No meio empresarial, existem diversas metodologias que buscam facilitar a análise do comportamento do consumidor, seja para ações de marketing ou para o trabalho do time de vendas. E um dos métodos mais utilizados no ambiente digital é o AIDA.
Esse modelo se baseia nos estágios que o consumidor passa do seu primeiro contato até o momento do fechamento do negócio. E é isso que vamos abordar neste post. Acompanhe!
O que é o método AIDA?
AIDA é uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Trata-se de uma metodologia de marketing e vendas que busca compreender o comportamentos dos potenciais clientes de uma empresa.
A partir desse entendimento, são desenvolvidas abordagens para nutrir e se comunicar com esses leads com o objetivo de conduzi-los até sua conversão em clientes.
Para que isso seja possível, o AIDA leva em consideração a jornada do cliente em sua forma mais convencional, isto é, um funil de vendas que tem os estágios desde o primeiro contato do lead com a empresa até o momento da decisão, em que ele concretiza ou desiste de vez de uma compra.
Importante notar que, por suas características, o AIDA também é uma ferramenta para identificar falhas e gargalos nas estratégias e entender onde concentrar esforços e recursos para potencializar resultados.
Qual sua importância para as empresas
Como a metodologia AIDA auxilia numa melhor compreensão do comportamento, das preferências e dos hábitos do público, um dos grandes benefícios da sua aplicação é o direcionamento dos conteúdos, tornando-os muito mais precisos e eficazes.
Isso passa não somente pelos temas abordados, mas pela própria linguagem e formato que são adotados para atrair novos clientes.
Mas isso é apenas um aspecto. Nenhum método seria tão utilizado se não trouxesse resultados. O AIDA não apenas melhora a eficácia do pipeline da empresa, como contribui para as ações de fidelização dessas pessoas.
Como aplicá-lo na prática
Cada uma das fases da metodologia AIDA possui estratégias diferentes. São elas:
Chame a atenção (A)
O primeiro passo é se fazer notar pelas pessoas que a empresa deseja alcançar. Isso pode ser feito por meio de anúncios (online ou convencionais), publicação de conteúdos no blog e nas redes sociais, landing pages e até mesmo cold mail e cold call.
Mas qual mensagem passar? Em quais canais? Com qual tom de voz? Para responder a essas perguntas, é preciso ter bem clara a persona e conhecer o perfil do cliente ideal (ICP) do negócio – até para não incorrer no erro de mensagens genéricas ou de se comunicar com as pessoas erradas.
Desperte o interesse (I)
Uma vez que a empresa conquistou a atenção de alguns leads, é importante despertar seu interesse para mantê-lo junto a ela. Novamente, o conhecimento da persona e do ICP vai ajudar a entender as necessidades desse consumidor e o que lhe é mais relevante.
Isso vai ajudar a focar nas suas dores e entregar uma mensagem mais eficaz por meio de conteúdos que sejam relevantes para esse público. Nesta etapa, é importante realizar um follow up dos leads conquistados, mantendo o relacionamento vivo por meio do envio de e-mails ou de postagens nas redes sociais.
Estimule o desejo (D)
A ideia é mostrar que a solução que a empresa oferece é relevante para o futuro cliente, que ela atende suas necessidades e resolve suas dores. Aqui, pode-se utilizar estratégias como gatilhos mentais e provas sociais, ajudando a estimular o desejo e criar uma conexão em nível emocional do cliente com a marca.
Neste estágio, o trabalho feito até aqui pela força de vendas é fundamental para usar as dores percebidas ao longo do relacionamento com o levada a seu favor para despertar sua vontade em adquirir a solução.
Garanta a ação (A)
Esta última etapa consiste, basicamente, no empurrão final para que o lead se torne cliente. Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para estimular a compra, como a oferta de frete grátis ou de cupons de descontos, por exemplo.
O objetivo é criar um senso de urgência que faça com que o futuro cliente sinta que não pode deixar passar aquela oportunidade. Para isso, é importante engajar o lead no canal que está sendo usado por ele, incluindo chamadas para ação (CTAs) para levá-lo à compra.
Em um ambiente cada vez mais competitivo, criar estratégias eficientes e focadas no público alvo se tornou elemento primordial para as empresas que buscam estar um passo à frente. Acesse nosso guia Segmentação eficiente para o aumento das vendas e saiba como reduzir o desperdício de tempo e recursos, além de aumentar as vendas do seu negócio.