Como usar Big Data para reduzir custos na empresa?

SCROLL DOWN

Você certamente já se pegou analisando como o mundo está cada vez mais conectado. Hoje, o seu aparelho de TV está ligado à internet, carros são “inteligentes” e têm acesso à rede e smartphones estão sempre à mão. Isso tudo sem mencionar redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas; ou seja, a digitalização tomou conta do nosso dia a dia.

Toda essa interatividade gera um número impressionante de dados a cada minuto, que pode ser utilizado de diversas formas por empresas de todos os segmentos. A coleta de informações vem se tornando crescentemente relevante, mas muitos gestores ainda não entendem o que é Big Data e o que ele representa para a redução de custos.

Se você é um deles, continue lendo o artigo de hoje para saber como o Big Data pode contribuir para reduzir os custos da sua empresa:

Como o uso de informações pode ajudar as empresas?

Seja para aumentar lucros, criar produtos ou solucionar problemas, a análise de dados está cada dia mais presente na rotina das corporações. Ao centralizar todas as informações da empresa, contando com ferramentas que proporcionem uma análise detalhada, é possível cruzar os dados coletados e tomar decisões mais assertivas e objetivas; isso certamente permitirá que sua empresa se destaque de seus concorrentes.

Essa capacidade de agir de forma estratégica, prevendo acontecimentos por meio de análises minuciosas de toda a informação disponível e extraindo dados relevantes, recebe o nome de Business Intelligence. A partir dela, inúmeros benefícios são obtidos em todos os âmbitos, e até a rotina administrativa se torna mais fácil e menos cansativa.

Mesmo com todas essas vantagens, uma das finalidades mais interessantes do Big Data para as corporações é certamente a utilização da análise de dados para reduzir custos.

O que é Big Data e como usá-lo para reduzir custos?

De forma resumida, Big Data é toda informação que a empresa detém, organizada ou não, que pode ser utilizada para criar estratégias, prevenindo erros ou intensificando algo que está dando resultados.

Existem 5 pilares principais, que recebem o nome de “5 Vs do Big Data”: velocidade, variedade, veracidade, valor e volume. Este último diz respeito à quantidade de dados disponíveis — segundo estimativa da IBM, até o ano de 2020 existirão 44 zettabytes de informações na rede mundial.

Com as ferramentas adequadas, sua empresa pode promover a redução de custos a partir desses dados, analisando informações sobre:

  • a situação atual da sua empresa;
  • sua equipe de colaboradores;
  • quais são os investimentos atuais e como estão sendo realizados;
  • os focos de perda de recursos, como pontos comerciais com vendas aquém do esperado.

E não são apenas as grandes empresas que podem usar essas ferramentas: as pequenas e médias também devem investir em Big Data para se tornarem competitivas.

Por que usar Big Data é importante?

Para se destacar no mercado, uma empresa precisa se manter à frente de seus concorrentes e estar sempre presente na memória de seus consumidores. Para atingir esses objetivos, é de suma importância estar ciente da situação interna da empresa e de como anda o mercado em que ela está inserida.

A partir do momento em que a companhia assume uma postura mais estratégica e otimiza seus resultados por meio de análises de dados, é possível ver mais claramente os erros e acertos e tomar decisões mais assertivas sobre as atitudes necessárias.

Usar essa metodologia também é importante para saber onde economizar, pois, para incrementar o patrimônio e aumentar seu faturamento, é crucial saber usar os recursos financeiros de forma inteligente. Reduzir custos em todos os setores, desde o operacional ao executivo, fará com que sua empresa se estabilize e consequentemente se destaque no mercado.

As vantagens de utilizar Big Data para tomar decisões corretas são imensas quando se trata de custos operacionais, mas também vale ressaltar que a aquisição de novos cientes também se torna mais barata. Identificando o perfil de consumidores e desenvolvendo campanhas exclusivas para determinado nicho, os custos serão menores e a campanha, mais objetiva, garantindo ao mesmo tempo maior retorno e mais economia.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura