio, é necessário entender o que se passa dentro da própria empresa, mas também em tudo o que a cerca. 

Essa compreensão é fundamental para tornar o planejamento mais abrangente e eficaz.

Para isso, é preciso identificar as questões mais relevantes no segmento em que a empresa atua e que impactam na sua competitividade, como investimento em novas tecnologias, novas ações de marketing, desenvolvimento de novos produtos, expansão para novos mercados, etc.

Interpretar dados e o contexto competitivo

Monitorar as ações dos concorrentes é um dos passos mais importantes para o planejamento estratégico da empresa. 

Isso porque as organizações que atuam no mesmo segmento podem representar tanto uma ameaça como uma oportunidade para a marca crescer.

Por meio da interpretação desses dados, a empresa consegue reagir às mudanças no mercado em tempo hábil – quando não antecipando-se a esses movimentos.

Detalhar informações

A inteligência competitiva agrega à empresa conhecimentos sobre o mercado e a capacidade de interpretação de pontos sensíveis para sua atuação. 

No entanto, para que isso faça diferença na organização, é necessário detalhar as informações que são coletadas por meio de ferramentas especializadas que possibilitem a análise desses dados.

Utilizar os conhecimentos adquiridos

Uma vez que as informações foram coletadas e analisadas, é preciso entender as necessidades do negócio e colocar um planejamento em ação para alcançar os objetivos esperados. 

Nesse sentido, além das ferramentas adequadas para esse propósito, a empresa deve contar com profissionais capacitados para transformar os dados em conhecimento que gere diferenciais estratégicos.

Tomar decisões eficientes

Por meio da inteligência competitiva, decisões complexas, como o lançamento de um novo produto ou os planos para expansão do negócio, passam a ser tomadas com base em dados concretos extraídos do mercado. 

Como resultado, a tomada de decisões torna-se um processo muito mais embasado e objetivo, o que reduz riscos e evidencia oportunidades.

Identificar ameaças e oportunidades

O monitoramento do ambiente externo permite à empresa fazer o controle das movimentações e das ações dos seus concorrentes e de outros fatores do mercado que impactam em seus negócios. 

Isso faz com que a organização consiga identificar, se antecipar e até mesmo eliminar ameaças, além de aproveitar melhor as oportunidades.

Gerar valor compartilhado

O sucesso da empresa não está somente na aplicação da inteligência competitiva: é necessário compartilhar os aprendizados gerados por meio das informações que são levantadas e analisadas. 

Dessa forma, os colaboradores da organização devem ser orientados e capacitados para utilizar em sua rotina a inteligência adquirida, de forma a gerar valor para as partes interessadas.

Conhecer os pontos fortes e fracos

Quando a empresa aplica inteligência aos dados coletados, seus pontos fortes e fracos tornam-se mais visíveis, o que permite potencializar sua capacidade preditiva e preparar-se para inovações.

Ter uma estrutura que permita desenvolver estratégias eficazes

Ao investir na análise e gestão de dados de mercado, a empresa consegue uma melhor relação custo-benefício em cada decisão. 

Assim, ao atuar de maneira proativa e reagir às mudanças do mercado de forma ágil, a organização consegue trabalhar de forma muito mais eficiente e aumentar suas chances de sucesso.

Leia mais: Inteligência de mercado: o que é e como aplicar

Ciclo da Inteligência Competitiva: como funciona?

O ciclo da inteligência competitiva acontece em quatro etapas:

  • Coleta: obtenção dos dados que serão transformados em informação.
  • Análise: quando a inteligência é, de fato, gerada a partir dos dados coletados.
  • Planejamento: definição dos procedimentos necessários para alcançar os objetivos.
  • Disseminação: apresentação da informação de forma lógica e de fácil compreensão.

Qual a relação entre inovação e inteligência competitiva?

Há uma complexidade crescente para realizar o mapeamento do perfil do consumidor, já que ele está cada vez mais omnichannel

Essa complexidade se relaciona com outro conceito importante: o VUCA, sigla que significa:

  • Volatility (volatilidade), em que tudo muda a todo instante.
  • Uncertainty (incerteza), em que todos estão em constante movimento.
  • Complexity (complexidade), das relações de trabalho e dinâmicas do mercado.
  • Ambiguity (ambiguidade), em que as mesmas situações podem gerar problemas ou oportunidades.

Esse conceito nos ajuda a perceber como inovar é crucial para manter-se em constante movimento e não ser engolido pela concorrência.

Leia mais: Gestão da inovação: benefícios e como implementar

Melhores livros sobre Inteligência Competitiva

melhores livros sobre inteligencia competitiva

Inteligência Competitiva, de Conceição Gonçalves e Paulo Matta Coelho

O livro traz as principais referências para os profissionais que atuam com inteligência competitiva. Serve como guia para a produção de informação e tomada de decisões.

Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: analisando Informações e Identificando Tendências em Tempo Real, de Elisabeth Gomes e‎ Fabiane Braga

A obra trata da relação entre as duas tecnologias, que são complementares, considerando o cenário atual de evoluções tecnológicas constantes e produção massiva de informações, e como utilizá-las para gerar vantagens competitivas.

Inteligência Competitiva: aplicações Estratégicas e Mercadológicas, de Frederico Vidigal

O livro fala sobre inteligência competitiva no contexto empresarial: sua geração, utilização, práticas, impactos em micro e pequenas empresas, entre outros temas.

Inteligência Competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa, de Alfredo Passos

A obra traz as principais estratégias, ferramentas e técnicas para a implementação da inteligência competitiva em empresas.

Inteligência Competitiva para Pequenas e Médias Empresas: como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa, de Alfredo Passos

A publicação é voltada para empresários e profissionais que buscam diferenciais e vantagens competitivas para o seus negócios. Introduz a inteligência competitiva no contexto da elaboração de planos estratégicos, de marketing, de vendas, entre outros.

Ferramentas utilizadas para auxiliar a Inteligência Competitiva

Matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta analítica que permite avaliar os pontos de maior relevância – pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades – de acordo com o segmento de atuação da empresa. 

O foco dessa metodologia são os aspectos internos e externos da organização que permitem fazer uma análise de processos, recursos e gargalos operacionais.

Business Intelligence (BI)

As ferramentas de Business Intelligence realizam a coleta e organização de dados, categorizando-os em gráficos e relatórios que devem ser analisados para gerar insights. 

Por meio da entrega de informações de diferentes fontes, seu objetivo é embasar tomadas de decisão mais seguras e propiciar a obtenção de resultados mais robustos.

Big Data Analytics

O Big Data Analytics é uma ferramenta que extrai informações dispersas em diferentes bases de dados. 

Seu diferencial é sua capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados, mesmo quando se trata de dados complexos e desestruturados. O objetivo é gerar insights por meio do cruzamento de informações de fontes internas e externas.

Como a Neoway pode ajudar sua empresa a ter Inteligência Competitiva

A Neoway, por meio de sua plataforma digital baseada em Big Data Analytics e inteligência artificial, conta com uma série de aplicações que ajudam a sua empresa no processo de inteligência competitiva. 

Um exemplo é o Neoway B2B2C Intelligence, que disponibiliza uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a estratégia; 
  • Planejar uma expansão localmente ou ampliar a sua área de atuação;
  • Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial; 
  • Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de indivíduos para descobrir o perfil dos melhores clientes e gerar leads mais qualificados;
  • Utilizar modelagens estatísticas exclusivas para potencializar resultados;
  • Identificar oportunidades de negócios por região e gerar insights sobre a distribuição dos produtos, presença da concorrência, entre outros. 
  • Visualizar redes de relacionamento em diversos níveis entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que possam representar riscos e identificar ligações com pessoas cadastradas em uma blacklist.

Já o B2B Intelligence é uma ferramenta que traz uma base de dados de todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

O Neoway B2B Intelligence permite encontrar o CNAE, porte, faturamento, número de funcionários, entre outros dados importantes para estratégias comerciais.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a sua estratégia. Planejar-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação;
  • Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial;
  • Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de empresas, indivíduos, seus ativos e processos judiciais;
  • Utilizar modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados e contar com a tecnologia de Machine Learning do On Target para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes;
  • Com o Neoway Maps, é possível identificar oportunidades de negócios por região e obter insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros. Além de ter uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas;
  • Controlar a distribuição de oportunidades, acompanhar cada etapa e evolução do funil de vendas, transferir ou descartar leads, e aprimorar o potencial da força de vendas. 
  • Com a versão mobile, seu time comercial terá sempre em mãos os dados que necessita sobre seus leads. Você pode inserir informações e registrar status para todas as oportunidades;
  • Visualizar redes de relacionamento entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que podem auxiliar nos processos de fusões e aquisições.

Outra ferramenta que pode ser utilizada em sua estratégia de inteligência comercial é o Neoway Digital, solução que compara os dados online de comportamento dos consumidores com informações offline de potencial de compra para criar campanhas de marketing digital mais eficientes.

Com suas funcionalidades, a empresa pode:

  • Conhecer a fundo quem entra no site da empresa por meio de formulários, landing pages e overlays;
  • Criar segmentações baseadas nos perfis de leads identificados e fazer ações de marketing e vendas personalizadas;
  • De acordo com o interesse do usuário e o seu potencial de compra, entender o perfil e a capacidade de conversão e oferecer ofertas que priorizem os segmentos mais rentáveis;
  • Personalizar a comunicação com o público por meio de campanhas automatizadas e ativá-las a partir de seus canais de interesse;
  • Por meio da integração de dados on e offline, enriquecer sua carteira de clientes e obter mais informações sobre a sua audiência.

Conclusão

conclusao inteligencia competitiva

A inteligência competitiva é um dos recursos estratégicos mais importantes para o mercado atual. 

A coleta e análise de dados de clientes, fornecedores e concorrentes, e sua posterior transformação em informações estratégicas, ajudam a embasar a tomada de decisões e impactam os processos internos e externos da organização.

Dessa forma, a inteligência competitiva desempenha um papel vital para que as empresas ganhem mais eficiência e capacidade preditiva, tornando-se capazes de antecipar movimentos e tendências do mercado. 

Se a sua empresa precisa melhorar o processo de coleta e análise de informações sobre o mercado e seus concorrentes e clientes, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções da Neoway ao seu negócio. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura