Já sabemos que as estratégias de negócios foram completamente alteradas pelo uso de dados para direcionar as tomadas de decisões. Não é mais possível atuar “às cegas”, sem levar em conta uma análise precisa de informações antes de executar qualquer ação.
É a chamada gestão Data Driven, que, além de mais eficiência em diferente áreas, traz inteligência de mercado para vender mais e melhor.
São inúmeras as vantagens de uma empresa ser Data Driven, mas, com foco na inteligência de mercado para a área comercial, os maiores ganhos são:
- Otimização de recursos – investimento preciso em ações de marketing (altas taxas de ROI) e vendas (menor CAC) e na expansão do negócio, pois as informações ajudam a mapear localidades com alto potencial de consumo , o que pode justificar a abertura de novas unidades;
- Redução de riscos – segurança nas transações comerciais. O uso de dados serve de suporte para a política de Compliance da empresa, ao agregar em maior transparência e ajudar o negócio a estar em conformidade com leis e reguladores. Como resultado, há ganho de segurança para os stakeholders e para a própria companhia;
- Descobertas de nichos – os dados ajudam a empresa a identificar novas oportunidades em um segmento com características específicas e até a revisitar seu posicionamento de mercado;
- Mais eficiência na prospecção e qualificação dos clientes – é possível tirar proveito destes insumos para “refinar” o trabalho de busca por novos clientes. Dessa maneira, pode-se focar nos potenciais clientes com mais chances de conversão, pois já possuem características alinhadas com o que a empresa oferece e deseja alcançar em termos de vendas.
Tudo isso é possível graças ao uso inteligente dos dados por meio de ferramentas de Big Data Analytics, como, por exemplo, a Plataforma Neoway. Essas tecnologias coletam e cruzam informações estratégicas internas com outras de fontes externas, gerando, assim, conhecimento para análise e para definição de ações e estratégias. Ou seja, ao usar a tecnologia de Big Data Analytics, as empresas aprimoram processos e impulsionam sua inteligência de mercado.
Mas, é preciso saber que para usufruir de todos os benefícios proporcionados por esse tipo de solução, é necessário investir em um sistema de Big Data Analytics eficiente, que tenha ferramentas específicas (e fáceis de usar), base de dados completa e constantemente atualizada e que ofereças análises precisas e seguras.
E, mesmo tendo acesso a todas essas funcionalidades, nem sempre as empresas conseguem extrair a melhor performance do sistema. Isso porque, para ter inteligência de mercado e colocar em prática uma estratégia comercial bem sucedida, é fundamental, antes de tudo , entender que a ferramenta não funciona sozinha.
No caso do uso da Plataforma Neoway, é preciso fornecer insumos e traçar um plano de ação em conjunto com o nosso time de especialistas. Mais do que entregar o produto, eles irão trabalhar ao lado do cliente para entender o negócio, seus processos e o mercado em que está inserido. Assim, a ferramenta poderá ser utilizada da melhor forma e em todo o seu potencial.
Saiba, agora, quais são as etapas que não podem deixar de ser cumpridas no momento de ativar e explorar a plataforma.
O que a empresa precisa para impulsionar sua inteligência de mercado com a Plataforma Neoway
1 – Estruturar e compartilhar informações
O primeiro passo para que a empresa consiga fazer um cruzamento de dados para a análise do Big Data Analytics é ter informações prévias armazenadas e organizadas. A partir daí, é fundamental que o negócio possa compartilhar suas informações de vendas e de mercado com a equipe Neoway. Os dados são a base para alinhar e dar precisão às estratégias e irão ‘alimentar’ a plataforma.
Assim, em conjunto, pode-se ter um entendimento mais profundo do contexto de negócios para que o setor de vendas possa buscar caminhos para se preparar para os cenários que podem se desenhar. Inclusive, a equipe Neoway pode trazer insights diferenciados, tendo em vista a experiência adquirida em outros projetos.
Vale destacar que tal compartilhamento é seguro.
2 – Conhecer a carteira de clientes
Muitas empresas têm apenas uma percepção de quem são os seus melhores clientes. Acreditam que a receita principal vem de um determinado perfil, mas, após a análise inicial junto ao time Neoway, é comum identificar um cenário completamente diferente.
Por vezes, imagina-se que os maiores clientes são os melhores. Mas, nem sempre é assim. Isso porque, apesar de gerarem mais receita, sua aquisição e manutenção costumam ser complexas Dessa forma, em alguns casos, vale mais a pena buscar dez clientes que rendam R$ 10 mil, do que apenas um que traga R$ 100 mil por mês.
Para direcionar a prospecção, é necessário o avaliar qual é o perfil do Melhor Cliente (ICP) e, assim, segmentar os mercados para encontrá-los com mais eficiência.
3 – Entender as características de cada mercado
Após a análise e o entendimento sobre o seu Melhor Cliente, é de suma importância fazer uma avaliação mais aprofundada dos mercados em que estão inseridos. Na verdade, é preciso ir além da segmentação “tradicional”.
Cada região do país possui suas peculiaridades e elas devem ser respeitadas para um melhor aproveitamento da prospecção. O que isso quer dizer? Que um cliente pode ter relevância para o mercado do Sul , mas, pode não ter a mesma força no Sudeste. Portanto, talvez não seja interessante para a empresa buscá-lo em ambas as regiões. É necessário desenhar uma estratégia a fim de descobrir o melhor mercado para o seu produto ou serviço em cada região.
4 – Integrar o projeto com a área comercial
O próximo passo é integrar o projeto com a área comercial, para que o time possa participar ativamente da estratégia desde o início das atividades. Esse alinhamento e o feedback dos usuários finais da inteligência são importantes para o devido progresso do trabalho. Dessa forma, pode-se afinar o passo a passo em conjunto para melhorar os resultados.
Ao seguir todos essas etapas com o cliente, a equipe Neoway será capaz de entender os gargalos da operação como um todo e sugerir mudanças baseadas em número e fatos concretos. E, após o amadurecimento do projeto, é o momento de avançar.
Além de todas as funcionalidades já presentes na Plataforma Neoway para dar precisão e escala na segmentação e prospecção, pode-se contar com modelagens específicas. Elas permitem gerar inúmeras combinações (filtros customizados) e entender novos padrões de comportamento (análise preditiva) para aprofundar uma pesquisa de acordo com as necessidades da empresa.