4 etapas para ativar a Plataforma Neoway e ganhar inteligência de mercado

SCROLL DOWN

Já sabemos que as estratégias de negócios foram completamente alteradas pelo uso de dados para direcionar as tomadas de decisões. Não é mais possível atuar “às cegas”, sem levar em conta uma análise precisa de informações antes de executar qualquer ação.

É a chamada gestão Data Driven, que, além de mais eficiência em diferente áreas, traz inteligência de mercado para vender mais e melhor.

São inúmeras as vantagens de uma empresa ser Data Driven, mas, com foco na inteligência de mercado para a área comercial, os maiores ganhos são:

  • Otimização de recursos – investimento preciso em ações de marketing (altas taxas de ROI) e vendas (menor CAC) e na expansão do negócio, pois as informações ajudam a mapear localidades com alto potencial de consumo , o que pode justificar a abertura de novas unidades;
  • Redução de riscos – segurança nas transações comerciais. O uso de dados serve de suporte para a política de Compliance da empresa, ao agregar em maior transparência e ajudar o negócio a estar em conformidade com leis e reguladores. Como resultado, há ganho de segurança para os stakeholders e para a própria companhia;
  • Descobertas de nichos – os dados ajudam a empresa a identificar novas oportunidades em um segmento com características específicas e até a revisitar seu posicionamento de mercado;
  • Mais eficiência na prospecção e qualificação dos clientes – é possível tirar proveito destes insumos para “refinar” o trabalho de busca por novos clientes. Dessa maneira, pode-se focar nos potenciais clientes com mais chances de conversão, pois já possuem características alinhadas com o que a empresa oferece e deseja alcançar em termos de vendas.

Tudo isso é possível graças ao uso inteligente dos dados por meio de ferramentas de Big Data Analytics, como, por exemplo, a Plataforma Neoway. Essas tecnologias coletam e cruzam informações estratégicas internas com outras de fontes externas, gerando, assim, conhecimento para análise e para definição de ações e estratégias. Ou seja, ao usar a tecnologia de Big Data Analytics, as empresas aprimoram processos e impulsionam sua inteligência de mercado.

Mas, é preciso saber que para usufruir de todos os benefícios proporcionados por esse tipo de solução, é necessário investir em um sistema de Big Data Analytics eficiente, que tenha ferramentas específicas (e fáceis de usar), base de dados completa e constantemente atualizada e que ofereças análises precisas e seguras.
E, mesmo tendo acesso a todas essas funcionalidades, nem sempre as empresas conseguem extrair a melhor performance do sistema. Isso porque, para ter inteligência de mercado e colocar em prática uma estratégia comercial bem sucedida, é fundamental, antes de tudo , entender que a ferramenta não funciona sozinha.

No caso do uso da Plataforma Neoway, é preciso fornecer insumos e traçar um plano de ação em conjunto com o nosso time de especialistas. Mais do que entregar o produto, eles irão trabalhar ao lado do cliente para entender o negócio, seus processos e o mercado em que está inserido. Assim, a ferramenta poderá ser utilizada da melhor forma e em todo o seu potencial.

Saiba, agora, quais são as etapas que não podem deixar de ser cumpridas no momento de ativar e explorar a plataforma.

O que a empresa precisa para impulsionar sua inteligência de mercado com a Plataforma Neoway

1 – Estruturar e compartilhar informações

O primeiro passo para que a empresa consiga fazer um cruzamento de dados para a análise do Big Data Analytics é ter informações prévias armazenadas e organizadas. A partir daí, é fundamental que o negócio possa compartilhar suas informações de vendas e de mercado com a equipe Neoway. Os dados são a base para alinhar e dar precisão às estratégias e irão ‘alimentar’ a plataforma.

Assim, em conjunto, pode-se ter um entendimento mais profundo do contexto de negócios para que o setor de vendas possa buscar caminhos para se preparar para os cenários que podem se desenhar. Inclusive, a equipe Neoway pode trazer insights diferenciados, tendo em vista a experiência adquirida em outros projetos.

Vale destacar que tal compartilhamento é seguro.

2 – Conhecer a carteira de clientes

Muitas empresas têm apenas uma percepção de quem são os seus melhores clientes. Acreditam que a receita principal vem de um determinado perfil, mas, após a análise inicial junto ao time Neoway, é comum identificar um cenário completamente diferente.

Por vezes, imagina-se que os maiores clientes são os melhores. Mas, nem sempre é assim. Isso porque, apesar de gerarem mais receita, sua aquisição e manutenção costumam ser complexas Dessa forma, em alguns casos, vale mais a pena buscar dez clientes que rendam R$ 10 mil, do que apenas um que traga R$ 100 mil por mês.

Para direcionar a prospecção, é necessário o avaliar qual é o perfil do Melhor Cliente (ICP) e, assim, segmentar os mercados para encontrá-los com mais eficiência.

3 – Entender as características de cada mercado

Após a análise e o entendimento sobre o seu Melhor Cliente, é de suma importância fazer uma avaliação mais aprofundada dos mercados em que estão inseridos. Na verdade, é preciso ir além da segmentação “tradicional”.

Cada região do país possui suas peculiaridades e elas devem ser respeitadas para um melhor aproveitamento da prospecção. O que isso quer dizer? Que um cliente pode ter relevância para o mercado do Sul , mas, pode não ter a mesma força no Sudeste. Portanto, talvez não seja interessante para a empresa buscá-lo em ambas as regiões. É necessário desenhar uma estratégia a fim de descobrir o melhor mercado para o seu produto ou serviço em cada região.

4 – Integrar o projeto com a área comercial

O próximo passo é integrar o projeto com a área comercial, para que o time possa participar ativamente da estratégia desde o início das atividades. Esse alinhamento e o feedback dos usuários finais da inteligência são importantes para o devido progresso do trabalho. Dessa forma, pode-se afinar o passo a passo em conjunto para melhorar os resultados.

Ao seguir todos essas etapas com o cliente, a equipe Neoway será capaz de entender os gargalos da operação como um todo e sugerir mudanças baseadas em número e fatos concretos. E, após o amadurecimento do projeto, é o momento de avançar.

Além de todas as funcionalidades já presentes na Plataforma Neoway para dar precisão e escala na segmentação e prospecção, pode-se contar com modelagens específicas. Elas permitem gerar inúmeras combinações (filtros customizados) e entender novos padrões de comportamento (análise preditiva) para aprofundar uma pesquisa de acordo com as necessidades da empresa.

Por 

Alex Mendes

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura