Como aplicar o método AIDA e gerar mais vendas

SCROLL DOWN

No meio empresarial, existem diversas metodologias que buscam facilitar a análise do comportamento do consumidor, seja para ações de marketing ou para o trabalho do time de vendas. E um dos métodos mais utilizados no ambiente digital é o AIDA.

Esse modelo se baseia nos estágios que o consumidor passa do seu primeiro contato até o momento do fechamento do negócio. E é isso que vamos abordar neste post. Acompanhe!

O que é o método AIDA?

Infográfico: o que é o Método AIDA

AIDA é uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Trata-se de uma metodologia de marketing e vendas que busca compreender o comportamentos dos potenciais clientes de uma empresa.

A partir desse entendimento, são desenvolvidas abordagens para nutrir e se comunicar com esses leads com o objetivo de conduzi-los até sua conversão em clientes.

Para que isso seja possível, o AIDA leva em consideração a jornada do cliente em sua forma mais convencional, isto é, um funil de vendas que tem os estágios desde o primeiro contato do lead com a empresa até o momento da decisão, em que ele concretiza ou desiste de vez de uma compra.

Importante notar que, por suas características, o AIDA também é uma ferramenta para identificar falhas e gargalos nas estratégias e entender onde concentrar esforços e recursos para potencializar resultados.

Qual sua importância para as empresas

Como a metodologia AIDA auxilia numa melhor compreensão do comportamento, das preferências e dos hábitos do público, um dos grandes benefícios da sua aplicação é o direcionamento dos conteúdos, tornando-os muito mais precisos e eficazes.

Isso passa não somente pelos temas abordados, mas pela própria linguagem e formato que são adotados para atrair novos clientes.

Mas isso é apenas um aspecto. Nenhum método seria tão utilizado se não trouxesse resultados. O AIDA não apenas melhora a eficácia do pipeline da empresa, como contribui para as ações de fidelização dessas pessoas.

Como aplicá-lo na prática

Infográfico: Como Aplicá-lo na prática

Cada uma das fases da metodologia AIDA possui estratégias diferentes. São elas:

Chame a atenção (A)

O primeiro passo é se fazer notar pelas pessoas que a empresa deseja alcançar. Isso pode ser feito por meio de anúncios (online ou convencionais), publicação de conteúdos no blog e nas redes sociais, landing pages e até mesmo cold mail e cold call.

Mas qual mensagem passar? Em quais canais? Com qual tom de voz? Para responder a essas perguntas, é preciso ter bem clara a persona e conhecer o perfil do cliente ideal (ICP) do negócio – até para não incorrer no erro de mensagens genéricas ou de se comunicar com as pessoas erradas.

Desperte o interesse (I)

Uma vez que a empresa conquistou a atenção de alguns leads, é importante despertar seu interesse para mantê-lo junto a ela. Novamente, o conhecimento da persona e do ICP vai ajudar a entender as necessidades desse consumidor e o que lhe é mais relevante.

Isso vai ajudar a focar nas suas dores e entregar uma mensagem mais eficaz por meio de conteúdos que sejam relevantes para esse público. Nesta etapa, é importante realizar um follow up dos leads conquistados, mantendo o relacionamento vivo por meio do envio de e-mails ou de postagens nas redes sociais.

Estimule o desejo (D)

A ideia é mostrar que a solução que a empresa oferece é relevante para o futuro cliente, que ela atende suas necessidades e resolve suas dores. Aqui, pode-se utilizar estratégias como gatilhos mentais e provas sociais, ajudando a estimular o desejo e criar uma conexão em nível emocional do cliente com a marca.

Neste estágio, o trabalho feito até aqui pela força de vendas é fundamental para usar as dores percebidas ao longo do relacionamento com o levada a seu favor para despertar sua vontade em adquirir a solução.

Garanta a ação (A)

Esta última etapa consiste, basicamente, no empurrão final para que o lead se torne cliente. Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para estimular a compra, como a oferta de frete grátis ou de cupons de descontos, por exemplo.

O objetivo é criar um senso de urgência que faça com que o futuro cliente sinta que não pode deixar passar aquela oportunidade. Para isso, é importante engajar o lead no canal que está sendo usado por ele, incluindo chamadas para ação (CTAs) para levá-lo à compra.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, criar estratégias eficientes e focadas no público alvo se tornou elemento primordial para as empresas que buscam estar um passo à frente. Acesse nosso guia Segmentação eficiente para o aumento das vendas e saiba como reduzir o desperdício de tempo e recursos, além de aumentar as vendas do seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura