Objetivos de venda Data Driven: como viabilizar em equipes?

SCROLL DOWN

Objetivos de venda podem se tornar o grande pesadelo das equipes comerciais caso os resultados não sejam atingidos. Apesar de ser um desafio que por vezes é difícil de ser cumprido, tais objetivos não podem ser ignorados, afinal é com base neles que a empresa determina aonde quer chegar.

Mas é preciso ter cuidado no momento de estabelecer estas condições, definir as metas e distribuí-las entre a equipe de vendedores. Toda a estratégia comercial deve ser bem planejada e embasada em indicadores reais da empresa e do mercado onde o negócio está inserido. Assim, pode-se estipular metas concretas para que o time de vendas tenha um direcionamento preciso e viável de ser executado.

Neste caso, ter dados relevantes e organizados à disposição faz toda a diferença. Em um primeiro momento, ter objetivos claros e estruturados em números e informações confiáveis mantém a equipe de vendas motivada, pois há mais segurança na execução das ações e amplia as possibilidades de bons resultados. Já a médio e longo prazos, permite que a empresa dê um passo mais audaciosos com convicção, como viabilizar uma expansão, um reposicionamento de mercado ou reorganização de distribuidores, por exemplo.

Agora, você deve estar se perguntando: “Como reunir dados relevantes para implementar objetivos de venda que sejam, ao mesmo tempo, realistas e eficientes para a estratégia?” “E como distribuir com precisão sua execução junto ao time de vendas?”.

Neste artigo, vamos mostrar o que é importante levar em consideração na construção desses norteadores e como as plataformas digitais ajudam a otimizar todo este processo.

Análise interna e de mercado ajuda a estipular objetivos de venda realistas e eficientes

O primeiro passo para definir objetivos de vendas realistas e eficientes é ter claro aonde se quer chegar. Por isso é preciso, antes de tudo, reunir dados relevantes e analisá-los dentro do contexto da empresa e do mercado. Nesse caso, podemos dizer que dados relevantes são todos os relacionados a informações internas sobre o histórico de vendas anteriores; sobre os clientes (perfil de consumo) que já estão na base e sobre o Cliente Ideal; sobre os motivos de não fechamento de vendas e de churn (desistência), entre outros. Além disso, também deve-se levar em conta os indicadores da economia, do segmento de atuação e da concorrência. Assim, pode-se entender o momento atual do negócio, os números que precisam ser alterados para crescer e determinar os melhores caminhos para chegar aos resultados esperados.

Vamos supor que, após analisar os dados, a empresa definiu que deverá aumentar a receita em 25% e diminuir o CAC em 15% em um trimestre. Nesse momento é importante definir as ações e metas necessárias para cumprir os objetivos, como determinar a receita a ser alcançada, quantas vendas serão necessárias para chegar a tal receita, qual o valor do ticket médio de cada venda, quantos leads será preciso captar e trabalhar até ter uma oportunidade concreta e, destas, quantas devem ser contactadas até até o fechamento de um negócio. Ou seja, definir o funil de vendas, que representa em números a jornada do cliente.

Plataformas digitais agrupam informações e facilitam o processo. Big Data Analytics vai além e entrega análises de valor

Para facilitar o levantamento interno e ter mais domínio sobre os números da empresa, já é preciso considerar o uso de ferramentas digitais de gestão e vendas, como os ERPs e CRMs. Além de melhor controlar a atividade operacional e financeira, eles entregam dados valiosos sobre as interações com clientes atendidos e mostram insatisfações ou feedbacks positivos em relação ao produto/serviço. Outra grande vantagem é aglutinar e organizar todos as informações sobre gestão e vendas, dispensando as inúmeras planilhas isoladas e facilitando o compartilhamento dessas informações.

Sob o ponto de vista da análise rápida, precisa e com entrega de valor desse enorme volume de dados, as plataformas de Big Data Analytics são fundamentais. Isso porque estas soluções inteligentes vão além: captam informações setoriais e de mercado e mesclam com os dados estratégicos internos, segmentam leads, encontram os melhores clientes e distribuem as melhores oportunidades para a equipe de vendas, inclusive por território ou por tipo de cliente. Com isso, a empresa pode extrair significados relevantes e insights para definir os melhores objetivos de venda e executar suas ações com precisão.

Voltando ao exemplo citado acima, onde seria preciso aumentar a receita e diminuir o CAC, a rápida busca e segmentação de leads realizada por uma plataforma de Big Data Analytics é determinante para se chegar aos objetivos de venda. Estas ferramentas automatizam a prospecção e a pré-qualificação, determinando quais leads atendem o perfil buscado e até onde estão localizados.

Com uma lista de contatos ‘quentes’ e com perfil já conhecido, os vendedores podem priorizar os contatos com possibilidades reais de conversão e assim chegar mais rapidamente ao fechamento do negócio. Também podem potencializar a ampliação do ticket médio, levando produtos específicos para o perfil do lead contactado.

Ficou interessado nestes sistemas inteligentes? Veja como vender mais e todos os benefícios das soluções de Big Data Analytics neste outro artigo ou tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura