Zero trust: o que é e qual a importância desse conceito?

SCROLL DOWN

Em um contexto de transformação digital e maior conectividade, cresce a preocupação das empresas com a segurança das suas informações e o Zero Trust passa a ser uma realidade nas empresas. Com o advento de sistemas em nuvem e o número crescente de pessoas trabalhando remotamente, essa questão torna-se central para o setor de TI.

Afinal, como garantir que colaboradores e parceiros possam acessar o sistema da empresa, muitas vezes de seus dispositivos próprios, com segurança e sem riscos à integridade dos dados?

A arquitetura Zero Trust surge justamente para atender a essa demanda. A seguir, vamos nos aprofundar nesse conceito e entender seus pilares. Boa leitura!

O que é Zero trust?

Zero Trust é um modelo de segurança de redes que parte do princípio de que nenhum indivíduo ou dispositivo de fora da organização possa ter acesso ao sistema até que sua identidade tenha sido devidamente autenticada.

Zero Trust significa, literalmente, “zero confiança”. Ou seja, por uma questão de integridade e segurança da informação, adota-se o pressuposto de que nenhum usuário ou dispositivo é confiável e, portanto, não deve ter acesso a uma rede privada.

Para que seja dada a luz verde, é necessário que seja feita a validação das identidades e dos privilégios. Isso deve ser aplicado a todas as pessoas de uma organização e dispositivos que estejam fora da rede.

É o caso, por exemplo, de colaboradores que tentam acessar o sistema por meio de seus celulares ou que trabalham remotamente de casa. 

E esse processo deve ser repetido sempre. Não importa se a rede já foi acessada anteriormente; a identidade só será considerada confiável depois de ser autenticada novamente.

Como o Zero Trust funciona?

O conceito de Zero Trust ganhou grande impulso com o surgimento dos serviços em nuvem e, mais recentemente, com a explosão de pessoas adotando o trabalho remoto. 

Essas “facilidades” expandiram o perímetro das redes privadas, que não mais são acessadas apenas de um local e um servidor conhecidos e seguros. O acesso em redes e dispositivos fora da empresa abrem brechas para acessos não autorizados e para a manipulação, roubo, vazamento ou corrupção de informações.

Sendo assim, o Zero Trust se trata de uma postura de constante vigilância. Como vimos, as credenciais das pessoas e dispositivos que requisitam acesso ao sistema da empresa são verificados de forma metódica e repetida, mesmo que sejam “familiares”.

Para isso, o modelo trabalha com tecnologias de autenticação multifator e autorização, independentemente de os acessos serem requisitados de dentro ou de fora do perímetro da rede. Também trabalha-se com permissões restritas, liberando o acesso apenas a aplicativos e/ou diretórios específicos, e não ao todo.

Aliado a isso, adotam-se medidas para monitorar o comportamento e identificar possíveis red flags. Em caso de comportamentos considerados anômalos, o sistema os entenderá como uma possível ameaça e forçará o usuário ou dispositivo a provar que não são invasores.

Para que tudo isso seja possível, o modelo Zero trust baseia-se em três pressupostos:

  • Conceder o mínimo de privilégios possível: devem ser garantidos apenas o nível de acesso necessário para a realização da tarefa.
  • Zero confiança: nenhum indivíduo ou dispositivo é previamente confiável. Toda solicitação de acesso deve ser autenticada: identidade, localização, dispositivo etc.
  • Monitoramento contínuo: após o acesso, o que é feito dentro do sistema deve ser monitorado a todo instante. Isso envolve o comportamento do usuário, tentativas de alterações nos dados, trocas de rede etc.

Vale notar, ainda, a importância de se estabelecer políticas claras que norteiam a implementação e execução do modelo Zero trust, incluindo as formas de controle e as condições de acesso.

Qual a importância do Zero Trust para os negócios?

O modelo Zero trust ajuda a proteger sistemas e usuários contra ataques e ações mal-intencionadas.

E isso é especialmente importante em um cenário em que cresceu o número de pessoas trabalhando remotamente e de forma híbrida (muitas vezes com seus próprios dispositivos) e em que o uso de smartphones e sistemas em nuvem se torna mais comum.

Manter a integridade da informação é mais do que uma questão de segurança; trata-se de uma medida estratégica. Dados são cada vez mais importantes para guiar uma tomada de decisão mais assertiva e precisa.

Além disso, um vazamento ou comprometimento de dados pode afetar os negócios e a reputação da empresa, muitas vezes de forma irreversível.

Benefícios do Zero Trust

  • Ajuda a reduzir os gastos de TI;
  • Fornece acesso seguro, tanto ao público interno quanto parceiros de fora, independentemente do local e do dispositivo;
  • Garante a confiabilidade e segurança da rede;
  • Protege o acesso a dados sensíveis;
  • Traz mais transparência, ao permitir o monitoramento de todas as atividades.

A maior conectividade no dia a dia das empresas abre brechas de segurança que podem propiciar ataques cibernéticos. Um deles é o phishing. Acesse nosso post Phishing: O que é, quais os principais tipos e como detectar e veja tudo o que você precisa saber sobre essa prática!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura