Para ser destaque em seu segmento de mercado, as empresas precisam inovar e adotar metodologias que permitam se diferenciar dos concorrentes.
Nesse sentido, é fundamental que as organizações tragam dados e informações diversas para o centro do seu processo decisório e estratégico, como base para sua atuação. E é aqui que entra a inteligência competitiva.
Neste post, entenda o que é inteligência competitiva, por que ela é importante, quais são seus benefícios, como aplicá-la, quais ferramentas utilizar e mais. Acompanhe!
O que é Inteligência Competitiva de mercado?
Inteligência competitiva é uma ferramenta estratégica que busca se antecipar às exigências e necessidades do mercado.
Para isso, é necessário utilizar informações coletadas em diferentes fontes, como clientes, concorrentes e fornecedores, e aplicá-las de maneira estratégica.
A inteligência competitiva, portanto, não se resume a ações para superar a concorrência; é a capacidade da empresa de atuar de maneira proativa em relação às demandas e tendências do mercado.
E isso é feito por meio do uso de dados para monitorar e analisar a conjuntura do segmento em que ela atua.
Assim, a inteligência competitiva permite ampliar as possibilidades estratégicas da empresa, já que serve como norte para a reorientação de metas, do planejamento, dos produtos e até mesmo dos clientes da organização.
Ela também ajuda a direcionar a alocação de recursos e promover a integração de todas as áreas com foco em melhores resultados.
Por que utilizar a Inteligência Competitiva é importante?
Independentemente do segmento, hoje o mercado é altamente competitivo e dinâmico. Isso faz com que as empresas estejam em constante movimento, alternando entre posições de destaque e o risco de se tornar obsoleta para seus clientes.
Empresas que foram gigantes em seu setor, como Nokia e Kodak, por exemplo, praticamente desapareceram, perderam protagonismo e importância.
Nesse sentido, a inteligência competitiva traz às organizações um importante fator de inovação, essencial não apenas para sobreviver à concorrência, mas para atender às exigências dos consumidores.
A inteligência competitiva também permite definir estratégias baseadas em dados concretos, por meio da coleta e análise de informações relevantes para o negócio que auxiliam na tomada de decisões e no planejamento estratégico.
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Como o Corona vírus influencia a competitividade no mercado?
A pandemia do novo coronavírus alterou completamente a realidade de muitas empresas e trouxe mudanças mercadológicas importantes.
O comportamento do consumidor se tornou ainda mais digital, o que forçou as organizações a se adaptarem com novos esquemas de trabalho, novos produtos ou ainda, dependendo do setor, uma estrutura logística mais robusta para atender o aumento abrupto da demanda.
Nesse cenário, as empresas que já possuíam expertise em inteligência competitiva saíram na frente, uma vez que já tinham processos bem definidos e ferramentas implementadas para monitorar e analisar informações como:
- A postura da concorrência em relação à crise;
- As novas demandas de consumo;
- As tendências do mercado a curto prazo;
- Os impactos nos fornecedores;
- Os impactos das decisões políticas e sanitárias no segmento, entre outros.
A crise causada pela pandemia deixou clara a importância de coletar e analisar dados de mercado para acompanhar tendências, validar estratégias e identificar e avaliar oportunidades e ameaças. E pode-se afirmar que essas necessidades se manterão e ganharão cada vez mais importância.
Quais são os benefícios da Inteligência Competitiva para as empresas?
Aumento da competitividade
Ao monitorar dados do mercado, a inteligência competitiva permite às empresas acompanhar de perto seus competidores, de modo a minimizar riscos e evitar surpresas.
Dessa forma, quaisquer mudanças sentidas pelo segmento em que ela atua, nos indicadores da economia e nas ações dos seus concorrentes, dificilmente passarão batidas.
Mapeamento de oportunidades
Com a adoção da inteligência competitiva, as empresas têm em mãos informações valiosas sobre comportamentos e tendências de consumo.
A partir desses dados, ela pode identificar oportunidades para crescer, inovar e se diferenciar, seja por meio de um novo posicionamento ou pelo aprimoramento de seus produtos, por exemplo.
Adaptação de estratégias
A inteligência competitiva traz a análise de dados para o centro das operações e decisões estratégicas da empresa.
Assim, quando uma determinada ação não tem o desempenho esperado, é possível analisar essas informações para entender o motivo e para reavaliar ou readequar suas estratégias o mais rapidamente possível.
Como as empresas podem reagir a um ambiente competitivo? 4 dicas
Inovação
Empresas inovadoras tornam-se mais competitivas, uma vez que conseguem agregar mais valor ao seu negócio por meio de melhorias em seus produtos, processos organizacionais e/ou modelos de negócio.
Fidelização de clientes
É mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar para manter os que a empresa já possui.
E não se trata apenas de uma questão de custos: quando o serviço prestado ao consumidor é excepcional e o relacionamento é bem feito, a empresa consegue fidelizar seus clientes e conquistar defensores espontâneos da marca que ajudam a atrair novos clientes.
Análise do mercado e da própria empresa
Entender os pontos fracos e fortes da empresa é essencial para guiar o planejamento estratégico e definir as metas e objetivos da organização.
Essa análise permite reforçar as fortalezas e corrigir as deficiências que podem prejudicar sua competitividade.
Já em relação ao mercado, as empresas precisam monitorar constantemente seus concorrentes, identificar tendências, ameaças e oportunidades.
Estratégia de preços
A estratégia de preços é outro ponto que pode ter forte impacto na competitividade da empresa.
Dependendo dos objetivos do negócio, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para ganhar mais espaço em meio à concorrência e aumentar a lucratividade.
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Como aplicar inteligência de competitividade e de mercado em conjunto? 9 passos
Identificar questões relevantes para empresa
Para desenvolver as melhores estratégias de negócio, é necessário entender o que se passa dentro da própria empresa, mas também em tudo o que a cerca.
Essa compreensão é fundamental para tornar o planejamento mais abrangente e eficaz.
Para isso, é preciso identificar as questões mais relevantes no segmento em que a empresa atua e que impactam na sua competitividade, como investimento em novas tecnologias, novas ações de marketing, desenvolvimento de novos produtos, expansão para novos mercados, etc.
Interpretar dados e o contexto competitivo
Monitorar as ações dos concorrentes é um dos passos mais importantes para o planejamento estratégico da empresa.
Isso porque as organizações que atuam no mesmo segmento podem representar tanto uma ameaça como uma oportunidade para a marca crescer.
Por meio da interpretação desses dados, a empresa consegue reagir às mudanças no mercado em tempo hábil – quando não antecipando-se a esses movimentos.
Detalhar informações
A inteligência competitiva agrega à empresa conhecimentos sobre o mercado e a capacidade de interpretação de pontos sensíveis para sua atuação.
No entanto, para que isso faça diferença na organização, é necessário detalhar as informações que são coletadas por meio de ferramentas especializadas que possibilitem a análise desses dados.
Utilizar os conhecimentos adquiridos
Uma vez que as informações foram coletadas e analisadas, é preciso entender as necessidades do negócio e colocar um planejamento em ação para alcançar os objetivos esperados.
Nesse sentido, além das ferramentas adequadas para esse propósito, a empresa deve contar com profissionais capacitados para transformar os dados em conhecimento que gere diferenciais estratégicos.
Tomar decisões eficientes
Por meio da inteligência competitiva, decisões complexas, como o lançamento de um novo produto ou os planos para expansão do negócio, passam a ser tomadas com base em dados concretos extraídos do mercado.
Como resultado, a tomada de decisões torna-se um processo muito mais embasado e objetivo, o que reduz riscos e evidencia oportunidades.
Identificar ameaças e oportunidades
O monitoramento do ambiente externo permite à empresa fazer o controle das movimentações e das ações dos seus concorrentes e de outros fatores do mercado que impactam em seus negócios.
Isso faz com que a organização consiga identificar, se antecipar e até mesmo eliminar ameaças, além de aproveitar melhor as oportunidades.
Gerar valor compartilhado
O sucesso da empresa não está somente na aplicação da inteligência competitiva: é necessário compartilhar os aprendizados gerados por meio das informações que são levantadas e analisadas.
Dessa forma, os colaboradores da organização devem ser orientados e capacitados para utilizar em sua rotina a inteligência adquirida, de forma a gerar valor para as partes interessadas.
Conhecer os pontos fortes e fracos
Quando a empresa aplica inteligência aos dados coletados, seus pontos fortes e fracos tornam-se mais visíveis, o que permite potencializar sua capacidade preditiva e preparar-se para inovações.
Ter uma estrutura que permita desenvolver estratégias eficazes
Ao investir na análise e gestão de dados de mercado, a empresa consegue uma melhor relação custo-benefício em cada decisão.
Assim, ao atuar de maneira proativa e reagir às mudanças do mercado de forma ágil, a organização consegue trabalhar de forma muito mais eficiente e aumentar suas chances de sucesso.
Leia mais: Inteligência de mercado: o que é e como aplicar
Ciclo da Inteligência Competitiva: como funciona?
O ciclo da inteligência competitiva acontece em quatro etapas:
- Coleta: obtenção dos dados que serão transformados em informação.
- Análise: quando a inteligência é, de fato, gerada a partir dos dados coletados.
- Planejamento: definição dos procedimentos necessários para alcançar os objetivos.
- Disseminação: apresentação da informação de forma lógica e de fácil compreensão.
Qual a relação entre inovação e inteligência competitiva?
Há uma complexidade crescente para realizar o mapeamento do perfil do consumidor, já que ele está cada vez mais omnichannel.
Essa complexidade se relaciona com outro conceito importante: o VUCA, sigla que significa:
- Volatility (volatilidade), em que tudo muda a todo instante.
- Uncertainty (incerteza), em que todos estão em constante movimento.
- Complexity (complexidade), das relações de trabalho e dinâmicas do mercado.
- Ambiguity (ambiguidade), em que as mesmas situações podem gerar problemas ou oportunidades.
Esse conceito nos ajuda a perceber como inovar é crucial para manter-se em constante movimento e não ser engolido pela concorrência.
Leia mais: Gestão da inovação: benefícios e como implementar
Melhores livros sobre Inteligência Competitiva
Inteligência Competitiva, de Conceição Gonçalves e Paulo Matta Coelho
O livro traz as principais referências para os profissionais que atuam com inteligência competitiva. Serve como guia para a produção de informação e tomada de decisões.
Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data: analisando Informações e Identificando Tendências em Tempo Real, de Elisabeth Gomes e Fabiane Braga
A obra trata da relação entre as duas tecnologias, que são complementares, considerando o cenário atual de evoluções tecnológicas constantes e produção massiva de informações, e como utilizá-las para gerar vantagens competitivas.
Inteligência Competitiva: aplicações Estratégicas e Mercadológicas, de Frederico Vidigal
O livro fala sobre inteligência competitiva no contexto empresarial: sua geração, utilização, práticas, impactos em micro e pequenas empresas, entre outros temas.
Inteligência Competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa, de Alfredo Passos
A obra traz as principais estratégias, ferramentas e técnicas para a implementação da inteligência competitiva em empresas.
Inteligência Competitiva para Pequenas e Médias Empresas: como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa, de Alfredo Passos
A publicação é voltada para empresários e profissionais que buscam diferenciais e vantagens competitivas para o seus negócios. Introduz a inteligência competitiva no contexto da elaboração de planos estratégicos, de marketing, de vendas, entre outros.
Ferramentas utilizadas para auxiliar a Inteligência Competitiva
Matriz SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta analítica que permite avaliar os pontos de maior relevância – pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades – de acordo com o segmento de atuação da empresa.
O foco dessa metodologia são os aspectos internos e externos da organização que permitem fazer uma análise de processos, recursos e gargalos operacionais.
Business Intelligence (BI)
As ferramentas de Business Intelligence realizam a coleta e organização de dados, categorizando-os em gráficos e relatórios que devem ser analisados para gerar insights.
Por meio da entrega de informações de diferentes fontes, seu objetivo é embasar tomadas de decisão mais seguras e propiciar a obtenção de resultados mais robustos.
Big Data Analytics
O Big Data Analytics é uma ferramenta que extrai informações dispersas em diferentes bases de dados.
Seu diferencial é sua capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados, mesmo quando se trata de dados complexos e desestruturados. O objetivo é gerar insights por meio do cruzamento de informações de fontes internas e externas.
Como a Neoway pode ajudar sua empresa a ter Inteligência Competitiva
A Neoway, por meio de sua plataforma digital baseada em Big Data Analytics e inteligência artificial, conta com uma série de aplicações que ajudam a sua empresa no processo de inteligência competitiva.
Um exemplo é o Neoway B2B2C Intelligence, que disponibiliza uma base de dados de pessoas físicas de todo o Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.
Com suas funcionalidades, a empresa pode:
- Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a estratégia;
- Planejar uma expansão localmente ou ampliar a sua área de atuação;
- Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial;
- Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de indivíduos para descobrir o perfil dos melhores clientes e gerar leads mais qualificados;
- Utilizar modelagens estatísticas exclusivas para potencializar resultados;
- Identificar oportunidades de negócios por região e gerar insights sobre a distribuição dos produtos, presença da concorrência, entre outros.
- Visualizar redes de relacionamento em diversos níveis entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que possam representar riscos e identificar ligações com pessoas cadastradas em uma blacklist.
Já o B2B Intelligence é uma ferramenta que traz uma base de dados de todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.
O Neoway B2B Intelligence permite encontrar o CNAE, porte, faturamento, número de funcionários, entre outros dados importantes para estratégias comerciais.
Com suas funcionalidades, a empresa pode:
- Entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e direcionar a sua estratégia. Planejar-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação;
- Descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial;
- Realizar pesquisas, segmentar e filtrar milhões de empresas, indivíduos, seus ativos e processos judiciais;
- Utilizar modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados e contar com a tecnologia de Machine Learning do On Target para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes;
- Com o Neoway Maps, é possível identificar oportunidades de negócios por região e obter insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros. Além de ter uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas;
- Controlar a distribuição de oportunidades, acompanhar cada etapa e evolução do funil de vendas, transferir ou descartar leads, e aprimorar o potencial da força de vendas.
- Com a versão mobile, seu time comercial terá sempre em mãos os dados que necessita sobre seus leads. Você pode inserir informações e registrar status para todas as oportunidades;
- Visualizar redes de relacionamento entre pessoas e empresas, encontrar vínculos que podem auxiliar nos processos de fusões e aquisições.
Outra ferramenta que pode ser utilizada em sua estratégia de inteligência comercial é o Neoway Digital, solução que compara os dados online de comportamento dos consumidores com informações offline de potencial de compra para criar campanhas de marketing digital mais eficientes.
Com suas funcionalidades, a empresa pode:
- Conhecer a fundo quem entra no site da empresa por meio de formulários, landing pages e overlays;
- Criar segmentações baseadas nos perfis de leads identificados e fazer ações de marketing e vendas personalizadas;
- De acordo com o interesse do usuário e o seu potencial de compra, entender o perfil e a capacidade de conversão e oferecer ofertas que priorizem os segmentos mais rentáveis;
- Personalizar a comunicação com o público por meio de campanhas automatizadas e ativá-las a partir de seus canais de interesse;
- Por meio da integração de dados on e offline, enriquecer sua carteira de clientes e obter mais informações sobre a sua audiência.
Conclusão
A inteligência competitiva é um dos recursos estratégicos mais importantes para o mercado atual.
A coleta e análise de dados de clientes, fornecedores e concorrentes, e sua posterior transformação em informações estratégicas, ajudam a embasar a tomada de decisões e impactam os processos internos e externos da organização.
Dessa forma, a inteligência competitiva desempenha um papel vital para que as empresas ganhem mais eficiência e capacidade preditiva, tornando-se capazes de antecipar movimentos e tendências do mercado.
Se a sua empresa precisa melhorar o processo de coleta e análise de informações sobre o mercado e seus concorrentes e clientes, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções da Neoway ao seu negócio.