A lógica do marketing tradicional segue uma linha clara: as empresas utilizam recursos para alcançar os consumidores. Um comercial de TV ou um outdoor, por exemplo, exerce uma função chamativa para atrair o interesse das pessoas. Uma vez estimuladas, estas, por sua vez, correm atrás dos produtos e serviços oferecidos para, então, realizar uma compra.
Mas o comportamento do consumidor mudou. Com o usuário no controle do que consumir, a mecânica se inverteu. As organizações desenvolveram táticas para facilitar essa jornada. Surgiu, assim, o marketing reverso, onde o consumidor busca pelo que a marca oferece.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Descubra o que é o marketing reverso, quais são suas vantagens e veja alguns exemplos.
O que é marketing reverso?
Marketing reverso é o termo utilizado para definir ações que vão na contramão do marketing tradicional. Assim, em vez de as empresas irem até o cliente, são os clientes que chegam espontaneamente à marca.
Esse sistema foi empoderado com o surgimento da internet. A partir de sua disseminação, as pessoas passaram a recorrer a mecanismos de busca para encontrar soluções para seus problemas. Assim, aterrissam em sites, blogs, landing pages, páginas de produtos ou qualquer outro local que os buscadores, como Google e Bing, apontam como relevantes mediante à manifestação da dúvida.
O internauta tem o domínio de sua jornada no ambiente digital. Caso não goste de uma página, ele pode simplesmente fechá-la. Com isso, os tradicionais anúncios, e-mails comerciais ou banners são, muitas vezes, ignorados. A consequência disso foi uma adequação das empresas que desejam investir em marketing digital.
A partir da transformação digital, foi preciso fazer com que o cliente chegasse até a marca, não o contrário. Foram elaboradas táticas como inbound marketing (também conhecido como marketing de atração ou marketing de entrada), SEO, marketing de conteúdo e táticas de engajamento em redes sociais e email marketing. Nessa nova abordagem, menos publicitária e mais orgânica, a empresa presta um serviço antes mesmo da compra.
Mas não é somente na esfera digital que o marketing reverso atua. Táticas de aproximação offline voltadas ao branding, ao buzz marketing e às relações públicas também têm um efeito similar. Afinal, quando a reputação de uma marca é positiva aos olhos do consumidor, a tendência é que eles busquem por ela.
Por que fazer marketing reverso?
Existem muitos benefícios gerados ao aplicar o marketing reverso. A seguir, conheça alguns deles.
Táticas menos invasivas
O consumidor moderno é mais exigente em relação à publicidade. Se antes eram interrompidos pelos anúncios em meio às suas rotinas, agora isso pode gerar incômodo. Pense em uma interrupção de uma pop-up durante a leitura de um texto ou um comercial durante a visualização de um vídeo na web.
À distância de um clique, o que seria uma oportunidade de negócio se torna um investimento desperdiçado. Ou, pior, chegar ao ponto de afastar o consumidor da marca por perturbar sua experiência de navegação. O marketing reverso soluciona essa questão. Afinal, o usuário age por conta própria e tem controle do que consome.
Relacionamento a longo prazo
As táticas de marketing reverso, quando bem aplicadas, estimulam a criação de laços fortes e duradouros. Ou seja, a fidelização de clientes.
De maneira orgânica, há uma relação de confiança estabelecida ao longo do tempo. O que faz com que haja ganhos com a recompra, up-sell, cross-sell e renovação de contratos, por exemplo.
Filtragem natural
A web é um ambiente vasto, com milhões de usuários ativos todos os dias. As empresas desejam atrair somente aqueles com potencial de se tornarem clientes. Uma das vantagens do marketing reverso é a possibilidade de filtrar, em meio à multidão de internautas, aqueles que se interessam pelo que a marca oferece.
Economia de gastos
A publicidade tradicional se caracteriza pelo investimento financeiro para aparição em locais de interesse do público. Quando há uma boa execução das ações de marketing reverso, é possível economizar gastos com anúncios e redirecionar os recursos para outras modalidades de divulgação.
Quais são alguns exemplos de marketing reverso?
Existem diversas táticas de marketing reverso. Abaixo, conheça algumas das principais.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada à criação de materiais que solucionam dúvidas e resolvem problemas do usuário.
Com isso, há uma aproximação natural das pessoas com a marca, tendo como principal efeito a geração de confiança.
SEO
SEO (Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca) é uma tática que visa posicionar páginas de um site ou blog no topo dos buscadores.
Essa estratégia gera a oportunidade ideal para atrair visitantes para páginas internas sem interrupções e fornecer utilidade ao usuário antes de realizar uma oferta.
Relações públicas
As relações públicas se utilizam de canais externos para alcançar novos públicos. Especialmente os veículos de comunicação, que podem ser tradicionais ou digitais.
Nesse sistema, as referências à marca concedem credibilidade sem o caráter comercial da publicidade.
Marketing de autoridade
O marketing de autoridade é uma estratégia que visa empoderar um representante da empresa, atribuindo a ele um caráter educacional. Ou seja, uma pessoa ligada à marca que ensina e ajuda as comunidades ao seu redor. Como consequência, suas recomendações são vistas como conselhos.
Branding
As táticas voltadas ao branding visam tornar uma marca popular. Assim, apresentam um efeito positivo à sua imagem, fazendo com que as pessoas passem a falar sobre ela de maneira orgânica e, claro, busquem seus produtos e serviços.
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