Fim da caça aos dados no mercado de capitais

SCROLL DOWN

O mercado de capitais brasileiro cresceu muito nos últimos anos e se sofisticou para acomodar tanto os investidores existentes quanto um novo público entrante, que chega com mais educação financeira do que antes. Já são cerca de 5 milhões de pessoas físicas cadastradas na B3 (em 2020, eram 3 milhões).

O número de contas abertas em instituições financeiras também aumentou, assim como a quantidade de fundos oferecidos por gestoras de investimentos. São movimentos de um setor em franca expansão e que passa, também, a direcionar esforços para evoluir na inteligência de dados.

O mercado de capitais brasileiro caminha para melhorar o acesso a informações de qualidade a fim de orientar as tomadas de decisão nas instituições financeiras. Esta ainda é uma lacuna que nos distancia de mercados maduros que estão na vanguarda, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Avançar nesta direção é fundamental para estratégias precisas de alocação de capital em um mercado plural como o Brasil, no qual o nível de informação faz toda a diferença para gerar vantagem competitiva.

A Neoway deu o primeiro passo ao lado da B3 rumo à transformação do mercado de capitais em 2021, quando foi adquirida pela bolsa do Brasil. No ano seguinte, a B3 fortaleceu sua estratégia no mercado de dados a partir da aquisição da Neurotech. Juntas, as três empresas formam hoje um dos maiores ecossistemas de dados do país.

O primeiro produto que resulta desse movimento é o DataWise +, a nova versão de uma plataforma que oferece informações para análises eficientes que contribuem para as tomadas de decisão orientadas a dados. É a junção do melhor dos dois mundos: a credibilidade da B3 com a tecnologia da Neoway para atender aos diversos atores do ecossistema do mercado de capitais.

Conheça e inspire-se pelo case de sucesso de Big Data Analytics da Neoway e obtenha melhores resultados comerciais.

Vantagens da inteligência de dados no mercado de capitais

O acesso facilitado a dados de qualidade para as tomadas de decisão de alocação de capital e distribuição de produtos de investimento é uma das principais novidades que estamos propondo nessa nova fase dos nossos produtos de dados.

A tecnologia permite que o consumo seja feito cada vez mais dentro de uma única plataforma, não sendo mais necessário buscar dados à mão, em outros provedores, para a composição de cenários. E, em linha com as tendências de outras indústrias, a experiência de uso ganha muita relevância a partir de análises personalizadas e de fácil entendimento.

Ao viabilizar a investigação do passado com fidelidade, a análise de dados ajuda ainda a guiar os próximos passos da indústria. Os dados são essenciais, por exemplo, para orientar a seleção dos critérios para temas em alta, como investimentos em empresas ESG (com boas práticas ambientais, sociais e de governança). Enquanto isso, no exterior, percebe-se o maior interesse por fundos de gestão passiva, que replicam índices com base em regras pré-estabelecidas, por exemplo com foco em ações de empresas líderes em tecnologia nos seus setores.

Cenário semelhante ocorre com os fundos cujas decisões de alocação são tomadas por algoritmos de Inteligência Artificial. Neste formato, a gestão quantitativa combina dados econômicos e transacionais para traçar cenários históricos e projetar tendências. A vantagem em relação ao trabalho humano é contar com uma capacidade infinitamente maior de análise de dados para tomar decisões. E quanto melhor for a qualidade dos dados, melhor tendem a ser os resultados a partir deles.

Por fim, corretoras, bancos e demais instituições financeiras que atualmente recorrem à tecnologia para tomar decisões têm ganhos significativos de economia de recursos. O acesso à plataforma para o consumo dos dados evita que elas precisem formar times dedicados à pesquisa manual de informações, o que consome muito tempo e, normalmente, incorre em erros ou imprecisões nas análises.

Com o DataWise +, o mercado brasileiro de capitais entra em uma etapa de transformação que passa por preencher a lacuna da inteligência de dados e se aproximar da vanguarda mundial.

As instituições financeiras sabem que o apoio dos dados é fundamental não apenas para perseguir retornos acima da média, mas para ampliar o entendimento do mercado e dos clientes, que são exigentes e têm infinitas opções de escolhas em uma indústria supercompetitiva.

O DataWise + é o primeiro passo da nossa estratégia orientada a dados para posicionar o Brasil na vanguarda mundial no mercado de capitais. Porque, daqui para frente, cada vez mais, a diferença estará no poder das informações para tomar melhores decisões.

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Por 

André Bina Possatto

André Bina Possatto é head da Business Unit de Mercado de Capitais da Neoway, uma empresa B3

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura