Metodologia OKR: o que é e como implementar na empresa?

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Como transformar uma ideia em resultados concretos? Essa é a proposta da metodologia OKR, que se prova como uma solução de aumento de produtividade dentro de empresas.

O sistema está longe de ser novo, foi estabelecido ainda nos anos 1970 por Andy Grove, CEO da Intel na época. Com o tempo, passou a ser um modelo bastante comum no Vale do Silício, de onde se espalhou para o mundo.

Mas afinal, como funciona esse modelo de trabalho, como implantá-lo em uma empresa e o que ele tem a oferecer?

O que é a metodologia OKR?

OKR, ou “Objective Key Results” ou “Objetivos e Resultados-chave”, é uma metodologia que ajuda uma empresa não apenas a se planejar para alcançar metas, mas também a traçar o caminho para isso.

A ideia é dividida em duas partes. A primeira são os objetivos, que apresentam um direcionamento geral, mas claro, do que se pretende ser alcançado pela companhia, a fim de manter sua equipe engajada. A partir disso uma organização pode definir um objetivo, por exemplo, como oferecer o melhor atendimento possível a um cliente ou ampliar seu volume de vendas.

É neste ponto que entra a segunda parte: os resultados-chave. Aqui, são definidos os meios mais concretos pelos quais essas metas abstratas podem ser alcançadas. Então, uma equipe cujo objetivo é aumentar suas vendas pode definir como resultados-chave pontos como a ampliação de geração de leads até um patamar pré-definido, ou a melhoria de receitas com upsell e subprodutos.

Assim, de forma resumida, a primeira parte define um destino para os negócios e a segunda estabelece as melhores formas de chegar a eles. A metodologia OKR se tornou especialmente reconhecida por ser a base da operação do Google desde 1999, que se tornou um dos maiores impérios tecnológicos do planeta.

Quais são os benefícios da metodologia OKR?

Infográfico: Quais os benefícios da metodologia okr

A metodologia OKR não é indicada “apenas porque o Google usa”. Ela traz uma série de benefícios para os negócios e no gerenciamento de uma equipe em busca do sucesso das atividades.

A primeira das vantagens é a definição de foco, o que permite agir de forma mais coordenada e clara em prol de um objetivo. Para isso, no entanto, é necessário definir resultados-chave delimitados e claros para cada objetivo. Um exemplo prático é a definição de KPIs de vendas e seus indicadores.

Na sequência, vem o alinhamento estratégico, que coloca todos os membros de um time na mesma página em favor de um projeto claro, que facilita e valoriza a colaboração, além de criar um compromisso para alcançar o objetivo.

A metodologia OKR ainda possibilita o acompanhamento contínuo, desde a criação do objetivo até seus indicadores e o andamento das metas. Dessa forma, é possível monitorar regularmente a situação e garantir que o projeto não saia dos trilhos.

O modelo é flexível e pode ser adaptado a cada ciclo se houver mudanças relevantes que forcem esse tipo de ajuste, uma vez que os OKRs em geral preveem um planejamento de curto prazo. Além disso, a criação das metas também é rápida e prática e pode ser concluída em apenas algumas horas.

O método também traz o benefício da criação coletiva dos objetivos e resultados-chave, com a participação de gestores e demais colaboradores, que produz um efeito cascata positivo e maior engajamento.

O sistema tende a acelerar o desempenho dos colaboradores por meio de métricas claras que podem ser monitoradas e que são facilmente mensuráveis para garantir o bom andamento dos processos.Por fim, o método valoriza a inovação, já que estimula a cooperação e um ambiente positivo de confiança e abre mais espaço para novas ideias.

Como implementar OKRs?

Infográfico: Como implementar orks

A metodologia OKR não é difícil de ser implementada em uma empresa, mas precisa respeitar alguns critérios para que seja utilizada corretamente. Uma das mais cruciais é trabalhar ciclos curtos, de no máximo um trimestre, com prazos que permitam a flexibilidade para determinar novos rumos se houver uma mudança relevante no trajeto.

As metas também devem ser checadas regularmente a fim de garantir o bom funcionamento da equipe. O acompanhamento de perto ajuda a observar o desempenho não só dos colaboradores, mas das táticas como um todo. Esse check-in pode ser realizado a cada semana, por exemplo.

Também é necessário adotar uma política de transparência, de forma que todos tenham acesso ao andamento do projeto para que se mantenham engajados com seus objetivos e com as metas que devem ser alcançadas.

Além disso, é importante utilizar dados no processo de mensuração e apresentar aos colaboradores com clareza quais informações serão coletadas e qual é o papel delas no atingimento das metas.

Por falar em metas, é recomendável que elas sejam ambiciosas e desafiadoras o suficiente para engajar a equipe a trabalhar melhor em busca de resultado, mas obviamente não impossíveis de serem alcançadas. Esse equilíbrio ajuda a manter a motivação dos colaboradores para garantir desempenho máximo.

Por fim, é fundamental manter o foco nas OKRs para garantir que os objetivos não sejam perdidos de vista, o que inutilizaria todo o esforço para criação e conferência das metas.

 A metodologia OKR no Marketing

A definição de OKRs pode ser muito útil na atuação do marketing, a partir de objetivos e indicadores claros para ganho de desempenho e métricas que possam ser monitorados com frequência. Não faltam exemplos de ideias para fazer bom uso da metodologia OKR no Marketing, no sentido de posicionar melhor uma empresa no mercado.

Uma delas pode vir da integração dos times de vendas e marketing para a identificação de gaps, a definição de SLAs e do alinhamento das metas a partir de indicadores palpáveis.

É essencial que os objetivos sejam bem definidos. Isso porque uma companhia pode, por exemplo, estipular como meta fortalecer a marca e tornar-se referência em seu ramo de atuação, o que, por si só, é um direcionamento abstrato.

No entanto, quando aliada aos resultados-chave, a ideia se torna palpável. A equipe pode buscar, a fim de chegar ao ponto desejado: 

  • um número determinado avaliações positivas no Google;
  • um volume específico de backlinks;
  • um aumento percentual predefinido nas curtidas em redes sociais.

Da mesma forma, a companhia pode aplicar a metodologia OKR e definir como objetivo algo como a criação de um banco de leads massivo. Para isso, o time precisa:

  • Aumentar a taxa de conversão em landing pages em um percentual específico;
  • Coletar determinada quantidade de e-mails;
  • Fechar determinado número de parcerias de produção de conteúdo rico

A empresa também pode buscar se posicionar como autoridade em determinado assunto e, para isso procurar:

  • Ser citada em X matérias de jornais;
  • Obter destaque em perfis de influenciadores por um número específico de vezes;
  • Realizar uma trilha de webinars com especialistas no segmento;
  • Criar uma quantidade determinada de ebooks sobre o segmento principal da marca.

O mesmo raciocínio estratégico vale para qualquer atividade importante da união de vendas e marketing, como o refinamento do funil de vendas, por exemplo, ou então de todas as atividades necessárias para a definição do potencial de mercado da empresa. 

Conclusão

Por mais antiga que a metodologia OKR seja, ela está longe de ser ultrapassada. Ao longo de décadas, ela se provou capaz de transformar objetivos em ações que permitem alcançar o resultado desejado.

Por ser ágil e flexível, ela é uma ferramenta útil para a rápida adaptação a mudanças, o que é especialmente importante em mercados que passam por transformações constantes. A metodologia OKR é inclusive considerada um dos passos necessários de uma empresa disposta a abraçar a transformação digital.

Além disso, a técnica também tende a engajar a equipe, devido à definição de metas claras e ao encorajamento da colaboração e da inovação, o que é essencial para aumentar o desempenho de toda a organização para enfrentar o mercado. 

Este artigo foi útil para você? Para se informar um pouco mais sobre métricas aplicadas à área de Marketing, confira nosso Kit de Conhecimento, repleto de materiais informativos e dicas sobre o tema!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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