Big Data para vendas: quais os benefícios e aplicações?

SCROLL DOWN

O Big Data para vendas é um recurso que ajuda as empresas a navegarem no mar de informações geradas diariamente, por conta do avanço da tecnologia. Sem uma ferramenta capaz de coletar e organizar esses dados, as organizações se mantêm às cegas, tomando decisões sem um embasamento claro.

A seguir, veja os principais motivos pelos quais as empresas devem investir no Big Data para vendas.

O que é Big Data?

Big Data se refere a grandes volumes de dados (estruturados ou não, internos ou externos), que podem ser coletados, processados e analisados para a obtenção de insights.

Para isso, é preciso contar com ferramentas de Big Data Analytics, que são capazes de organizar todas essas informações, ajudando a analisá-las e transformá-las em conhecimento.

O mercado tem se tornado cada vez mais data-driven, isto é, os dados se tornam elementos centrais para a tomada de decisão e definição de estratégias. Em um mundo altamente digitalizado, o volume de informações geradas é muito grande e as soluções de Big Data surgem para auxiliar na conquista desses objetivos.

Sendo assim, quando falamos de Big Data para vendas, podemos esperar uma série de benefícios para as estratégias comerciais das empresas, ajudando-as a antecipar tendências de mercado, conhecer melhor seus consumidores e outras vantagens.

Quais os benefícios do Big Data para vendas?

Infográfico: quais os benefícios do big data para vendas

Tomada de decisão mais precisa

Como vimos, essa é uma das principais características do Big Data: transformar uma grande quantidade de dados em conhecimento e insights valiosos.

Se antes da transformação digital, as decisões nas empresas eram tomadas com base em intuições e achismos, de forma não documentada, a aplicação do Big Data para vendas permite construir um histórico de dados, realizar comparações, identificar padrões, fazer análises preditivas e ter mais previsibilidade em vendas.

Precificação ágil e inteligente

O Big Data não só lida com grandes quantidades de informações, como também faz isso com extrema velocidade. Assim, é possível monitorá-las em tempo real, o que possibilita decisões mais ágeis para reduzir possíveis perdas e corrigir rotas.

Dessa forma, a empresa consegue analisar preços, produtos e vendas para avaliar sua estratégia de precificação, realizar os ajustes necessários com mais rapidez e com base em dados seguros e confiáveis. Em muitos casos, é possível, inclusive, automatizar essa tarefa.

Mensuração de resultados

A grande vantagem das ferramentas digitais é a possibilidade de acompanhar e mensurar os resultados de cada estratégia. Com isso, o que vem dando certo pode ser reforçado e replicado e as ações que não geraram o resultado esperado por serem interrompidas ou melhoradas. O uso do Big Data para vendas também permite mensurar a atuação de cada membro do time comercial, facilitando a análise de desempenho.

Mapeamento do mercado e da concorrência

Outro grande benefício do Big Data para vendas é a capacidade de auxiliar no mapeamento dos movimentos do mercado, o que inclui a concorrência e os próprios consumidores.

Ou seja, é possível antecipar tendências de mercado e potencializar o aproveitamento de oportunidades comerciais. Isso faz com que o Big Data se torne um importante diferencial competitivo, deixando a empresa sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

Acesse nosso conteúdo Big Data: O que é, para que serve e como funciona na prática e saiba mais sobre essa tecnologia e suas aplicações.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura