Business Intelligence Analytics: cases de sucesso em prospecção e vendas

SCROLL DOWN

O uso de dados estratégicos para melhorar o desempenho nos negócios, dando base para a tomada de decisões mais confiáveis e previsíveis é o que hoje conhecemos como Business Intelligence Analytics. Ou seja, é a inteligência de negócios guiada pelo monitoramento contínuo e na análise precisa de informações.

Organizações que buscam potencializar sua participação no mercado e vender mais e melhor precisam estar ancoradas em processos eficientes de Business Intelligence Analytics. E neste ponto as soluções de Big Data e seus softwares de alto desempenho são grandes aliados. Estas ferramentas ajudam a decodificar e a correlacionar um imenso volume dados, permitindo que as empresas enxerguem com mais exatidão e agilidade padrões e perfis de clientes e do mercado. Assim, as áreas de marketing e vendas podem desenhar ações altamente eficazes para seus públicos, e a gestão consegue enxergar o mercado em detalhes, prevendo comportamentos de concorrentes, flutuações econômicas e outros obstáculos, o que permite reações muito mais efetivas.

A Plataforma Neoway é um exemplo de solução de Big Data que dá amplo suporte a Business Intelligence Analytics. O sistema de inteligência da Neoway permite uma combinação de ferramentas de software, bases de dados estratégicos (internos e externos, captados de um série de fontes confiáveis e modelos estatísticos que têm como objetivo ajudar as empresas a vender mais ou expandir sua atuação por meio de análises, segmentações e prospecções precisas.

Para você entender melhor como a Plataforma Neoway funciona na prática, separamos dois cases de sucesso de uso da ferramenta. Veja como o Banco Santander e a Microsoft ampliaram o trabalho de prospecção de clientes e aumentaram a carteira de clientes.

Como o uso de soluções de Big Data potencializam o Business Intelligence Analytics

Case Santander: 2,2 mil novas contas abertas

A Plataforma Neoway foi usada pelo Santander para apoiar a prospecção de clientes de alto potencial com o objetivo de fechar grandes negócios – aumentar a base de correntistas mais qualificados financeiramente e identificar de novas oportunidades para já correntistas, oferecendo apoio à rede de agências.

O primeiro passo foi analisar informações estratégicas da carteira do banco cruzadas com dados de fontes externas para mapear clientes com score mais alto. Foram mapeados dados como faixa de faturamento, raio de atuação por agência e clientes pré-aprovados. O alvo principal eram as empresas classificadas como médio porte e com alto potencial de varejo.

Com informações precisas sobre o potencial de consumo e possíveis necessidades e interesse dos clientes mapeados, as equipes de marketing e vendas do banco puderam agir pontualmente em cada caso. Oferecendo os produtos ideais para os clientes certos com a ajuda da Plataforma Neoway, o Santander captou mais de 2,2 mil novos clientes de Conta Corrente em apenas um ano.

Das contas de alto potencial buscadas, 73% tiveram maior origem via Neoway e todas as curvas de abertura apresentam rentabilidade maior na Neoway, com receita prevista anual de R$ 19,4 milhões. Já em termos de oportunidade de negócio, entre os CNPJs dos já correntistas consultados, foi registrado crescimento médio de 6% em aquisição e receita após o uso da Plataforma Neoway.

Case Microsoft: 86% de contato efetivo com os leads

Outra caso de sucesso com a Plataforma Neoway foi da Microsoft. A empresa de softwares utilizou a ferramenta para aumentar a carteira de novos clientes em uma de suas unidades de negócio.

Para começar o trabalho, a equipe de Customer Success da Neoway fez um estudo sobre o uso de melhores filtros (modelagem estatística de dados) customizados a serem criados, que ajudam a aprofundar a pesquisa de acordo com a necessidade da empresa. Com estas novas variáveis, é possível ampliar as correlações para a segmentação dos clientes.

Vale lembrar que nestes pontos, a Neoway atua com um time completo para ampliar a experiência de uso do seu sistema: Solution Delivery, que trabalha com a customização da plataforma como filtro de pesquisa e cruzamento de dados específica para cada cliente; Business Intelligence, que cruza informações e dados Neoway somada aos dados do cliente; a de Customer Data Science que faz, por exemplo, as modelagens estatísticas específicas para o cliente; e a de Suporte para auxiliar com problemas técnicos na plataforma. Com este suporte diferenciado, é possível superar todos os desafios para a implementação de uma análise preditiva eficiente.

Com a definição dos filtros customizados de pesquisa, a Microsoft pôde analisar a carteira de clientes existente, definir o perfil do cliente ideal e fazer a clonagem deste perfil na Plataforma para encontrar o contato dos leads mais aderentes. Na sequência, foi iniciada a prospecção baseada em toda aquela segmentação e análise preditiva dos perfis definidos.

Assim, em apenas três meses, os resultados foram:

  • 86% de contato efetivo (melhor do que qualquer outra ferramenta já utilizada pela Microsoft);
  • 77% de leads aderentes;
  • 18% de conversão;
  • ROI de 1000% sobre uso da plataforma.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura