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Entenda por que a integração de dados é fundamental para o sucesso das empresas

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A integração de dados permite a análise de informações internas e externas para que os líderes das empresas tomem decisões melhores.

Esse processo envolve a coleta, higienização, organização e disponibilização dos dados de diversas fontes para que sejam estudados e tragam uma visão holística dos negócios, seus processos e seu desempenho. 

Isso permite entender melhor o mercado, encontrar gargalos na empresa e tomar decisões baseadas em fatos, e não em achismos e crenças. 

Porém, integrar todos os dados de uma companhia não é uma tarefa simples. Ferramentas e profissionais especializados precisam entrar em ação para que os benefícios desse método possam ser aproveitados.

Neste artigo, entenda o que é integração de dados, quais são os seus benefícios e conheça ferramentas para ajudá-lo a colocar em prática.

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Como funciona a integração de dados?

Cada área de uma empresa gera uma quantidade enorme de dados todos os dias, sejam eles cadastrais, transacionais, trabalhistas, entre outros tipos. 

Essas informações ficam armazenadas em diversos softwares e documentos diferentes e, quando analisadas, geram conhecimento sobre a empresa e podem ajudar a definir os próximos passos do negócio.  

Mas, para analisá-las, é necessário utilizar sistemas específicos que ajudam a sincronizar as informações para que elas sejam facilmente atualizadas e compartilhadas em tempo real. 

Essas ferramentas que permitem gerenciar todos os dados da empresa em um só lugar são responsáveis pelo funcionamento da integração de dados.

Por que a integração de dados é relevante?

Quando as empresas integram seus dados, elas simplificam boa parte das rotinas operacionais, principalmente aquelas ligadas à análise das informações para tomar decisões. 

O dia a dia dos funcionários já é preenchido com uma infinidade de tarefas, e buscar informação entre múltiplas fontes fará com que eles fiquem menos produtivos ao executar cada uma delas.

Com um sistema de integração de dados, todas as informações que a companhia coletou e armazenou nos últimos anos, utilizando softwares diferentes (e muitas vezes incompatíveis), podem ser encontradas em um só lugar.

Ao manter todos os dados estratégicos consolidados em uma única plataforma, os colaboradores ganham praticidade para acessá-los e seu negócio economiza tempo e esforços na busca por eles.

Como a integração de dados beneficia meu negócio?

Os benefícios da integração de dados são inúmeros. Colaboradores economizam tempo, clientes obtêm respostas mais ágeis às suas demandas por informação e qualquer mudança pode ser implementada automaticamente em todos os sistemas.

Em termos de custo-benefício, a integração de dados oferece muitas oportunidades de reduzir custos

Além de aumentar a acessibilidade dos departamentos à informação, os sistemas de integração economizam os esforços da sua equipe de TI, que, com o auxílio dessas ferramentas, pode se dedicar à melhoria de outros pontos do negócio.

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Como usar a integração de dados a favor da sua empresa?

Use aplicações especializadas sem prejudicar a compatibilidade

Todo aplicativo é desenhado por uma razão específica e cada um deles trabalha com a representação, análise e transformação de dados da maneira mais prática para sua finalidade. 

Ao integrar outros tipos de informação a formatos aceitos por softwares específicos, o usuário ganha em termos de flexibilidade porque pode utilizar seus dados em aplicações de terceiros.

As ferramentas de integração unem dados atualizados de uma infinidade de fontes diferentes, em diversos formatos, num mesmo banco de dados e reenvia tais informações ao software original.

Reduza a complexidade dos dados

É fato que o número de interfaces possíveis dentre os diversos aplicativos utilizados por uma organização torna esses sistemas cada vez mais complexos. 

Com um bom plano de integração de dados, entretanto, é possível navegar por essa montanha de informação e administrar sua complexidade em um dashboard único.

Uma das estratégias utilizadas na integração de dados, por exemplo, consiste em converter formatos proprietários em padrões abertos. Assim, os dados ficam acessíveis mesmo para quem não tem o software original, mas precisa ter acesso ao seu conteúdo.

Garanta a qualidade dos dados

Chamamos de “dados limpos” todo dado preciso, completo e relevante. “Dados sujos”, por sua vez, são aqueles que podem comprometer a eficiência do negócio e prejudicar a tomada de decisões.

Provavelmente as informações de seus clientes estão consolidadas em um software de CRM, enquanto o acompanhamento de processos é feito com o auxílio de uma segunda ferramenta. 

Seria embaraçoso (e um sinal de desorganização) ligar para alguém que acabou de adquirir uma solução oferecendo o exato mesmo produto, mas é o que pode ocorrer quando os dados dos sistemas não “conversam” entre si.

Esse é apenas um dos problemas que podem ser evitados com a integração de dados, por meio do acompanhamento do relacionamento com o consumidor e sua jornada, desde as rotinas operacionais mais simples até as mais complexas.

Com uma integração bem-sucedida, seu negócio ganha ferramentas para garantir a clareza e atualização das informações, tornando-se ainda mais organizado e eficiente.

Qualifique as tomadas de decisão

Dados sincronizados ajudam a obter uma percepção melhor sobre os negócios e o desempenho da sua empresa. Quando todos os dados estão conectados, é possível medir com precisão a eficiência de táticas de vendas e estratégias de marketing.

Compreendendo como os diferentes elementos do negócio interagem uns com os outros, é mais fácil medir resultados com precisão. Isso leva a melhores decisões, já que permite identificar com clareza seus sucessos e entender como se chegou a esses resultados.

Aumente o valor dos dados individuais

Não dá para pensar em integração de dados como a simples transposição de informações de uma plataforma para outra. Quando dados são integrados, toda a informação ganha ainda mais valor e precisão.

Além disso, a integração cria novos bancos de dados, que são tratados ao longo do processo e tornam-se tão valiosos para outros departamentos quanto para aqueles em que se originaram.

Dados completos agregam valor a qualquer processo de negócio, das vendas ao compliance, ajudam a melhorar o atendimento ao cliente e até mesmo a gestão de ativos.

Desenvolver uma estratégia de integração de dados é fundamental para garantir que a informação que sua empresa possui esteja pronta para ser analisada e gerar insights ricos para os seus negócios.

Plataforma Neoway – integração de dados internos e externos para análises de Big Data

A Plataforma Neoway disponibiliza diversos dados públicos de várias fontes diferentes em um único lugar, organizados de maneira prática para facilitar as análises. 

A ferramenta também permite incluir dados internos da empresa para cruzá-los com os dados de mercado e enriquecer ainda mais os estudos.

Essas informações são disponibilizadas em aplicações que oferecem visões diferentes dependendo da necessidade da companhia. 

O Maps, por exemplo, oferece uma visão georreferenciada dos dados, enquanto o Pathfinder apresenta grafos que ajudam a entender a ligação entre empresas e seus sócios.

O Search permite ter um panorama geral do mercado, já o Dashboard proporciona uma visão detalhada de empresas e pessoas que ajudam a entender seu mercado e seu público-alvo.

O Drive é um repositório de dossiês de compliance que permite salvar as evidências encontradas para futuras consultas ou auditorias. Por fim, o CMRin permite organizar e gerenciar as oportunidades e o desempenho da equipe de vendas.

Neoway API – integração de dados com qualquer ferramenta

Os dados disponibilizados na plataforma também podem ser consumidos por meio de API. Você pode escolher as informações mais relevantes para a sua empresa e recebê-las na ferramenta de sua preferência.

Todos os dados seguem as regras da LGPD e demais regulamentações sobre a proteção de dados do país, além de permitir a auditoria dos acessos.

As soluções de Big Data Analytics da Neoway foram construídas para ajudar diversas áreas como vendas, compliance, crédito, análises jurídicas e fraudes. Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Fale com um especialista!