MarTech: O que é, como funciona e por que investir

SCROLL DOWN

MarTechs trazem a disrupção para o setor de marketing, atendendo uma demanda cada vez maior por tecnologias avançadas que ajudem a dar mais embasamento e otimizar a atuação dos profissionais de marketing.

Neste post, veja o que é MarTech,como funciona a estratégia, suas características e benefícios que elas podem trazer para seu negócio, e as principais empresas que fazem parte do segmento. Acompanhe!

O que é MarTech?

O termo MarTech surgiu da junção entre as palavras marketing e technology. Em outras palavras, é a utilização de tecnologias com o objetivo de otimizar as estratégias de marketing digital de uma empresa.

As MarTechs são empresas que disponibilizam soluções que visam a simplificar o trabalho dos profissionais da área de marketing por meio de tecnologias disruptivas.

Todas as atividades relacionadas ao planejamento, execução e monitoramento de campanhas de marketing e também à coleta e análise de dados podem ser realizadas com o auxílio de MarTechs.

Isso nos dá uma ideia de como essas empresas e soluções tornaram-se essenciais para equipes de marketing, tornando seu trabalho mais eficiente, reduzindo custos e colaborando para uma maior lucratividade.

Para que serve uma MarTech?

para que serve uma martech

Todas as MarTechs visam a trazer benefícios e oportunidades para uma empresa por meio da otimização da atuação dos profissionais de marketing.

E isso pode ser alcançado com o auxílio de funções como:

  • Automação: as MarTechs auxiliam na automação de processos repetitivos, possibilitando à equipe de marketing gerenciar projetos e campanhas com mais precisão.
  • Comunicação interna: o aprimoramento da comunicação interna é outra funcionalidade que pode ser realizada por meio de MarTechs, permitindo que todas as equipes estejam em sintonia e tenham total visibilidade do andamento de cada etapa dos projetos.
  • Conteúdo: as MarTechs também podem otimizar as estratégias de conteúdo, gerando insights e ajudando a fornecer materiais direcionados e mais interessantes para o público da empresa.
  • Conversão: auxiliam na identificação do estágio em que o lead se encontra na jornada de compra, facilitando a tomada de decisões para aumentar seu engajamento e conduzi-lo até a conversão em cliente.
  • Geração de leads e qualificação: MarTechs também podem ser utilizadas para o cruzamento e análise de dados, simplificando a geração de leads e a identificação daqueles que são mais qualificados para vendas.
  • Integração: MarTechs facilitam o processo de integração de canais e dispositivos e a criação de perfis de clientes em potencial, possibilitando uma visão mais holística do negócio.
  • Relacionamento: existem soluções cujo objetivo é fortalecer o relacionamento da empresa com seu públicos, ajudando a acertar o tom de voz mais adequado para cada canal e para cada interação.
  • Vendas e marketing: muitas soluções são voltadas para garantir um maior alinhamento das metas entre os times de vendas e marketing, assegurando que os leads encaminhados estejam prontos para serem trabalhados.

Como funciona uma MarTech?

As MarTechs fazem uso de tecnologias avançadas para oferecer soluções que otimizem determinados aspectos inerentes à atuação do setor de marketing.

Mas estas empresas não estão voltadas apenas para criação e disponibilização de sistemas de automação.

Muitas lançam mão de ferramentas baseadas em tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning para criar soluções capazes de lidar com grandes volumes de dados, identificar padrões e aumentar a capacidade preditiva das empresas de forma a otimizar suas estratégias.

Seja qual for a tecnologia utilizada, as MarTechs funcionam como facilitadoras do trabalho dos profissionais de marketing, economizando recursos, aprofundando sua capacidade de análise e possibilitando melhores resultados.

Leia mais: Saiba porque o marketing guiado por dados é estratégico e valioso

5 Características de MarTechs

caracteristicas de martechs

Gestão de processos

Em um contexto de Marketing 4.0, gestão é um dos pontos-chave, e contar com ferramentas tecnológicas adequadas é essencial para fazer um trabalho eficiente.

Seja para aumentar a produtividade das equipes ou para acompanhar a execução de projetos, as MarTechs otimizam a rotina de trabalho da equipe de marketing.

Gestão de pessoas

Com as MarTechs, o trabalho de gestão de pessoas se torna mais preciso, otimizando o processo de recrutamento e garantindo, assim, que a empresa admita profissionais que se encaixem melhor às necessidades da organização.

Além disso, essas soluções podem ser utilizadas para a análise de informações com o intuito de criar campanhas para engajar os colaboradores e reter talentos.

Funil de vendas

Monitorar o funil de vendas é uma medida de extrema importância para aumentar o número de conversões na empresa.

No entanto, quem trabalha na área sabe que nem sempre é possível fazer isso com a eficiência necessária.

Desse modo, as MarTechs surgem como solução para otimizar o processo, permitindo o acompanhamento preciso de toda a jornada do usuário, do primeiro contato à conversão.

Conquistar clientes

Um dos maiores desafios para qualquer empresa que trabalhe com marketing é gerar novos leads.

As ferramentas MarTech colaboram para facilitar e acelerar a aquisição de novos clientes, otimizando o trabalho da equipe em diferentes frentes, como marketing de conteúdo, redes sociais, mídia paga, inbound marketing, email marketing, entre outras.

Engajamento e automação no digital

Como vimos, uma das principais características das MarTechs é a automação de diferentes atividades ligadas ao marketing.
O objetivo é centralizar processos repetitivos, tornando o trabalho mais escalável e dando à equipe mais tempo para se concentrar em tarefas de cunho mais estratégico que ajude a diferenciar a empresa.

A automação de processo também tem a ver com relacionamento com clientes. Nesse sentido, essas soluções permitem ter uma visão mais ampla do mercado, dando ao time a possibilidade de controlar leads de forma mais próxima, o que resulta em um planejamento estratégico mais eficiente.

Ao se aproximar do seu público, a empresa consegue gerar mais engajamento, passo fundamental para aumentar as vendas e gerar receita recorrente.

Mensuração de resultados

A otimização do processo de mensuração de resultados é outra característica marcante das MarTechs. Afinal, para que seja possível aprimorar e corrigir estratégias, deve-se identificar de modo rápido e preciso o que não está funcionando.

Assim, por meio de soluções de análise, as MarTechs oferecem uma alternativa para acompanhar e avaliar detalhadamente as campanhas de marketing, fornecendo os dados mais relevantes para aumentar a produtividade.

Leia mais: Estratégia de marketing digital: quais são e quando usar e Canais de marketing: o que são e como decidir qual canal usar

Qual a diferença entre MarTech e AdTech?

Embora causem muita confusão e sejam utilizadas às vezes como sinônimos, MarTech e AdTech não são a mesma coisa. Como vimos, as MarTechs são voltadas para ações de marketing.

Por sua vez, as AdTechs – nome que surge da junção entre advertising e technology – têm como foco a otimização de anúncios e campanhas, ou seja, são soluções voltadas para publicidade.

Veja algumas diferenças entre ambas que merecem destaque:

  • Análise de dados: as MarTechs se caracterizam por uma operação mais robusta, cujos resultados são alcançados por meio da análise de como suas estratégias foram executadas. Já as AdTechs utilizam dados obtidos de outras plataformas para entender como o consumidor se relaciona com o produto.
  • Comportamento do consumidor: focadas em marketing, as MarTechs conseguem utilizar os dados recebidos para filtrar leads e clientes, fornecendo às equipes a possibilidade de um contato mais assertivo. Por sua vez, as AdTechs não contam com dados tão precisos, especialmente sobre visitantes não convertidos e clientes antigos. Todos os visitantes e leads são tratados como se estivessem em seu primeiro acesso.
  • Mídia e SEO: AdTechs focam na publicidade direta de produtos e serviços, utilizando redes sociais, sites, portais de notícias e outros canais. Enquanto isso, as MarTechs focam em mídias livres.
  • Operação: MarTechs concentram seus esforços na valorização da empresa no mercado por meio de estratégias de conteúdo e produto, além de todo o pós-venda e suporte ao cliente. As AdTechs, por outro lado, focam exclusivamente nas ofertas e na quantidade de vendas.

Principais empresas MarTechs

principais empresas martechs

MailChimp

Para mais de 70% dos consumidores, o e-mail é o canal favorito para se comunicar com empresas. A depender do tráfego, realizar a gestão de e-mails manualmente seria uma tarefa praticamente impossível.

Por isso, é essencial contar com ferramentas que automatizam o processo, evitando tomar tempo precioso dos profissionais de marketing com algo tão simples e repetitivo.

A MailChimp é uma das principais MarTechs neste segmento, permitindo, entre outras coisas, configurar o layout dos e-mails, fazer a segmentação dos contatos, automatizar disparos e acompanhar as métricas mais relevantes para empresa.

Google Analytics

Mais uma das tantas ferramentas oferecidas pelo Google, o Analytics é um bom exemplo de uma MarTech simples, mas funcional.

É uma solução com foco na análise de dados, oferecendo uma série de informações sobre o comportamento do público e sobre o desempenho individualizado de cada campanha de marketing em andamento.

Todo o acompanhamento é feito em tempo real e o time de marketing pode escolher desde métricas simples às mais complexas, como canais de origem do tráfego ou tempo médio de cada visita.

Hootsuite

Quando falamos de marketing 4.0, as redes sociais desenham um papel fundamental, uma vez que são os canais mais eficientes para que a empresa possa se relacionar com o público.

A Hootsuite é uma MarTech que permite fazer todo o planejamento, criação, acompanhamento e contato com os usuários das redes sociais onde a empresa está presente.

Além disso, a ferramenta de calendário editorial permite sistematizar as publicações nas diferentes plataformas, otimizando o processo e tornando-o mais eficiente.

Decision 6

Voltada para o varejo, a Decision 6 é uma MarTech de “people flow analytics”. Basicamente, a solução coleta dados dos consumidores que caminham pelas lojas físicas, fazendo o cruzamento dos dados com as vendas em cada estabelecimento.

Dessa forma, o varejista tem acesso a insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, o que favorece a criação de estratégias para melhorar a conversão e aumentar as vendas.

Forebrain

A Forebrain é uma MarTech que fornece soluções que operam com base na neurociência do consumo, ou seja, são ferramentas que ajudam a compreender a mente dos clientes.

As tecnologias oferecidas pela empresa podem ser aplicadas no desenvolvimento de produtos e também nas estratégias de marketing, sobretudo nos processos de branding e na avaliação do impacto de cada campanha.

LiveRamp

A LiveRamp é uma MarTech cujo objetivo é oferecer uma plataforma omnichannel para profissionais de marketing. Por meio dessa solução, a equipe consegue criar personas exclusivas para cada público-alvo identificado.

Além disso, é possível fazer o cruzamento de informações entre diferentes plataformas, organizando, assim, o CRM das empresas.

Mention Me

Plataforma focada em marketing de indicação, a Mention Me trabalha com a proposta de facilitar campanhas desse tipo, possibilitando um melhor aproveitamento do efeito boca a boca, ainda muito subestimado no mercado.

Social Miner

O foco da Social Miner é humanizar a relação entre consumidores e marcas por meio da experiência de compra online. Para isso, a MarTech trabalha com o conceito de “people marketing” que identifica os visitantes de um site e analisa seu comportamento.

Os dados coletados, então, auxiliam na melhoria do processo de aquisição de leads e no aumento das taxas de conversão.

Material completo, acesse agora!

Marketing e vendas: como integrar as áreas para potencializar os resultados

5 motivos para investir em MarTechs

5 motivos para investir em martechs

Melhoram o gerenciamento de dados

Na era digital, coletar e armazenar dados é fundamental para a criação de estratégias mais acertadas e precisas. No entanto, para que esse processo seja bem sucedido, é preciso fazer o gerenciamento dessas informações.

As MarTechs permitem às empresas ter um maior controle sobre os dados que coletam e utilizá-los para criar ações mais eficientes e que tragam resultados práticos.

Dão mais embasamento às decisões

O marketing 4.0 não admite achismos e suposições. A tomada de decisões deve ser embasada em dados concretos e informações relevantes para a empresa.

Felizmente, as MarTechs oferecem a solução, permitindo o monitoramento em tempo real de ações, projetos e outros dados importantes.

Isso ajuda a evitar desperdício de recursos e dar mais eficiência à equipe, facilitando a tomada de decisões de forma mais ágil e concreta.

Tornam as campanhas mais eficientes

Com dados melhor gerenciados e decisões mais embasadas, as campanhas e estratégias de marketing da empresa ganham em eficiência. Mas não se resume a isso.

As MarTechs oferecem soluções que colaboram com outros aspectos relevantes para o time de marketing, como uma melhor compreensão da persona e a possibilidade da realização de testes A/B em tempo real e com mais precisão.

Tudo isso faz com que as ações da empresa se baseiem em informações que sejam relevantes para o seu público.

Dessa forma, ajustes de tom de voz, definição dos melhores horários para disparo de e-mails e publicações nas redes sociais, entre outras ações, se tornam mais eficientes.

Aumentam a satisfação dos usuários

A grande competitividade e o alto grau de conhecimento dos consumidores na internet fazem com que, para conseguir mais conversões, as marcas tenham que trabalhar para fortalecer sua autoridade e garantir a satisfação do usuário.

Afinal, uma experiência ruim – seja diretamente com o produto/serviço, na usabilidade do site ou até mesmo na comunicação via redes sociais – pode minar todas as expectativas de bons resultados.

Como as MarTechs permitem uma avaliação mais profunda dos aspectos de cada ação, a empresa pode adaptar suas ações de marketing para melhor atender sua audiência, aumentando as chances de realmente impactar seu público-alvo.

Oferece uma melhor relação custo-benefício

Utilizar MarTechs no planejamento estratégico de comunicação traz benefícios que atingem muito mais do que apenas o time de marketing. De fato, essas soluções têm o potencial de beneficiar o negócio como um todo

Como vimos, da gestão de pessoas ao gerenciamento de recursos, as MarTechs conseguem proporcionar resultados mais satisfatórios, inclusive em relação ao ROI (retorno sobre investimento).

Além disso, a relação entre o marketing e os demais setores da empresa se torna mais fluida, levando à economia de tempo e melhor desempenho.

Leia mais: Estratégias integradas: as tendências para Automação de Marketing

Como a Neoway pode ajudar você a criar estratégias de marketing e vendas?

A Neoway, por meio das suas soluções de Sales & Marketing, alia tecnologia e dados para auxiliar a sua empresa na definição de estratégias eficientes de marketing e vendas.

Nossas soluções centralizam, organizam e entregam tudo o que você necessita com precisão e produtividade.

Você pode entender o seu mercado, encontrar oportunidades de expansão, conhecer o perfil dos seus melhores clientes, gerar leads mais qualificados e integrar dados online e offline para identificar os visitantes do seu site e ativar campanhas por canais digitais.

Dentre as principais funcionalidades do Neoway Sales & Marketing, destacamos:

  • Análise de perfil: entenda o perfil dos seus melhores clientes e utilize a tecnologia de Machine Learning para encontrar leads semelhantes, e, portanto, mais propensos a fechar negócio.
  • Segmentação: segmente clientes, ofertas, campanhas, mercado potencial, estabelecimentos, entre outros, e crie melhores estratégias.
  • Estratégia comercial: priorize os melhores leads, distribua-os geograficamente entre os vendedores e entre diferentes filiais, e gerencie as oportunidades.
  • Marketing digital: compare informações online de comportamento dos consumidores com informações offline de potencial de compra e crie estratégias mais eficientes.

Entenda mais sobre a aplicação das soluções Neoway nos artigos Ativando público B2B: estratégias certeiras baseadas em IA e Big Data e Neoway Digital: os diferenciais dessa solução de automação de marketing.

Conclusão

conclusao martechs
Da atração de novos leads à fidelização de clientes, o marketing atual está sendo bastante impactado pelas MarTechs.

Aliando tecnologias avançadas às estratégias de marketing digital, elas estão promovendo uma verdadeira revolução na forma como as empresas geram valor para seus clientes.

Seja por meio de plataformas de analytics, ferramentas de automação, soluções para gestão de pessoas, processos, conteúdos e dados, as MarTechs trazem a disrupção e a inovação para o marketing, fazendo uso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras.

Tudo isso visando a auxiliar os profissionais da área a gerarem melhores resultados, por meio de campanhas mais eficientes, que se baseiam em conhecer a fundo o público e gerenciar estratégias cada vez mais complexas.

Se a sua empresa precisa de mais previsibilidade e agilidade em seus processos de vendas e marketing, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções Neoway ao seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura