Aceleração em Espiral e Inteligência Artificial: o que tem a ver?

SCROLL DOWN

*Fernanda Baggio

O jogo do marketing está complexo. A jornada do cliente há muito deixou de ser linear e previsível e o processo de decisão de compra que antes tinha começo, meio e fim deu lugar a um caminho múltiplo em termos de canais e, ao mesmo tempo, personalizado no que diz respeito à experiência.

A tecnologia é a ponte para encontrar o cliente no bifurcado mundo digital. Mas, é preciso saber tirar o melhor dela. Muito tem se falado sobre a inteligência artificial generativa, que se mostra realmente promissora em muitos campos. Mas, mais importante do que aderir imediatamente ao hype, é compreender dentro das possibilidades atuais, o que irá gerar resultados imediatos.

A intersecção do marketing com a tecnologia está no centro das transformações das empresas em todos os setores. Na indústria financeira, por exemplo, as discussões atuais envolvem a análise de dados para viabilizar o crescimento escalável das operações e o entendimento de novos processos de conquista do cliente. 

Imagine as possibilidades que um banco ganha ao conseguir ter um olhar 360 para a sua carteira considerando renda, profissão e patrimônio veicular, por exemplo.

Em um cenário como o do Brasil em que é sabido que cada CPF possui, em média, cinco contas ativas em diferentes players do mercado, esse tipo de análise permite uma segmentação aprofundada e, consequentemente, uma estratégia eficiente. Fato é que toda companhia precisa de previsibilidade e inteligência de mercado para entender o cenário atual e crescimento potencial, além de saber como priorizar esforços para atingir os melhores resultados.

Olhar para o que a tecnologia está fazendo e repensar conceitos é imprescindível, pois o marketing é peça importante da engrenagem empresarial e está sendo cobrado a rentabilizar.

Pesquisa realizada pela Gartner listou como prioridade máxima das lideranças da área em 2023 a capacidade de promover o crescimento eficiente das empresas. O desafio é contribuir diretamente para os indicadores financeiros sem deixar de lado pilares estratégicos como a inovação e a experiência do usuário,  um processo que também passa pelo uso eficiente da tecnologia.

Análise de dados e IA

Voltando ao tema da rentabilização, posso garantir como profissional de marketing, que encurtar o caminho para vender mais passa pela combinação de análise de dados e Inteligência Artificial.

A dificuldade para encontrar e replicar o perfil do cliente ideal (ICP) é uma dor comum a todas as empresas. Agora, imagine fazer uso de uma ferramenta que cruza dados para aprender o ICP e encontra outros semelhantes no mercado.

Os modelos atuais de machine learning já conseguem, inclusive, projetar predições de ticket médio e de ciclo de vendas para cada caso, o que maximiza as chances de conversão. O algoritmo ainda é capaz de priorizar os leads por meio de uma nota dada automaticamente e que leva em conta qual perfil tem maior probabilidade de se tornar cliente, facilitando o alcance das metas de vendas. 

Em resumo, o machine learning é capaz de interpretar grandes conjuntos de dados para inferir padrões de comportamento e tendências em uma escala que nós, humanos, jamais conseguiríamos fazer. A partir desse ponto, é possível personalizar serviços com base nas preferências dos usuários, automatizar processos e escalar operações com maior precisão. 

Funil X Espiral 

Recentemente, propusemos na Neoway uma atualização do tradicional funil de marketing e vendas para a chamada “Aceleração em Espiral”. Trata-se de  uma visão inovadora que considera a importância de adaptar o crescimento das empresas aos mais variados contextos a depender do nível de maturidade empresarial. 

A partir de um ciclo infinito em que os processos aprendem e evoluem constantemente considerando novas dores e necessidades do negócio, é possível, por exemplo, recuperar leads que ficam pelo caminho nas etapas de validação a partir de uma leitura atualizada que leva em conta a necessidade de momento. 

Explicando melhor: a Aceleração em Espiral utiliza inteligência de dados para potencializar resultados rumo à mudança de patamar de uma organização, seja ela pequena, média ou grande. Por isso a analogia com a espiral, cuja trajetória é crescente e se expande a cada giro em torno do centro.

Ou seja, quanto maior o ciclo de negócios numa organização, mais complexas ficam as operações, com o surgimento de novos desafios e o envolvimento de áreas adicionais. E, o mais importante: o papel que os dados e a inteligência de mercado desempenham nesses ciclos também se altera e ganha novos significados. 

Me permito, portanto, fazer uma analogia: assim como o machine learning aprende e se aperfeiçoa a partir dos dados que consome, a espiral se retroalimenta de processos e de desafios inerentes ao negócio gerando uma visão aprimorada para as empresas que precisam rentabilizar e crescer. 

*Fernanda Baggio é VP de Marketing da Neoway

Por 

Fernanda Baggio

Com vasta experiência em MKT e vendas, Fernanda tem experiência em grandes empresas multinacionais do setor de tecnologia. Hoje, ela é VP de Marketing da Neoway.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Posts relacionados

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura