Core Banking: quais as principais vantagens?

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Segundo a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, realizada pela Deloitte, as transações bancárias digitais tiveram aumento de 23% em relação ao último período averiguado e já representam 70% das operações feitas no Brasil.

Diante de um cenário como esse, com forte aceleração do digital na vida de pessoas e empresas, cabe às instituições financeiras buscarem soluções que atendam às novas demandas e promovam um alinhamento com essas transformações.

Nesse sentido, o core banking surge como ferramenta essencial para que essas empresas consigam aprimorar seus serviços e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. A seguir, vamos conhecer melhor essa ferramenta e os benefícios que ela oferece tanto para as instituições financeiras quanto para seus clientes. Boa leitura!

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O que é core banking?

Core banking é um sistema de back-end que processa as transações realizadas por meio de aplicativos de instituições financeiras — como bancos, cooperativas e fintechs —, fazendo a integração entre serviços para efetivar essas operações.

Em outras palavras, podemos entender o core banking como um software que processa movimentações como depósitos, empréstimos e transferências com o objetivo de auxiliar as instituições na efetivação e controle dessas transações.

Além disso, também contribui para o gerenciamento de novas contas, relacionamento com o cliente e até mesmo o cálculo de taxas e juros sobre a concessão de crédito, por exemplo.

Para que tudo isso seja possível, a tecnologia por trás do core banking é bastante avançada. Com ela, as empresas conseguem proporcionar aos seus clientes mais segurança, simplicidade e agilidade nas transações digitais — incluindo o Pix.

Juntamente com outras inovações, em especial o Open Banking, o core banking impulsiona a expansão da oferta de serviços financeiros para além dos bancos tradicionais.

Assim, além de fintechs e cooperativas, quaisquer outras empresas que trabalhem com o chamada BaaS (Banking as a Service) podem se beneficiar dessa tecnologia. É o caso, por exemplo, das grandes empresas do varejo.

Quais os benefícios de investir nessa prática?

Uma solução de core banking pode trazer benefícios tanto para clientes, quanto para as próprias instituições financeiras. 

Com essa tecnologia, é possível potencializar a transformação digital na empresa e oferecer serviços melhores, que valorizem a experiência do usuário e a segurança das transações. Vamos entender melhor essas vantagens:

Para a instituição

O core banking atende às demandas do setor de ponta a ponta: da parte operacional ao atendimento ao cliente; e cumprindo as exigências legais e padrões do mercado.

O sistema também se caracteriza por ser escalável e flexível. Dessa forma, ele atende empresas de todos os portes e permite a adaptação ao fluxo comercial e às políticas de cada negócio, o que facilita a inserção de novos serviços.

Outros benefícios importantes:

  • Facilidade no compliance com os requisitos do Banco Central e outros órgãos de controle;
  • Ganho de expertise operacional;
  • Gerenciamento facilitado de dados e documento;
  • Padronização de processos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Simplicidade na abertura de contas e processamentos de operações.

Todas essas vantagens levam, ainda, a outro ganho importante: a maior retenção de clientes. Afinal, com mais segurança, melhor atendimento e serviços otimizados, a tendência é que ele tenha uma experiência mais satisfatória e mantenha-se fiel à instituição. 

Para os clientes

Como vimos, os clientes e instituições financeiras que utilizam o core banking também saem beneficiados, pois contam com serviços mais bem administrados e que atendem bem às suas necessidades.

Com isso, a experiência do usuário tende a ser mais fluida, ágil e simples, o que se alinha às demandas do consumidor moderno. Destacamos outras vantagens para os clientes:

  • Acesso digital, de qualquer lugar, a qualquer hora e por diferentes canais;
  • Centralização de serviços e produtos financeiros, com ampla gama de opções;
  • Suporte facilitado 24 horas;
  • Transparência nas informações e na relação com a empresa.

Além disso, como há um melhor gerenciamento das informações do cliente, torna-se mais fácil oferecer soluções e funcionalidades personalizadas, o que contribui para uma experiência ainda melhor.

A segurança da informação é um aspecto crítico para evitar riscos às empresas, principalmente nas instituições financeiras. Para saber mais sobre o assunto, ouça o episódio do podcast Bytes & Business da Neoway: Cultura da segurança da informação: boas práticas e como desenvolver.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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