Robotic Process Automation: o que é e seu impacto

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Automação é uma das palavras-chave da onda de transformação digital que ganhou força durante a pandemia de Covid-19. Em meio ao cenário de mudanças impulsionadas com ajuda da tecnologia, a Robotic Process Automation (RPA) se destaca.

Esse tipo de solução para automação de tarefas, que utiliza scripts e robôs para replicar operações humanas, tem se provado importante para empresas de múltiplos setores.

Segundo estudo da consultoria Precedence Research, o mercado global para RPA, cujo tamanho estimado era de US$ 2,65 bilhões em 2021, vai mais do que triplicar até 2026, com valor esperado de US$ 8,8 bilhões. Até 2030, o número deve alcançar US$ 23,9 bilhões.

Mas o que é, afinal de contas, a Robotic Process Automation, por que ela tem crescido tanto e como ela pode transformar as atividades de uma empresa?

O que é Robotic Process Automation (RPA)?

Infográfico: O que é Robotic Process Automation

A Automação Robótica de Processos é um tipo de automação dedicado à implementação de robôs para a realização de processos repetitivos, para os quais o trabalho humano pode ser considerado desperdício.

Os robôs, nesse caso, não são as máquinas metálicas normalmente associadas à palavra, mas sim softwares. Isso porque o objetivo da RPA é replicar o comportamento de um ser humano trabalhando em seu computador. O Robotic Process Automation é um mecanismo ideal para alavancar a produtividade dentro de sistemas digitais ao reduzir o atrito de uma interface entre máquina e humano.

Como a RPA funciona?

Funciona assim: o robô recebe as instruções necessárias para uma tarefa que pode ser, por exemplo, uma ordem de cliques e comandos a fim de inserir informações de documentos em um banco de dados.

Se fosse delegada a um funcionário, a tarefa poderia consumir muito tempo e gerar propensão a erros. Afinal,  pessoas se distraem, especialmente em trabalhos maçantes, o que pode produzir falhas na digitação das informações e outros tipos de inconvenientes.

Já a RPA minimiza esse tipo de evento e ainda conclui a operação com muito mais agilidade. A tecnologia também se mostra uma importante aliada à inteligência artificial para tornar os processos mais inteligentes. A RPA apenas executa sua programação, mas a utilização de algoritmos de machine learning pode dar maior dinamismo e versatilidade ao sistema.

Quais os benefícios da Robotic Process Automation?

Infográfico: Quais os Benefícios da Robotic Process Automation

Existem muitos benefícios em utilizar a Robotic Process Automation dentro de uma organização, especialmente pela facilidade de implementação. O bot pode atuar na própria interface de um software utilizado no cotidiano de uma empresa.

Pela sua atuação no front-end de um sistema, que faz com que o robô aja praticamente como qualquer outro funcionário, a RPA é um modelo de automação que não depende de grande esforço para aplicação.  

Ou seja, os benefícios estão ao alcance de grande parte das companhias. Mas quais são esses ganhos, afinal? Entenda melhor abaixo:

Automação de processos repetitivos

É o principal ganho no uso da Robotic Process Automation. A utilização dessa técnica permite tirar de mãos humanas as tarefas que podem ser realizadas com mais agilidade e menos erros por meio de máquinas.

Nas funções que dependam de pouco ou nenhum processo criativo, o uso desta ferramenta para automação possibilita ganhos significativos de produtividade. O Marketing, por exemplo, é uma das áreas que se beneficiam da integração das estratégias para automação.

Enquanto isso, os colaboradores podem ser direcionados para outras tarefas mais estratégicas, às quais apenas o cérebro humano é apto a entregar resultados satisfatórios.

Padronização de processos

O uso da RPA traz um benefício importante para os negócios: a capacidade de garantir uniformidade do trabalho e uma gestão integrada. Funções repetitivas tendem a estimular as distrações em colaboradores, que também estão suscetíveis a erros causados por cansaço ou por falta de habilidade.

O uso da máquina garante um padrão de qualidade capaz de evitar desperdício de tempo e de recursos causado pelo retrabalho.

Otimização de profissionais

Alocar pessoas para a realização de tarefas longas, repetitivas e tediosas não é só pouco eficiente, mas também é contraproducente. Ao transferir essa responsabilidade para os robôs, é possível aproveitar melhor os profissionais para outros projetos que requeiram planejamento, pensamento crítico e criatividade.

A empresa pode extrair o melhor de sua equipe, e os colaboradores também tendem a ter mais satisfação de seu trabalho.

Segurança da informação

Um dos riscos que rondam as empresas é o da manipulação indevida de dados, irregularidade que pode trazer complicações com a Lei Geral de Proteção de Dados.

A aplicação da RPA, neste sentido, gera ganhos na segurança destas informações. Por exemplo, o robô pode ser responsável pela inserção de um cadastro no banco de dados sem que ninguém tenha contato com dados sensíveis dos clientes.

Redução de custos, aumento de receitas

Todas as vantagens listadas previamente apontam para uma direção: a diminuição dos custos com processos ineficientes. Ao mesmo tempo, a empresa passa a ampliar o seu faturamento a partir do momento em que consegue direcionar melhor sua força de trabalho para tarefas em que seus talentos sejam competentes e relevantes.

Como é possível implementar a RPA?

Como visto, a Robotic Process Automation pode ter grande impacto na rotina de uma empresa, mas, apesar de sua implementação ser razoavelmente simples, ainda requer alguns cuidados.

O primeiro deles é estudar os efeitos da transição nos negócios, para garantir que todas as partes, incluindo a própria empresa, seus colaboradores e seus clientes, estejam preparados para a transformação. É, inclusive, recomendável promover um período de adaptação.

Na sequência vem a escolha da solução tecnológica correta para colocar a proposta em prática. Estar inteirado sobre as opções no mercado para encontrar a alternativa que corresponda às necessidades de cada negócio pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na empreitada.

Além disso, a equipe precisa estar alinhada em torno do processo. Isso dependerá de pessoas de TI experientes, especializadas e capacitadas, ou então será preciso recorrer a uma equipe externa para apoiar o processo.

A etapa seguinte é a mais fundamental do processo: integrar os sistemas. Trata-se do momento de garantir a compatibilidade e interoperabilidade para que o bot seja capaz de realizar as tarefas que se esperam dele. Essa integração pode não ser tão fácil, já que cada sistema tem suas particularidades e não existe uma solução universal.

Robotic Process Automation: como se aplica nas empresas?

Por ser um método de automação bastante versátil, a RPA tem aplicações das mais abrangentes. Justamente por isso, ela pode ser adaptada para funções das mais simples, como um disparo automático de e-mails, até as de altíssima complexidade, que exigem milhares de bots, cada um com um trabalho específico.

Uma das soluções que podem interessar muitas empresas é a sua integração com sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM. Por meio dessa “ponte” virtual, é possível manter as informações sempre atualizadas e precisas na plataforma de forma automática.

Os robôs de RPA podem ainda ser utilizados para tantas outras atividades, como a geração de relatórios variados, ao extrair dados de múltiplas fontes em um único documento, ainda que não sejam capazes de analisar as informações de forma independente.

Além de realizar as tarefas repetitivas de forma automatizada, uma outra função é verificar o andamento dessas operações e monitorá-las para garantir a operação conforme o esperado e sua eficiência.

Por que esta é uma solução inteligente para os negócios?

A Robotic Process Automation – RPA se prova como uma solução inteligente para entrar com o pé direito na era da automação, tão fundamental para obter vantagens na transformação digital.

A RPA é uma tecnologia versátil que pode servir a diferentes funções. É otimizada para operar as tarefas repetitivas para as quais o trabalho humano pode ser um desperdício de tempo e de recursos.

Empresas que aderem a esse tipo de tecnologia veem ganhos expressivos em eficiência, que se refletem em queda de custos e aumento das receitas, resultando na ampliação do lucro da operação.

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Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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