Como os dados podem inovar o mercado de bens de consumo?

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De acordo com os últimos dados do IPEA, relativos a novembro de 2021, a demanda do mercado de bens de consumo duráveis avançou 4,6%, e 3,5% no segmento de bens de consumo semi e não duráveis.

Embora siga um segmento forte da economia, a competição é árdua. Por isso, as empresas devem encontrar formas de desenvolver estratégias para se colocar à frente da concorrência. E a resposta pode estar na inteligência de dados e no estabelecimento de uma cultura data driven.

Neste post, entenda qual é o papel dos dados na transformação das empresas do mercado de bens de consumo e como eles podem ser utilizados. Acompanhe!

Como as mudanças do mercado aceleraram a implementação de estratégias data driven?

Após a pandemia, o mercado de bens de consumo se vê diante de um desafio: como continuar crescendo dentro do “novo normal”? A resposta pode estar em uma mudança radical na forma como as empresas encaram suas estratégias de marketing.

Com os novos hábitos de consumo adquiridos ao longo dos dois últimos anos, é preciso lançar mão de ações mais sofisticadas e customizadas, e que ofereçam mais previsibilidade para a empresa. Isso requer novas ferramentas e abordagens — que, diga-se, ainda devem ser dominadas por boa parte das empresas do segmento.

Embora estratégias de inbound marketing, como marketing de conteúdo e storytelling, sigam sendo importantes, a nova realidade deve se voltar cada vez para uma cultura data driven. Ou seja, o uso de dados e de ferramentas de analytics para compreender melhor o comportamento do consumidor e entregar soluções com mais previsibilidade e decisões mais acertadas. 

É imprescindível, portanto, que as empresas do mercado de bens de consumo se voltem para o data driven marketing para que possam, por meio de tecnologias de coleta e análise de dados, criar experiências mais personalizadas, capazes de garantir o crescimento sustentável dos negócios.

E não se trata apenas de otimizar campanhas ou dedicar mais esforços para determinados segmentos do público-alvo. O pós-pandemia exige estratégias focadas e escaláveis que entreguem a mensagem certa para o consumidor certo, na hora e no lugar certos.

Ferramentas necessárias para o uso de dados

Infográfico: Ferramentas necessárias para o uso de dados no mercado de bens de consumo

Se falamos do uso de dados, o futuro do mercado de bens de consumo passa, em grande parte, por ferramentas capazes não apenas de coletar essas informações, mas de interpretá-las e delas extrair insights.

Aqui, entra a Inteligência Artificial (IA) e outras soluções que vão além de identificar uma demanda, mas prevê-la. Trata-se, portanto, de trazer o Customer Intelligence (CI) para o centro dos processos.

O uso de ferramentas de analytics também é fundamental. Recursos como o Big Data são importantíssimos para agilizar a tomada de decisões, facilitar ajustes, direcionar a alocação de recursos e definir campanhas.

E todas essas medidas têm como pilar o uso de dados. Cabe às empresas, portanto, adaptarem-se à nova realidade, adotando essas metodologias e tecnologias para alcançar resultados que realmente impactem seus negócios.

Modernizar as estratégias de marketing não é apenas recomendado, como a cada dia mais essencial para empresas do mercado de bens de consumo que querem se destacar da concorrência e conquistar um consumidor cada vez mais leal e imerso em um contexto hiperdinâmico.

O uso de dados para direcionar ações mais precisas e eficazes

Outro aspecto importante na mudança para uma cultura data driven no setor é a mudança de foco. Tradicionalmente, empresas de bens de consumo focam suas estratégias em segmentos muito amplos de consumidores.

No entanto, com a digitalização dos negócios, mais e mais dados são gerados pelos consumidores a todo instante. Assim, em vez de tentar alcançar o máximo de pessoas de uma determinada demografia, essas organizações podem estreitar seu foco e desenvolver ações muito mais precisas, entendendo em qual consumidor devem focar e onde/quando abordá-lo dentro da sua jornada.

Assim, em vez de focar em grupos amplos como “mulheres de 25 a 34 anos de idade com dois filhos”, o uso de dados permite que as campanhas tornem-se muito mais específicas: “dentre esse grupo delimitado de mulheres, quais delas consomem os produtos X e Y?”.

Como as empresas de bens de consumo podem utilizar os dados a seu favor?

Infográfico: Benefícios do uso  de dados no mercado de bens de consumo

Com a enormidade de dados provenientes das mais diversas fontes, sobretudo das interações com os consumidores nos meios digitais, ferramentas de Martech conseguem trazer mais inteligência para as estratégias de vendas e comunicação das empresas.

Com o uso de IA, por exemplo, as marcas conseguem mudar sua relação com os consumidores, utilizando os dados não apenas para vender diretamente para eles, mas para criar algoritmos que consigam trazer mais previsibilidade em vendas e apontar o momento certo para agir, apresentando o que é mais relevantes para eles na hora mais adequada.

Isso porque os dados traduzem o comportamento do consumidor. Com base em projeções, é possível criar campanhas de acordo com esse hábitos, além de identificar tendências e volatilidades no mercado.

Outra frente impactada pelo uso de dados é a publicidade. Tradicionalmente, empresas de bens de consumo são grandes anunciantes em mídias convencionais,com o objetivo de criar brand awareness.

Com inteligência de dados, as organizações conseguem criar modelos preditivos que conseguem prever os resultados das vendas conforme investe-se mais em um ou em outro canal (TV, rádio, internet etc.). Isso é fundamental para, entre outras coisas, uma alocação de recursos mais eficiente.

E tudo isso traz a possibilidade de agir e tomar decisões com muito mais rapidez, corrigindo rumos e mudando estratégias “durante o voo”. Se os dados apontam para uma tendência, não há por que ignorá-la, seja ela positiva ou negativa.

Por fim, é importante citar a importância dos dados para a competitividade das empresas de bens de consumo. Embora tenhamos falado muito sobre Customer Intelligence, é preciso falar de Inteligência Competitiva e as possibilidades de obter informações preciosas sobre a concorrência.

Quando bem-aplicado,esse conceito traz revelações fundamentais sobre o mercado e atuação dos outros players, incluindo perspectivas para o futuro.

Como vimos, para que seja possível explorar essas oportunidades, as empresas do segmento devem contar com ferramentas capazes de buscar e coletar informações, seja em bancos de dados ou nos diferentes canais pelos quais passam os consumidores, identificando padrões, gerando insights e permitindo uma visão 360º da jornada do cliente em todos os canais e pontos de contato.Neste episódio do podcast Bytes & Business, da Neoway, saiba como extrair valor dos dados para melhorar negócios e veja como a ciência e a engenharia de dados ajudam a coordenar o fluxo de informações dentro das empresas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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