Carregando...

Como usar Big Data para reduzir custos na empresa?

Scroll Down

Você certamente já se pegou analisando como o mundo está cada vez mais conectado. Hoje, o seu aparelho de TV está ligado à internet, carros são “inteligentes” e têm acesso à rede e smartphones estão sempre à mão. Isso tudo sem mencionar redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas; ou seja, a digitalização tomou conta do nosso dia a dia.

Toda essa interatividade gera um número impressionante de dados a cada minuto, que pode ser utilizado de diversas formas por empresas de todos os segmentos. A coleta de informações vem se tornando crescentemente relevante, mas muitos gestores ainda não entendem o que é Big Data e o que ele representa para a redução de custos.

Se você é um deles, continue lendo o artigo de hoje para saber como o Big Data pode contribuir para reduzir os custos da sua empresa:

Como o uso de informações pode ajudar as empresas?

Seja para aumentar lucros, criar produtos ou solucionar problemas, a análise de dados está cada dia mais presente na rotina das corporações. Ao centralizar todas as informações da empresa, contando com ferramentas que proporcionem uma análise detalhada, é possível cruzar os dados coletados e tomar decisões mais assertivas e objetivas; isso certamente permitirá que sua empresa se destaque de seus concorrentes.

Essa capacidade de agir de forma estratégica, prevendo acontecimentos por meio de análises minuciosas de toda a informação disponível e extraindo dados relevantes, recebe o nome de Business Intelligence. A partir dela, inúmeros benefícios são obtidos em todos os âmbitos, e até a rotina administrativa se torna mais fácil e menos cansativa.

Mesmo com todas essas vantagens, uma das finalidades mais interessantes do Big Data para as corporações é certamente a utilização da análise de dados para reduzir custos.

O que é Big Data e como usá-lo para reduzir custos?

De forma resumida, Big Data é toda informação que a empresa detém, organizada ou não, que pode ser utilizada para criar estratégias, prevenindo erros ou intensificando algo que está dando resultados.

Existem 5 pilares principais, que recebem o nome de “5 Vs do Big Data”: velocidade, variedade, veracidade, valor e volume. Este último diz respeito à quantidade de dados disponíveis — segundo estimativa da IBM, até o ano de 2020 existirão 44 zettabytes de informações na rede mundial.

Com as ferramentas adequadas, sua empresa pode promover a redução de custos a partir desses dados, analisando informações sobre:

  • a situação atual da sua empresa;
  • sua equipe de colaboradores;
  • quais são os investimentos atuais e como estão sendo realizados;
  • os focos de perda de recursos, como pontos comerciais com vendas aquém do esperado.

E não são apenas as grandes empresas que podem usar essas ferramentas: as pequenas e médias também devem investir em Big Data para se tornarem competitivas.

Por que usar Big Data é importante?

Para se destacar no mercado, uma empresa precisa se manter à frente de seus concorrentes e estar sempre presente na memória de seus consumidores. Para atingir esses objetivos, é de suma importância estar ciente da situação interna da empresa e de como anda o mercado em que ela está inserida.

A partir do momento em que a companhia assume uma postura mais estratégica e otimiza seus resultados por meio de análises de dados, é possível ver mais claramente os erros e acertos e tomar decisões mais assertivas sobre as atitudes necessárias.

Usar essa metodologia também é importante para saber onde economizar, pois, para incrementar o patrimônio e aumentar seu faturamento, é crucial saber usar os recursos financeiros de forma inteligente. Reduzir custos em todos os setores, desde o operacional ao executivo, fará com que sua empresa se estabilize e consequentemente se destaque no mercado.

As vantagens de utilizar Big Data para tomar decisões corretas são imensas quando se trata de custos operacionais, mas também vale ressaltar que a aquisição de novos cientes também se torna mais barata. Identificando o perfil de consumidores e desenvolvendo campanhas exclusivas para determinado nicho, os custos serão menores e a campanha, mais objetiva, garantindo ao mesmo tempo maior retorno e mais economia.

Grandes empresas já conseguiram resultados com o uso de Big Data?

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista